175 0

A ansiedade e o vestibular

Na vida dos estudantes, se preparar para o vestibular é um período extremamente exaustivo e a pressão dos estudos intensos gera conflitos, dúvidas, medo e ansiedade. No ano antecedente à sua realização, o vestibulando pode sofrer vários distúrbios psicofisiológicos e até mesmo a depressão1.

A ansiedade é um estado emocional com a experiência subjetiva de medo ou outra emoção relacionada, como o terror, horror, alarme, pânico. A emoção é desagradável, podendo ser uma sensação de morte ou colapso iminente. Há desconforto corporal subjetivo, aperto no peito, na garganta, dificuldade para respirar2. A reação a este perigo seria o reflexo de fuga e se enquadra dentro das pulsões de autoconservação3.

O período de um mês que separa o vestibulando do dia da prova é crítico, especialmente pelo lado psicológico. Nesse período os vestibulandos devem se preparar para o dia de provas. Essa preparação seria por meio dos seus horários de estudo, que irão depender da necessidade de cada um, entretanto não se deve esquecer de se distrair, sem exageros, é claro. O cuidado com a alimentação e o sono também são fundamentais4.

As sensações apresentadas pelos candidatos cerca de um mês antes da realização do vestibular:

Os sentimentos manifestados pelos candidatos momentos antecedentes à realização da prova:

As situações capazes de gerar maior ansiedade frente à prova:

Outro fator que pode contribuir para a manifestação da ansiedade está relacionado com a questão dos estudos para a prova: as categorias despreparo em relação aos estudos, muitas matérias para estudar ao mesmo tempo e a dificuldade da prova representaram, respectivamente, 32,9%, 48,2% e 29,6% dos fatores levantados pelos estudantes questionados. O número de candidatos por vaga (C/V) foi selecionado de forma bastante expressiva, 36,4%.

Lista de referências

1 (Soares, 2002).
2 (Andrade & Gorenstein, 1998).
3 (Freud, 1995).
4 (Ioschpe, 1996).

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *