homem de cerca de 50 anos que está passando pela andropausa

COMPARTILHE

4 alimentos que ajudam na andropausa

Você já ouviu falar em andropausa? Assim como as mulheres enfrentam mudanças no corpo após o fim do ciclo produtivo, período conhecido como menopausa, os homens também podem experimentar suas transformações a partir dos 50 anos.

Nem todos sentem essa queda nos índices de testosterona, mas estima-se que pelo menos cinco em cada dez homens com idade acima de 55 anos enfrente algum problema, em maior ou menor grau, de queda nos índices de testosterona. Como consequência disso, há redução na quantidade de barba e pelos no corpo, suores repentinos e acúmulo de gordura abdominal.

A boa notícia é que ter uma boa alimentação pode ajudar você a minimizar esses sintomas. Claro, há casos em que o acompanhamento médico será necessário, mas incluir na sua dieta alguns dos alimentos que mencionaremos abaixo muito provavelmente será benéfico para a sua saúde.

Dicas gerais para enfrentar a andropausa

Antes de tudo, é importante compreender que mudanças nos hábitos alimentares devem vir acompanhadas, sempre que possível, de outras ações. Prática de exercícios físicos, adoção de uma rotina com menos estresse e boas noites de sono são algumas das mudanças que você pode “combinar” nesse período.

Ainda que esse seja um problema que atinge em sua maioria homens com idade acima de 50 anos, adotar uma alimentação saudável é um conselho que você pode (e deve) seguir com qualquer idade – e quanto mais jovem você criar esses bons hábitos, melhor.

Falando especificamente do período da andropausa, reduza o consumo de alimentos calóricos, como doces, frituras e alimentos industrializados. Em vez disso, consuma alimentos ricos em magnésio e zinco, minerais que podem ser encontrados em boas quantidades nos alimentos abaixo.

1. Tomate

Seja em forma de salada ou como base de molhos, o tomate é um dos alimentos que deve estar presente na dieta preventiva contra a andropausa. Ele é rico em licopeno, uma substância que não só ajuda a prevenir doenças, como também as disfunções na próstata.

molho de tomate, um dos alimentos que ajudam na andropausa

2. Castanha-de-caju

Como já mencionamos, uma dieta rica em zinco é algo que você deve buscar se quiser reduzir os efeitos da andropausa no organismo. Aqui, a boa pedida é ingerir mais castanhas-de-caju, uma das opções mais ricas nesse mineral e que pode ajudá-lo a manter os níveis de testosterona mais altos.

4. Frutos do mar

As ostras são consideradas afrodisíacas, mas não é essa a principal característica que nos interessa. Este fruto do mar também é rico em zinco e, por esta razão, também pode ser um ótimo aliado para manter os seus índices de testosterona bem acima da média.

5. Salmão

Rico em vitamina D, o salmão é mais um dos alimentos que você deveria incluir pelo menos uma vez por semana na sua dieta. Assim como as sardinhas e os ovos, alimentos ricos em vitamina D auxiliam na manutenção da saúde óssea, na musculatura e nos órgãos dos sistemas cardiovascular e nervoso central.

salmão, um dos alimentos que ajudam na andropausa

Somente boa alimentação não é a solução

É importante lembrar que a boa alimentação não é um remédio contra a andropausa, mas sim uma ação complementar a eventuais tratamentos que se façam necessários. Independente do que você come, a redução dos índices de testosterona pode aparecer, mas as chances de que isso aconteça diminuem se o seu organismo estiver melhor preparado.

Em outras palavras, ainda que sua alimentação seja saudável, visite um médico regularmente e faça exames laboratoriais para medir os seus índices de testosterona. Se perceber algum sintoma como diminuição da libido, disfunção erétil e diminuição das ereções espontâneas matinais, procure orientação médica.

Além de um acompanhamento da sua saúde como um todo, pode ser necessário algum medicamento complementar ou mesmo o uso de suplementos vitamínicos. Converse com o seu médico para entender quais são as suas necessidades específicas e iniciar um tratamento o quanto antes for possível.

…..

Outra companhia no combate aos sintomas da andropausa é o Forteviron. Ele funciona como um auxiliar no tratamento da fraqueza física e mental, combatendo a diminuição dos níveis de testosterona e auxiliando na melhoria do desempenho sexual. Trata-se de um medicamento que utiliza apenas ingredientes ativos de origem natural e que não impactam no ganho de peso ou no aumento da pressão arterial. Leia a bula do medicamento e consulte o seu médico sobre essa possibilidade.

TAGS

TPM Reduxina