Os alimentos são essenciais para a boa saúde, a qualidade de vida, o bem-estar e o bom funcionamento do organismo. O metabolismo, a manutenção e o crescimento dos tecidos, o fornecimento de energia, entre muitas outras funções, só acontecem da maneira adequada a partir de uma alimentação saudável.
Contudo, tais funções dependem dos nutrientes e substâncias que os alimentos apresentam em sua composição. Isto é, enquanto alguns tipos de alimentos auxiliam em uma funcionalidade específica, outros já possuem nutrientes que colaboram para outras.
Entre estas funções está o sistema imunológico, que objetiva proteger o corpo contra agentes externos que podem acometer o organismo do indivíduo. Assim, quando o patógeno invade o organismo, este sistema o identifica e ativa os mecanismos de defesa do corpo humano de modo atuar sobre a infecção e eliminá-la.
Por isso, é fundamental que a imunidade esteja em sua melhor condição possível e uma das opções mais recomendadas que garantem tal feito é a alimentação.
Pensando nisso, separamos neste artigo alguns alimentos que aumentam a imunidade e deixam o organismo preparado para se proteger contra os agentes externos. Continue a leitura!
8 alimentos que aumentam a imunidade
A opção mais acessível às pessoas, que garantem o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças, é a alimentação. A dieta deve ser baseada em frutas, legumes e verduras, pois estes possuem as vitaminas e minerais necessários para o organismo.
Por outro lado, à mesma medida em que existem alimentos que melhoram a imunidade, existem algumas outras opções não recomendadas, como é o caso de alimentos industrializados — açúcares e álcool.
Confira a seguir a lista de alimentos que auxiliam na proteção do organismo:
1. Frutas cítricas
Este grupo de frutas — laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, abacaxi, acerola, caju e outras — são ricas em vitamina C, substância que possui propriedades anti-inflamatórias e que fortalecem a imunidade do organismo.
2. Iogurte natural
O iogurte natural, alimento probiótico, é rico em lactobacilos e é uma das opções naturais que fortalecem o sistema imunológico, além de reforçar as defesas do organismo por meio da manutenção da microbiota (flora) intestinal.
3. Cogumelo shitake
Esta alternativa é fonte de lentinano, um nutriente que estimula a produção e fortalecimento das células defensoras, o que aumenta a imunidade do corpo humano. A sugestão é consumir, por dia, pelo menos 100 gramas deste alimento.
4. Gengibre
O gengibre é uma excelente opção para a tonificação do organismo. Rico em vitaminas B6 e C, o alimento ajuda no combate às bactérias que infectam o corpo. Pode ser consumido sob a forma de suco, chá ou tempero para pratos salgados.
5. Alho e cebola
Muito utilizado na cozinha, esta dupla é fundamental na melhora do sistema imunológico, por isso sua presença nesta lista é incontestável. São anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos.
Ambos são fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B, nutrientes que possuem propriedades antioxidantes, além de auxiliar no combate ao estresse e ao desânimo.
Ainda, tanto o alho quanto a cebola possuem selênio e alicina, que também atuam na manutenção do sistema imunológico e na eliminação dos riscos de tumores malignos.
6. Beterraba
A beterraba faz jus à sua presença nesta lista de alimentos que aumentam a imunidade porque contém boas concentrações de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Desse modo, quem consome este alimento consegue estar mais preparado para evitar possíveis infecções.
Além disso, a beterraba pode contribuir para evitar os efeitos do envelhecimento da pele.
7. Fígado
Este alimento é fonte de vitaminas A, do complexo B e D, além de ser rico em ferro, apresentando grande influência no aumento da imunidade.
Por outro lado, seu consumo deve ser moderado, uma vez que possui um alto teor de colesterol. Desse modo, pessoas que sofrem de doenças crônicas cardíacas, assim como gestantes, devem atentar-se ao consumo deste alimento.
8. Salmão
O último item da lista é o salmão, alimento conhecido por seu delicioso sabor e pela grande lista de benefícios que o mesmo traz à saúde. Além de melhorar a memória, o salmão, que possui propriedades anti-inflamatórias, auxilia na regulação das células do sistema imunológico e na amenização dos sintomas da tendinite e da depressão.
Além disso, este alimento é fonte de ômega-3, um ácido graxo que auxilia na manutenção do sistema cardiovascular, pois mantém este fortalecido contra inflamações.
Outras maneiras de aumentar a imunidade
Agora que você já conhece alguns alimentos que aumentam a imunidade, que tal adicioná-los em sua dieta o quanto antes para poder fortalecer o seu organismo? A boa alimentação, somada a bons hábitos diários, como a prática regular de exercícios físicos, boas noites de sono e evitação de álcool e tabaco, podem ocasionar uma série de benefícios ao corpo humano.
Contudo, existem outras maneiras de fortalecer o sistema imunológico, que também podem servir de alternativa para você, como é o caso do uso de suplementos alimentares, sendo um ótimo exemplo deles o NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C.
Utilizado sob a forma de comprimidos, o NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C é uma ótima opção para a melhoria da sua saúde, pois atua em três frentes, que são:
- Fortalecimento da imunidade;
- Ação como antioxidante; e
- Combate e eliminação dos radicais livres.
Fonte(s): Unimed Londrina, Viva Mais e Longevidade Saudável.