3 dicas para encarar a sua depressão

Preparamos 3 dicas para você continuar firme e forte no caminho da sua recuperação. Confira.

 

A depressão é uma doença com sérias repercussões para a saúde e para seu bem-estar mental. Quando você está sofrendo com tristeza e angústia, existem alguns comportamentos repetitivos que a maioria dos deprimidos vivem.

Pensando nisso, preparamos 3 dicas para você ficar por dentro do que está acontecendo com você e conseguir seguir o caminho certo no caminho da cura.

1. Cuidado com a ruminação

A palavra “ruminar” deriva do significado latino para um processo no qual o gado tritura, engole, regurgita e recusa sua alimentação. No mundo humano, os ruminantes analisam seu sofrimento em profundidade, quase como um “vômito emocional”.

Estudos mostram que a ruminação depressiva ocorre mais frequentemente em mulheres como uma reação à tristeza, enquanto os homens tendem a se concentrar em suas emoções quando estão com raiva, ao invés de tristes. Muitos ruminadores permanecem em uma rotina depressiva porque sua perspectiva negativa dificulta sua capacidade de resolver problemas.

2. Concentre-se nas coisas que você está fazendo com sucesso

As coisas podem parecer péssimas agora, mas você está procurando melhorar e está no caminho certo. Quando falamos da evolução do ser humano, sempre vale lembrar que nós somos criaturas extremamente resilientes e capazes. Você tem a capacidade de superar o que está acontecendo, então não desista!

A depressão pode acabar ofuscando seu julgamento e pode ser muito tentador focar apenas nos aspectos negativos da sua situação, ignorando completamente as coisas positivas.

3. Resista o desejo de querer viver no passado

O tempo que você dedica para reviver, reescrever e recriar o passado é muito perigoso. É como um caminho direto para pensamentos escuros e desesperadores. Esse cruel hábito mental de quem está em depressão é uma das barreiras mais difíceis de serem superadas no caminho da cura.

Odiar a si mesmo e jogar a culpa nos outros não ajudam você a ficar bem, muito menos se apoiar em bebidas alcoólicas ou em vícios.

Comprometa-se com um novo modo de pensar e você se criará com um novo modo de ser. Se viver no passado consome muito da sua saúde mental, então isso não vale a pena. Os arrependimentos passados servem a um propósito, e isso é roubar sua determinação de fazer as coisas de maneira diferente no presente.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *