Homem de cueca com o desenho do sistema digestivo sobre seu tórax.

COMPARTILHE

10 Alimentos que ajudam o intestino a encontrar seu ritmo

Você tem consumido regularmente alimentos que ajudam a regular o intestino? Acredite, acrescentar esses nutrientes na sua alimentação diária pode fazer toda a diferença para a sua saúde como um todo.

Afinal, o intestino é, sem dúvidas, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Isso porque, além de participar do processo de digestão de alimentos e da absorção de nutrientes, ele também é responsável pela produção de diversos neurotransmissores que atuam no cérebro, regulando a saúde mental e o bem-estar

Aliás, é por isso que, atualmente, pesquisadores têm se referido ao intestino como o “segundo cérebro”.

Mas, afinal, quais são os alimentos que ajudam a regular o intestino? E o que causa a sua desregulação? Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

O que pode desregular o intestino?

São diversos os fatores que podem influenciar no funcionamento do intestino. Uma alimentação desregrada, recheada de alimentos processados e ultraprocessados, por exemplo, pode resultar na desregulação do intestino. 

Além disso, a falta de ingestão de fibras e de líquidos também pode trazer impactos negativos na digestão.

Fatores hormonais, estresse, intolerâncias alimentares, alterações na flora intestinal e o uso excessivo de antibióticos também podem contribuir para o desequilíbrio intestinal, dificultando a digestão e causando uma maior sensação de mal-estar. 

– Você também pode se interessar por: Entendendo a relação entre o estresse e a saúde digestiva

Cuidados com a alimentação para manter o intestino funcionando de forma saudável

Além de focar no consumo de alimentos ricos em fibra e na ingestão adequada de água, existem outras sugestões relacionadas à alimentação que podem ajudar a manter o intestino saudável. 

Uma recomendação oferecida por diversos especialistas é a de fazer uma refeição a cada 3 horas, variando os alimentos do cardápio e dando preferência aos produtos integrais. Outra dica simples, porém muito importante, é mastigar bem os alimentos antes de engoli-los.

Mulher comendo salada com os olhos fechados.

Além disso, assim como existem alimentos que ajudam a regular o intestino, também existem aqueles que podem aumentar a constipação quando consumidos em excesso. Dentre os principais, podemos citar:

  • Banana-maçã;
  • Goiaba;
  • Massas de modo geral;
  • Farinhas refinadas, como o trigo;
  • Cereais refinados, como creme de arroz, amido de milho e polvilho;
  • Farinha de mandioca;
  • Batata;
  • Refrigerantes.

Também, conforme já citamos anteriormente, é muito importante consumir bastante água para facilitar o caminho dos alimentos através do trato digestivo.

10 alimentos que ajudam a regular o intestino  

Pois bem, você já sabe quais alimentos consumidos em excesso podem prejudicar o funcionamento do seu organismo, certo? Então, agora é hora de saber quais são aqueles que podem ajudar a regular o ritmo do seu intestino de forma saudável. Confira:

1. Mamão-papaia

O mamão-papaia possui em sua composição uma substância chamada papaína, que faz muito bem ao intestino. Trata-se de uma enzima proteolítica, ou seja, que auxilia na digestão de proteínas, diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal.

Em outras palavras, a papaína consegue melhorar a absorção de nutrientes, fazendo com que eles não permaneçam no intestino por muito tempo. Esse efeito estimula a digestão, aprimora o trânsito intestinal e ajuda a evitar a constipação.

2. Abacate

Além de todos os benefícios que a fruta traz, as gorduras monoinsaturadas presentes em sua composição têm propriedades laxativas que ajudam na lubrificação das fezes, facilitando a evacuação.

Entretanto, como possui um alto valor calórico, não deve ser consumido em grandes quantidades.

3. Abacaxi

O abacaxi possui em sua composição diversas enzimas conhecidas como bromelinas. As bromelinas, assim como as papaínas, contribuem para uma melhor digestão de proteínas, facilitando a absorção de nutrientes.

4. Figo

O figo é outra fruta recheada de enzimas, sendo a mais importante delas a ficina. Assim como a papaína e as bromelinas, a ficina é muito útil na digestão de proteínas.

5. Amora

A amora é uma fruta rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas, que ajudam nos casos de constipação intestinal. Além disso, esses compostos são muito úteis no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

A fruta contém um tipo de fibra chamada pectina, a qual possui capacidade de absorção de água elevada, facilitando o trânsito intestinal. 

Vista de cima de uma tigela cheia de amoras, um dos alimentos que ajudam o intestino a encontrar seu ritmo.

6. Kiwi

O kiwi possui uma substância exclusiva chamada actinidina, uma enzima que estimula os receptores do cólon, que auxilia sua mobilidade, facilitando a laxação. Também, promove a hidrólise de proteínas, assim como a papaína, a bromelina e a ficina.

7. Kefir

O kefir é uma bebida fermentada rica em probióticos, que são microrganismos benéficos para o intestino. Essas bactérias e leveduras ajudam a equilibrar a flora intestinal, promovendo uma saúde digestiva adequada.

8. Leguminosas

As leguminosas, que incluem feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas, são alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Sendo assim, o consumo regular de leguminosas pode trazer vários benefícios para a saúde intestinal, como a prevenção da constipação e a manutenção da saúde da microbiota intestinal.

9. Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão, por exemplo, são ricas em vitamina C e fibras, que ajudam a regular o intestino.

Dentre os nutrientes presentes nestes alimentos, há a pectina, uma fibra solúvel que pode ajudar a promover a saúde digestiva. Além disso, as fibras insolúveis presentes nessas frutas também auxiliam no aumento do volume das fezes, favorecendo a regularidade intestinal.

10.Sementes de chia

Ricas em fibras e ácidos graxos ômega-3, as sementes de chia podem ajudar na regularidade intestinal, garantindo um melhor trânsito dos alimentos pela região. Além disso, as sementes de chia são ricas em nutrientes essenciais, como cálcio, magnésio e fósforo, que desempenham papéis importantes na saúde óssea e na função muscular, incluindo a musculatura do trato gastrointestinal.

De modo geral, deve-se ter em mente que uma alimentação equilibrada e saudável será fundamental para colocar o intestino em seu ritmo adequado. 

Outras soluções para auxiliar no melhor funcionamento do intestino 

Além da boa alimentação, existem outras soluções criadas especialmente para auxiliar na regulação do intestino. Uma delas é o INTESTILIVRE, um medicamento que atua como auxiliar no tratamento dos sintomas das disfunções gastrointestinais como:

  • Constipação (prisão de ventre);
  • Diarréia;
  • Gastralgia (dores de estômago);
  • Dispepsia (sensação de peso no estômago);
  • Digestão lenta;
  • Distensão e dores abdominais;
  • Náuseas;
  • Mau hálito;
  • Gases;
  • Cólica;
  • Cefaleia (dor de cabeça).

Leia a bula e consulte o seu médico sobre essa alternativa, que pode servir como um complemento à sua alimentação saudável.

TAGS

TPM Reduxina