3 técnicas de respiração para melhorar sua ansiedade

Você sabia que exercícios de respiração podem te deixar em paz consigo mesmo? Confira.

 

As técnicas de respiração estão presentes em diversas culturas e atividades, como nas artes marciais e ioga. É uma ótima maneira de desacelerar da rotina do dia a dia, tirar um tempinho para você e melhorar a sua qualidade de vida.

Confira 3 técnicas que selecionamos para você:

1 – Consciência respiratória

Deite-se de barriga para cima, com os joelhos levemente flexionados, os pés apoiados no chão e as mãos no ventre. Essa posição favorece a respiração abdominal e é nela que vamos nos concentrar agora.

Encha seu peito e seu abdômen de ar e sinta a distensão acompanhando o movimento das mãos, que se movem para cima quando o ar entra, e para baixo quando o ar sai. Dedique algum tempo a esse exercício, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, com o rosto relaxado e os lábios levemente abertos.

2 – Relaxamento progressivo

Feche os olhos e concentre-se em “endurecer” e relaxar cada um dos grupos musculares por 3 segundos.

Comece pelos pés e dedos. Mova os joelhos, coxas, glúteos, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula, olhos… Certifique-se que sua respiração está profunda e lenta.

Se não conseguir, inspire pelo nariz, segure a respiração por 5 segundos, relaxe os músculos tensos e expire pela boca.

3 – Respiração por narinas alternadas

Muito praticada na ioga, o objetivo dessa respiração é trazer a calma, o equilíbrio e unir os lados direito e esquerdo do cérebro.

Sentado em uma posição de meditação confortável, tampe com o polegar direito a narina direita e inspire profundamente com a narina esquerda. No auge da inspiração, tampe a narina esquerda e expire com a narina direita. Faça o exercício novamente, inspirando pela narina direita e expirando pela esquerda.

Essa respiração pode ser utilizada sempre que quiser concentrar-se e energizar-se. Ela faz as pessoas se sentirem mais acordadas. Por isso, não a faça antes de dormir.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *