À medida que ficamos mais velhos, nosso corpo naturalmente se torna mais frágil em alguns sentidos. Trata-se de um processo natural de envelhecimento, que nos impõe certas limitações. Porém, isso não significa que esse período precisa ser sinônimo de alguma debilidade.
Envelhecer com saúde é possível e para isso nada melhor do que evitar a prevenção de doenças na terceira idade. Com o corpo mais frágil, problemas de saúde mais simples podem se agravar se não estivermos suficientemente preparados para enfrentá-los.
O segredo consiste em manter hábitos saudáveis ao longo de toda a vida. Isso inclui, principalmente, uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e boas noites de sono. Além desses fatores, há outros que merecem a sua atenção. Aqui vão algumas dicas de como manter a saúde na terceira idade.
Alimentação saudável: a chave para uma vida longa
Se você for escolher apenas uma das dicas daqui para seguir, considere esta: a alimentação saudável é o principal pilar para uma boa saúde. Comer saudável significa consumir alimentos variados e ricos em nutrientes, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas e muita água.
Sempre que possível, evite alimentos ricos em sódio, o excesso de açúcar, gorduras de difícil digestão e alimentos industrializados repletos de conservantes e corantes. Essa dica não se aplica apenas à terceira idade, mas nessa época da vida ficar atento a esse fator é ainda mais importante.
Faça atividades físicas regulares
Muitas pessoas se queixam de dores no corpo e problemas de saúde que comprometem a mobilidade após os 60 anos. Em geral, é natural que isso aconteça com aqueles que não têm como hábito a prática de exercícios físicos enquanto jovens ou adultos.
Não é uma regra, mas são raras as exceções: pessoas sedentárias tendem a ter uma qualidade de vida inferior. Não se trata aqui de ser um esportista, mas sim de movimentar o corpo com regularidade. Caminhadas, pilates, dança de salão ou natação estão entre algumas das possibilidades que você deve considerar pelo menos três vezes por semana.
Tenha uma vida social ativa
Com a chegada da terceira idade e, consequentemente, da aposentadoria do trabalho, muitos idosos se tornam reclusos, deixando o convívio social. Essa é uma das principais causas do início de problemas de saúde mental, como a depressão.
Por isso, programa-se para ter uma vida social ativa, independentemente da idade. Cultive amizades, interaja com pessoas do seu bairro e, sempre que possível, saia de casa para algum tipo de atividade na qual a interação humana esteja presente. Participar de grupos que têm interesses em comum é sempre uma boa pedida.
Não descuide da rotina de exames e consultas
Ir ao médico com regularidade para um check-up é algo que já deve estar incorporado à sua rotina desde os 30 anos. Entretanto, à medida que envelhecemos, fazer exames médicos se torna algo ainda mais essencial. Se um eventual problema de saúde surgir, quanto antes ele for diagnosticado, melhor.
Assim, não passe longos períodos sem ir ao médico. Exames laboratoriais, como os de sangue, devem ser feitos com regularidade, e não apenas quando surgirem sintomas dando indício de que algo está errado. Lembre-se de que algumas doenças são assintomáticas e somente exames podem ser capazes de mostrá-las.
Cada época tem seu lado especial
Cada época da nossa vida tem suas características e é isso que torna a vida especial. Muito provavelmente, seu estilo de vida será diferente daquele que você tinha aos 20, aos 30 e aos 40 anos. E está tudo bem, é assim mesmo que deve ser.
Infelizmente, algumas pessoas não conseguem perceber isso e se mantêm “presas” ao passado, fechando sua mente para novas experiências. Isso faz com que elas, aos poucos, deixem de se integrar à sociedade e passem a ser vistas como “defasadas”.
Tudo está em constante movimento, e devemos acompanhar a evolução do mundo também com nosso jeito de pensar. Sempre que possível, substitua a ideia de que “no meu tempo era melhor” por “no meu tempo era diferente”.
…..
Sabemos que apesar de todos os cuidados, nem sempre é possível ter uma alimentação saudável todos os dias. Por isso, a solução é recorrer a suplementos vitamínicos que sejam capazes de garantir as quantidades mínimas de nutrientes de que necessitamos. Duas ótimas opções nesse sentido são o Forteviron Vitamin Testo e o Multiviron 50+.
O Forteviron Vitamin Testo é um suplemento vitamínico que auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Já o Multiviron 50+ é um suplemento alimentar desenvolvido especialmente para pessoas a partir dos 50 anos, e conta com todas as vitaminas e sais minerais que complementam sua alimentação, fortalecendo a saúde e a imunidade. Consulte seu médico sobre essas alternativas.