alimentos-que-podem-atenuar-os-sintomas-da-tpm

COMPARTILHE

Conheça 7 alimentos que podem atenuar os sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, é uma resposta natural do ciclo menstrual feminino, isto é, acontece todos os meses (respeitando o período menstrual de cada mulher).

Trata-se de um período em que o organismo da mulher passa por uma grande flutuação hormonal, isto é, hormônios como o estrógeno, a progesterona e a testosterona apresentam uma variação em seus níveis. Como resultado, alguns sintomas podem ser experimentados pelas mulheres.

Contudo, seus efeitos podem manifestar-se de maneiras e intensidade diferentes entre as mulheres. Enquanto umas sentem sintomas da TPM (que incluem emocional, inchaço, cólicas, dores de cabeça entre outros) mais levemente, outras podem sofrer consideravelmente com a complicação que pode acontecer (devido a uma série de fatores, como a genética, hábitos de vida, etc).

A boa notícia é que tais sintomas podem ser amenizados a partir da adoção de alguns comportamentos na rotina, incluindo uma alimentação balanceada. Desse modo, não existe mais a necessidade de conviver intensamente com os sintomas mencionados acima.

Afinal, qual é a influência da alimentação na TPM?

Assim como em todos os níveis do nosso organismo — inclusive no âmbito da saúde —, a alimentação pode influenciar no modo em que as mulheres podem experimentar a TPM.

Neste mesmo período é bastante comum, por exemplo, que a vontade por doces e carboidratos cresça. Tal fato não é uma simples coincidência nem ‘gula’, é o próprio organismo pedindo por tais substâncias. Isso acontece devido ao fato de que, durante a tensão pré-menstrual, os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pelo humor, prazer e bem-estar) estão mais baixos.

Os doces, como o chocolate, quando consumidos, aumentam os níveis de triptofano — um aminoácido que, no organismo, pode se transformar em serotonina —, regulando sua concentração. Contudo, a ingestão de açúcar em excesso pode provocar consequências graves no corpo humano, como o aumento da obesidade, diabetes, problemas na cicatrização entre outras.

A boa notícia é que existem outros alimentos naturais, portanto saudáveis, que funcionam de maneira semelhante à dos doces. Desse modo é possível promover a regulação dos níveis hormonais, além de atenuar os sintomas da TPM.

Mas antes, separamos uma lista de alimentos que pioram tais sintomas. Confira abaixo:

Alimentos que pioram os sintomas da TPM

  • Alimentos ricos em sal e gordura: são os salgadinhos e as comidas ultraprocessadas. Devido à alta concentração de sal nestes alimentos, ocorre um aumento na retenção de água, fazendo o corpo inchar mais que o normal;
  • Carne vermelha: devido à alta concentração de gorduras saturadas, seu consumo em excesso pode aumentar os níveis de estrogênio, fazendo com que, em tempos de TPM, pode piorar os sintomas;
  • Frituras e outros alimentos gordurosos: também possuem altos níveis de gorduras saturadas;
  • Café: pode desidratar o corpo devido à presença de cafeína (caso consumido exageradamente);
  • Álcool: assim como o café, também pode causar a desidratação do organismo, além de potencializar os sintomas da TPM; e
  • Alimentos ricos em açúcar refinado: quando em excesso, podem ocasionar fadiga, dores no corpo, inchaço, além de facilitar o aumento do peso.

Estes são alimentos que devem ser consumidos em moderação e, durante a TPM, evitados. A seguir, você encontra uma lista dos alimentos que ajudam a melhorar os sintomas da tensão pré-menstrual.

7 alimentos que atenuam os sintomas da TPM

1. Frutas diuréticas

As frutas diuréticas auxiliam na melhora do inchaço, um dos primeiros sintomas percebidos durante a tensão pré-menstrual — causado pela retenção de líquidos.

Algumas frutas conhecidas por seu teor diurético, que ajudam a eliminar o excesso de líquido, são o abacaxi, o limão, o gengibre e a melancia.

2. Chocolate e alimentos ricos em ômega-3

Tais alimentos auxiliam na regulação do humor, além dos sintomas de cansaço, desânimo e indisposição. Contudo, o chocolate mais indicado para auxiliar neste processo é o chocolate amargo (versão 70% de cacau). Ele é rico em antioxidantes ao mesmo tempo que é pobre em açúcares e gorduras. A recomendação é consumir cerca de 30 gramas por dia.

Outro nutriente sugerido aqui é o ômega-3, que também auxilia na melhoria do mau-humor. Ele pode ser encontrado em alimentos como salmão, atum, sardinha e óleo de linhaça.

3. Chá de camomila

As famosas cólicas menstruais, que fazem muitas mulheres sofrer durante a TPM, podem ser aliviadas com chá de camomila. De acordo com nutricionistas, este chá auxilia no aumento dos níveis de glicina, um aminoácido que ajuda na melhora dos sintomas de cólica.

Além disso, ele ajuda na redução dos espasmos musculares, fazendo com que o útero fique mais relaxado. Outra opção é o chá-verde, que também pode resultar nos mesmos efeitos.

4. Banana

Bastante saborosa e com alto teor nutritivo, entre eles o triptofano, a banana é muito recomendada em casos de atenuação dos sintomas da TPM. O triptofano, por exemplo, é um aminoácido que auxilia na regulação dos níveis de serotonina, já comentado neste texto (promove a sensação de bem-estar e bom humor).

Além disso, conta com o magnésio e potássio, importantes nutrientes na luta contra as cólicas e a retenção de líquidos no organismo.

5. Nozes

O quinto item da lista são as nozes, alimento fonte de vitamina E — um nutriente que auxilia na melhora na prevenção de cólicas menstruais e dores de cabeça.

Além deste nutriente, as nozes são compostas pelo ômega-3, um conjunto de ácidos graxos que, além de melhorar o humor, age como um anti-inflamatório natural e ajuda na prevenção da cólica menstrual.

6. Leite e derivados, como queijo e iogurtes

O leite é fonte de cálcio, um mineral imprescindível para a promoção de uma boa saúde dos ossos. Além deste benefício, o cálcio também é indicado para aliviar os sintomas de cólica, pois ajuda na diminuição da contração muscular (espasmo).

7. Hortaliças

Na TPM, algumas mulheres também podem apresentar prisão de ventre (ou intestino preso), logo desconforto e dores na região do abdômen. Para diminuir tais sintomas, a indicação é apostar em vegetais folhosos, como alface, couve, rúcula ou agrião.

Outras maneiras de atenuar os sintomas da tensão pré-menstrual

Se você, após adotar em seu cotidiano o consumo de alguns dos alimentos mencionados anteriormente, ainda sofrer com os sintomas da TPM, saiba que existem outras alternativas que ajudam a melhorá-los, como é o caso de medicamentos como o TPM REDUXINA®.

O TPM REDUXINA® é um medicamento que possui ação imediata e efeito gradual, agindo como auxiliar no tratamento dos sintomas relacionados à Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Entre seus benefícios, destacam-se:

  • Não interfere em exames laboratoriais;
  • Não possui reações adversas;
  • Pode ser utilizado em conjunto com outros medicamentos; e
  • Não tem sazonalidade nem interações.

Fonte(s): Folha PE, Dermaclub, eCycle e Bula do TPM Reduxina.

TAGS

TPM Reduxina