Você sabia que existe uma relação entre o consumo de vitaminas e fertilidade masculina? É verdade! Para que o espermatozoide esteja propício para encontrar o óvulo e fertilizá-lo, é necessário que se encontre saudável em suas três variáveis — quantidade, qualidade e motilidade. E é por meio da alimentação, que confere vitaminas e nutrientes necessários fundamentais para que isso aconteça.
E é justamente esta a proposta deste artigo. Separamos para você quais são as vitaminas e alguns nutrientes que podem ajudar a deixar neste processo. Afinal, se consumidas de maneira adequada e sob supervisão médica ou de um nutricionista, é possível aumentar ainda mais a fertilidade. Siga lendo!
1. Vitamina A
Quando o assunto é “vitaminas e fertilidade masculina”, essa não pode ficar de fora. A vitamina A é essencial na produção de hormônios sexuais masculinos como a testosterona que, por sua vez, auxilia na produção de gametas de qualidade.
Ou seja, na ausência de vitamina A no organismo, a produção de tais hormônios é reduzida, ocorrendo alterações na quantidade, na morfologia e na qualidade dos espermatozoides e, consequentemente, diminuindo a fertilidade.
A vitamina A pode ser encontrada em uma série de alimentos, tais como:
- Ovos
- Frutas e legumes de coloração amarelada
- Leites e seus derivados
- Verduras de coloração verde escuro
- Peixe
2. Vitamina E
Este composto lipossolúvel, quando no organismo, é absorvido pelo intestino delgado e armazenado no fígado. É capaz de auxiliar uma série de funcionalidades do organismo, especialmente devido ao seu caráter antioxidante.
No contexto da fertilidade masculina, a vitamina E é o antioxidante mais presente nos espermatozoides, protegendo-os contra a ação de radicais livres e a oxidação e promovendo a produção de gametas masculinos. Sua falta pode afetar a morfologia e a motilidade do espermatozoide.
Ela pode ser encontrada em alimentos como:
- Ovos
- Semente de abóbora
- Azeite de oliva
- Abacate
- Vegetais de coloração verde escura
- Cereais integrais
3. Vitamina D
Esta vitamina age nos testículos, auxiliando na produção — espermatogênese — e na sobrevivência dos espermatozoides já maduros. Por outro lado, sua deficiência resulta na ineficácia da produção de gametas e afeta a fertilidade masculina.
Pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
- Salmão selvagem
- Frutos do mar
- Carne de boi
- Bife de fígado
- Manteiga
- Gema de ovo
- Atum
- Queijo e leite fortificados
Contudo, a melhor maneira de conseguir vitamina D é por meio da exposição aos raios solares. A recomendação é tomar banho de sol por cerca de 10 minutos diariamente, de preferência antes das 10h e após às 16h.
4. Vitamina C ou ácido ascórbico
A vitamina C age como um poderoso antioxidante e ajuda na manutenção da fertilidade masculina. Sua ausência no organismo causa danos ao material genético dos espermatozoides, além de afetar a motilidade, deixando o indivíduo infértil.
Ela pode ser encontrada em:
- Laranja
- Limão
- Acerola
- Maracujá
- Abacaxi
- Açaí
- Caju
- Morango
- Abóbora
- Agrião
- Alface
- Beterraba
- Brócolis
5. Zinco
O quinto item desta lista não é uma vitamina, mas é um mineral vital para a fertilidade masculina, pois atua no metabolismo da testosterona e na produção de espermatozoides de qualidade. Além disso, confere boa motilidade dos espermatozoides e na quantidade de gametas.
Sua falta associa-se à diminuição dos níveis de testosterona no organismo e à redução de espermatozoides, podendo fazer com que os homens passem a ser inférteis.
Boas fontes de zinco são:
- Peixes
- Carnes
- Laticínios
- Feijão
- Frutos do mar
- Avelã
- Noz
- Castanha
- Amêndoas
Como visto, existe um vínculo direto entre vitaminas e fertilidade masculina. Espermatozóides saudáveis, assim como outras funcionalidades do organismo, são possíveis por meio de uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, como o zinco.
Suplementos vitamínicos podem ajudar
Devido à correria do dia a dia, muitos homens podem não conseguir consumir as quantidades diárias necessárias de vitaminas, o que pode resultar em futuros problemas de saúde. Uma alternativa para reverter este quadro é o uso de suplementos vitamínicos, como o FORTEVIRON® VITAMIN TESTO.
O FORTEVIRON® VITAMIN TESTO auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Isto é, este ácido estimula a produção de testosterona nos testículos de forma natural e segura em até 42%, melhorando a fertilidade e a qualidade da vida sexual dos homens.
Atenção: é fundamental que seja realizada uma dieta balanceada em conjunto com a análise de um profissional de nutrição, uma vez que este pode verificar a ausência ou o excesso de vitaminas no organismo. O uso de vitaminas ou de suplementação não deve ser feito sem orientação médica.
Fonte(s): Origen, Clínica Genics e bula do Forteviron Vitamin Testo.