SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Tem gente que diz que depressão e ansiedade são a mesma coisa e até que elas nem existem. Se pensa assim, preste atenção neste post.

Depressão e ansiedade existem, sim. Ambas são doenças e, acredite, são bem diferentes. É verdade, uma pessoa pode estar depressiva e ansiosa ao mesmo tempo, ou a depressão pode causar ansiedade e vice-versa. Mas é preciso entender suas diferenças de fato. 

A ansiedade é um sentimento. Um sentimento de desconforto, de perigo, de apreensão. Um medo de algo, que pode ser real ou não, mas que nos paralisa, nos deixa suando frio, aumenta os batimentos cardíacos. E isso é normal: todo mundo sente, já sentiu ou vai sentir algum dia na vida. O problema é que tem pessoas que sentem mais que as outras e aí a coisa sai do controle. 

Para alguns, a ansiedade é tão grande que atrapalha a vida e impede que coisas simples, como falar com alguém ou até sair de casa, sejam feitas. E aí, meu amigo, é que mora o perigo. Quando alguém chega nesse ponto, precisa de ajuda médica. Sim, um médico. Porque os efeitos que a ansiedade causa, como fadiga em excesso, palpitação, dificuldade para respirar e até problemas sexuais, precisam ser combatidos. 

Vale uma dica: se você tem ou conhece alguém que está passando por uma crise de ansiedade, não se desespere, pois o melhor é tentar controlar a respiração até se acalmar. 

Por outro lado, a depressão é um buraco um pouco mais embaixo. Ela é um distúrbio causado pela somatória de vários fatores, sendo os principais tristeza profunda e baixa autoestima. O problema é que isso causa uma alteração no organismo e diminui a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que nos ajudam a criar sensações de bem-estar e felicidade, por exemplo. E nesse caso também é preciso da ajuda de um especialista. E muito amor, carinho e empatia, claro.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *