Atualmente diversas pessoas têm utilizado os benefícios das cápsulas de cafeína para aumentar a produtividade. Seja atleta ou não, seu uso tem se difundido devido aos inúmeros benefícios do componente no organismo. Com essa matéria do Clique Bem Estar, você se informa sobre como essa poderosa substância pode auxiliar nas mais diversas atividades.
O que pode te auxiliar na produtividade?
Café, chá-verde, chá-preto, chá-mate, e guaraná são bebidas estimulantes que podem auxiliar na produtividade. Quando o cansaço ou o sono bater, é só preparar uma dessas alternativas, quente ou gelada, e essa sensação passará. Mas o que estas bebidas têm em comum?
A cafeína, que está presente em cerca de 60 categorias de plantas. Muitos energéticos, chás, refrigerantes (até mesmo o chocolate) possuem este princípio ativo. Deste modo, essas bebidas podem auxiliar na produtividade, pois ativam uma parte do nosso organismo que nos deixa alerta, como um energizante.
O que é cafeína?
A cafeína é uma substância química pertencente ao grupo das xantinas. Encontrada naturalmente no café e em outros alimentos, como erva-mate, guaraná e cacau, por exemplo. Hoje é difundida e vendida como um suplemento para atletas e tem como principal ação estimular o sistema nervoso central.
A cafeína anidra em cápsula é fornecida para empresas que fabricam medicamentos ou alimentação suplementar para atletas para a realização de pré-treinos, géis de carboidrato e termogênicos.
Quais os benefícios da cafeína?
Além das propriedades energéticas, a cafeína conta com diversos benefícios para a saúde, como: ação termogênica, acelerador do metabolismo, queima de gordura corporal, propriedade antioxidante e anti-inflamatória, além de melhorar o desempenho esportivo.
Melhora o humor
A cafeína aumenta a atividade do sistema nervoso central, estimulando a liberação de serotonina, resultando em sensação de bem-estar. A serotonina é um hormônio neurotransmissor que ajuda a regular a ansiedade, aumentando a felicidade e a melhora do quadro de humor.
Previne doenças do coração
Sendo um antioxidante, a cafeína facilita a circulação sanguínea melhorando a saúde das artérias e evitando o surgimento de doenças, como infarto e derrame.
Aumenta a concentração
Como é um agente que bloqueia substâncias que causam cansaço no organismo, a cafeína aumenta a liberação da noradrenalina, dopamina, adrenalina e serotonina. Esses neurotransmissores aumentam a concentração e diminuem a sensação de sono.
Melhora o desempenho físico
Como tem uma ação ergogênica, ela aumenta a produção de energia no organismo, aliviando a sensação de dor durante a prática de atividade física, diminuindo o cansaço e melhorando o desempenho físico.
Para que serve a cafeína em cápsula?
A cafeína em cápsula é um potente estimulante do sistema nervoso central, gerando uma série de efeitos no organismo, como a melhora da cognição e estado de concentração e de alerta. É comumente utilizada no meio esportivo e é amplamente ingerida por atletas, potencializando a contração muscular, tolerância ao esforço físico, contribuindo para que o atleta permaneça mais tempo em atividade física.
Além disso, a cafeína também está se destacando nos estudos farmacêuticos pelo seu efeito analgésico, já que altera momentaneamente a percepção da dor durante o exercício físico. Por esses motivos, alguns medicamentos utilizados para dores de cabeça, ou até mesmo para os sintomas da gripe, contém cafeína.
Como tomar?
A dose diária de cafeína em cápsulas é de 400 mg por dia, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa quantidade equivale a cerca de 5 xícaras de café, isso já considerando a substância presente nos alimentos e no suplemento. Porém, atletas e praticantes de atividades físicas podem seguir recomendações do COI, que indica a dosagem de 3 mg a 6 mg de cafeína por quilo ao dia.
Possíveis efeitos colaterais
Mesmo que o uso da cafeína em cápsula seja seguro, existem alguns efeitos colaterais quando a substância é consumida em excesso, sendo eles: insônia, irritabilidade, dores de cabeça, náusea, taquicardia e tremores nas extremidades. É importante que a pessoa observe a quantidade ingerida e os efeitos colaterais para que não haja desconforto e, simultaneamente, não ultrapasse os 400 mg de cafeína recomendados pela Anvisa.
Quem não deve tomar
Normalmente não é aconselhado o uso da substância por hipertensos, pois pode causar vasoconstrição e exigir um esforço maior do coração, elevando os batimentos cardíacos e, consequentemente, a pressão arterial.
Atletas de algumas modalidades também não se beneficiam do uso por conta do aumento da frequência cardíaca, como: nado sincronizado, pesca submarina, arco e flecha, tiro esportivo, além de atividades que envolvem apneia e concentração motora fina.
Energiton® Black Display
Energiton® Black é um novo conceito de energético em comprimido à base de cafeína 100% pura. Indicado para atender o público que precisa de energia concentrada ou por mais tempo e não quer ingerir açúcar ou caloria. O produto auxilia em atividades físicas que demandam uma descarga de energia ou muita concentração, como dirigir por mais tempo e estudar por várias horas.
Cada display de Energiton® Black contém 36 comprimidos de 420 mg de cafeína pura e a recomendação é ingerir apenas 1 comprimido ao dia para melhorar a concentração e o desempenho, além da prática de esportes e atividades físicas de grande esforço em academias, como levantamento de peso.
Atenção: Não exceda a ingestão diária recomendada.