94 0

TPM ou Gravidez – Como Diferenciar?

Você já percebeu como os sintomas de gravidez e de TPM são muito parecidos? É muito fácil confundir as duas situações, pois os sintomas são causados pelo mesmo hormônio, a progesterona!

Para evitar preocupações e conhecer melhor seu próprio corpo, vamos falar sobre cada um dos sintomas e ajudar a diferenciá-los para quando você ficar em dúvida. Confira:

Como diferenciar os sintomas da gravidez dos da TPM?

As cólicas: Elas podem ser muito frequentes na TPM, pois alguns dias antes de menstruar a mulher já sente as dores abdominais. Porém em casos de gravidez, elas persistem mesmo durante o atraso menstrual. Por isso é fácil determinar que existe diferença entre a cólica menstrual e a cólica de gravidez.

As náuseas: Elas tendem a diminuir assim que o período chega, ou seja, quando a mulher sangra. Embora sejam mais incomuns na TPM, elas podem sim acontecer e se intensificar quando há gravidez.

A progesterona: Assim como o estrogênio, pode causar desconforto nas mamas e principalmente nos bicos dos seios. Com a chegada do período menstrual, os sintomas diminuem, porém na gravidez, assim como as náuseas, podem se intensificar.

O sono: Esse pode ser um dos principais indícios da gravidez! Embora ele seja também um dos sintomas para a TPM, a grávida é a maior vítima do sono! Esse sintoma pode perdurar até a 12ª semana, enquanto na pré-menstruação, dura até 2 ou 3 dias antes do sangramento.

Fome: Este sintoma pode ser controverso de corpo para corpo, pois cada organismo reage de uma forma. Algumas mulheres podem perder totalmente o apetite, outras tê-lo aumentado com a TPM. Mas uma coisa é fato: na gravidez, o apetite tende a aumentar mesmo que o enjoo insista em permanecer.

Sentimentos: Eles podem confundir muito a mulher que procura distinguir entre TPM ou gravidez. No período pré-menstrual, a mulher pode se sentir irritada e brava, enquanto na gravidez, muito mais sensível e chorona.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *