atleta correndo em uma pista de atletismo

COMPARTILHE

Atletas: como o suplemento pode ser útil para melhorar o desempenho esportivo

Consumir suplementos pode ajudar você a melhorar o seu desempenho esportivo? A resposta para essa pergunta é: sim, mas é preciso compreender de que maneira as vitaminas atuam em nosso organismo para que você não crie falsas expectativas.

As vitaminas não são fonte de energia para os exercícios. Ou seja, isso significa que consumi-las não vai fazer com que você fique mais forte ou mais resistente em questão de semanas. Entretanto, elas têm papel fundamental nos processos metabólicos, e a suplementação pode ser a solução quando a alimentação não for suficiente.

Suplementação: quando é hora de procurar essa alternativa?

Antes de tudo, é preciso compreender quais são as suas necessidades energéticas. Pois, elas variam de acordo com uma série de fatores, o que inclui desde a sua composição corporal, seu metabolismo, a alimentação e os gastos energéticos que você tem.

Quem gasta mais calorias precisa repor energia, caso contrário terá dificuldade em evoluir na prática esportiva. Enquanto para uma pessoa normal o consumo entre 1500 e 2500 kcal é suficiente, para um atleta, esses valores podem chegar a até 5000 kcal/dia – ou mais, dependendo da intensidade de treino e do tipo de esporte praticado.

Em linhas gerais, a alimentação deve ser capaz de suprir todas as necessidades energéticas do nosso corpo. Entretanto, sabemos que é praticamente impossível elaborar um cardápio “perfeito”, que ofereça todos os nutrientes de que precisamos em quantidades adequadas. É aí que entra em cena a suplementação.

atleta tomando cápsulas de pré treino em uma pista de atletismo

Os benefícios dos suplementos para atletas

Quando as vitaminas e minerais necessários não são obtidos pela alimentação, a solução é buscá-los em suplementos. Pelo fato de as doses terem sempre a mesma composição, essa é uma forma garantida para o atleta de que ele está ingerindo as quantidades ideais das quais necessita.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, a ingestão extra de vitaminas não tem resultados práticos. Nosso organismo descarta aquilo de que não precisa, o que faz com que seja desnecessário exagerar nas doses apenas por acreditar que elas possam trazer algum benefício secundário.

É justamente aqui que muitas pessoas ficam em dúvida. Portanto, é fundamental deixar claro que tomar suplementos vitamínicos não vai deixá-lo mais forte ou resistente aos treinamentos. Entretanto, se houver alguma deficiência de vitamina, os suplementos vão resolver o problema da deficiência nutricional, contribuindo para o funcionamento saudável do organismo. Esse é daqueles benefícios que só nos damos conta quando alguma deficiência nutricional é percebida.

Acompanhamento médico é fundamental

Em linhas gerais, não há contraindicações para o consumo de suplementos. Como a maioria das pessoas não tem uma dieta equilibrada e perfeita, eventualmente os suplementos acabam sempre cumprindo o seu papel – suprir algum nutriente que possa estar em déficit e fazer com que você não perceba a falta dele.

Vale lembrar que suplementos, como o nome indica, não substituem a alimentação, mas sim complementam-na. Por isso, o acompanhamento médico e nutricional deve ser feito sempre, pois só assim é possível determinar quais são as quantidades indicadas de que você necessita, de acordo com as atividades que pratica e dos seus objetivos.

mulher em uma consulta médica

Ainda assim, a lista de benefícios da suplementação é considerável

As vitaminas e os minerais desempenham várias funções essenciais em nosso organismo. Eles estão envolvidos no metabolismo, na saúde óssea, na função imunológica adequada, na síntese de hemoglobina, na proteção contra o estresse oxidativo, na contração muscular, no transporte de oxigênio e na síntese e reparo muscular após o esforço físico.

Embora todas as vitaminas e minerais tenham suas funções no organismo, algumas delas requerem maior atenção. Isso inclui as vitaminas A, E, C, H e as vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B5 e B8, pois estão diretamente envolvidas no processo de produção de energia durante o exercício, participando do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, além de estarem relacionadas à síntese de enzimas e hormônios.

Os suplementos auxiliam na recuperação muscular, reduzindo dores tardias após sessões intensas de exercícios. Além disso, eles contribuem para o ganho de massa muscular e podem auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças.

….

Suplementos vitamínicos podem ser o complemento necessário para uma melhor qualidade de vida. Poliviron é um suplemento completo de A a Z, com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode garantir a harmonia do seu organismo e deixar a sua dieta mais completa.

Saiba mais informações sobre o Poliviron A-Z e consulte o seu médico para avaliar essa possibilidade.

TAGS

TPM Reduxina