Uma rotina estressante e cheia de trabalho, muitas contas para pagar e problemas para resolver deixam qualquer um desgastado. Pode não parecer, mas mesmo aqueles que seguem à risca os conselhos de uma alimentação saudável combinada com a prática de exercícios físicos sofrem de vez em quando por conta de alguma indisposição.
Será que a sua alimentação garante que você tenha disposição até o fim do dia para cumprir todos os seus compromissos? Pode ser que não, e é justamente por isso que o cansaço pode parecer maior do que o normal. Em geral, quem tem uma rotina puxada não consegue se alimentar como deveria todos os dias.
Por isso, nada melhor do que recorrer aos melhores alimentos para deixar você mais disposto. A lista de opções é bastante extensa, mas certas comidas podem trazer mais benefícios do que outras. Vale lembrar que antes de fazer qualquer mudança radical na sua rotina alimentar, certifique-se com um profissional de saúde para evitar qualquer tipo de problema.
5 alimentos que comprovadamente melhoram seus níveis de energia
Importante: antes de tudo, vale um alerta. Não basta apenas comer qualquer um dos alimentos abaixo e achar que está tudo bem. Eles funcionam como complementos a uma dieta saudável e devem ser combinados com a prática de exercícios físicos e boas noites de sono. Se você está com algum problema de saúde, não basta apenas se alimentar corretamente: é preciso ir ao médico e fazer exames, se necessário, para descobrir as causas do problema, ok?
1. Frutas frescas
Em geral, todas as frutas são uma boa pedida quando se trata de dar mais energia para o corpo. Porém, algumas delas trazem mais benefícios nesse sentido do que outras. É o caso das bananas, por exemplo, uma fonte rica em carboidratos complexos, potássio e vitamina B6.
Além delas, priorize também as maçãs, ricas em carboidratos e fibras. Por suas características, elas proporcionam uma liberação lenta e contínua de energia. Por fim, não deixe de consumir laranjas, pois elas possuem alto teor de vitamina C e compostos antioxidantes.
2. Verduras
Quando falamos de verduras, dê preferência para vegetais de folhas verdes como espinafre e couve. Essa dupla é rica em diversas substâncias como ferro, cálcio, potássio e diversas outras vitaminas. Pode reparar: se alguém anda sem energia, é bem provável que o consumo de verduras não esteja em dia.
Os benefícios não param por aí. Tanto o espinafre quanto a couve são ricos em vitamina C, substância que facilita a absorção do ferro pelo organismo. O consumo regular de vegetais folhosos, especialmente se as folhas forem verde-escuras, ajuda ainda a dilatar os vasos sanguíneos graças à formação de óxido nítrico.
3. Peixes – especialmente atum e salmão
Peixes em geral são boas adições à alimentação, mas as variedades salmão e atum trazem ainda mais benefícios. Eles são ricos em ácidos graxos e vitamina B, o que faz deles alimentos ricos em proteínas. Na composição ainda estão elementos como vitamina B12 e ômega-3.
Aliás, guarde esse nome: ômega-3. Essa substância, que também pode ser consumida via suplementos alimentares, tem relação direta com a sua sensação de cansaço. Estudos mostram que organismos com os índices mínimos de ômega-3 em geral apresentam menos fadiga se comparados a quem tem alguma deficiência nesse sentido.
4. Arroz integral
Se você puder escolher entre o arroz branco e o arroz integral, opte pelo segundo. Isso porque a opção integral é menos processada e traz um volume nutricional maior em fibras, vitaminas e minerais, além de apresentar baixo índice de glicemia, regulando os níveis de açúcar no sangue.
O ideal é consumir arroz tanto no almoço quanto no jantar, mas uma porção diária de 50 gramas já é suficiente para oferecer boa parte da ingestão diária recomendada de manganês. Esse mineral é benéfico para o organismo por auxiliar na quebra dos carboidratos e proteínas, gerando assim energia.
5. Aveia
Que tal começar o dia com uma boa dose de energia? A aveia é um cereal rico em carboidratos e com baixo índice glicêmico. Na prática, isso quer dizer que ela fornece a energia necessária para o organismo sem elevar os índices glicêmicos de forma significativa.
Além disso, a aveia é rica em vitaminas do complexo B, ajudando a melhorar os níveis de produção de energia. Uma colher de sopa de aveia por dia, seja no café da manhã ou subdividida ao longo das suas refeições, é suficiente para que você perceba os benefícios a médio e longo prazo.
…..
Além da alimentação saudável, outra forma de combater a deficiência de determinados nutrientes e ter mais energia e disposição no dia a dia é por meio de medicamentos, como o Forteviron. Trata-se de um medicamento composto por substâncias ativas de origem natural que auxilia no tratamento da fraqueza física e mental, combatendo a diminuição ou ausência do desejo sexual. Consulte seu médico sobre essa opção.