Vou conhecer uma pessoa nova. Como lidar com meu nervosismo?

Tá com dificuldades para fazer novas amizades, iniciar um novo relacionamento ou para se enturmar com seus colegas de trabalho? Confira.

 

Quem sofre com ansiedade e nervosismo sabe muito bem como é difícil conhecer pessoas novas. Ajuda médica e tratamento com psicólogos ajudam muito, mas é essencial que você saia da zona de conforto e enfrente suas dificuldades para aos poucos sentir-se mais à vontade perto dos outros.

Confira quatro dicas para colocar em prática no seu dia a dia:

Faça elogios, mas sem exagerar.

Quando conhecemos alguém muito legal, é comum sentir vontade de elogiar a pessoa. Gostou da roupa de alguém? Pode elogiar! Alguém preparou uma refeição gostosa? Elogie! O único porém é evitar elogiar com muita frequência, pois muitas pessoas interpretam isso como falsidade.

Deixe a conversa acontecer naturalmente.

Pessoas ansiosas sofrem de um problema muito peculiar: elas entram em pânico e na tentativa de serem legais, acabam falando um monte e não abrem espaço para o outro lado também participar do diálogo.

Parece besteira, mas isso é muito importante. Uma conversa acontece com dois lados. Escute o que seu novo amigo tem a dizer e permita a troca de palavras. Dê espaço para o outro falar e quando for sua vez, comunique-se.

Introvertido, mas sem ser antipático.

Cada indivíduo tem suas próprias características e personalidade, e não há problema nenhum se for você preferir ficar mais na sua. No entanto, timidez não deve significar estar sempre isolado em um canto e não interagir com quem está ao seu redor. Seja legal!

Habilidades sociais evoluem com a prática.

Mantenha o sorriso no rosto e seja sempre educado, independentemente de falar muito ou pouco. No geral, conversar com estranhos é uma habilidade social que melhora com a prática, por isso procure interagir com o máximo de pessoas que você puder. No começo, você pode soar um pouco fora de prática, mas com o tempo você terá mais facilidade e menos inibições.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *