Como controlar a ansiedade para conseguir ler?

A união da ansiedade com o mundo rápido e digital criou uma situação estranha: muitas pessoas não conseguem mais sentar e ler um livro.

 

Você chega em casa e acessa a internet. Começa a assistir um vídeo. Você para na metade, abre uma notícia e lê rapidinho apenas as chamadas principais. Sem muita atenção, você confere as fotos. Aí fecha a janela e decide assistir uma série. Consegue ficar parado por 15 minutos, depois você decide mandar uma mensagem para os amigos. E no final das contas, você não fez nada até o final.

Essa é a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Se a ansiedade já é um problema difícil de ser solucionado, agora com a rapidez de informações e formato rápido e sem profundidade da internet, é extremamente comum ver pessoas sem capacidade de concentração.

Se a sua dificuldade é maior ainda no momento de ler um livro, a melhor ação que você pode tomar é desacelerar a sua vida. Se você acessa a internet de maneira tão rápida e frenética, você provavelmente irá se comportar da mesma maneira em outras situações da vida.

Desacelere tudo o que você puder. Almoce com mais calma. Assista um filme até o final e tire um tempo para pensar nos detalhes da história. E para encarar o livro, leia com calma. Não adianta nada correr e devorar páginas sem entender o significado. Tenha paciência.

Em casos de ansiedade de difícil controle, recomendamos uma visita a seu médico de confiança. Cuide bem de si mesmo.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *