fórmula da cafeína escrita em um caderno com vários grãos de café à sua volta

COMPARTILHE

Como a cafeína pura age como estimulante do Sistema Nervoso Central?

Não é por acaso que aquele cafezinho que tomamos pela manhã ou depois do almoço para ajudar a espantar o sono é a bebida preferida dos brasileiros. Uma das principais substâncias presentes nela é a cafeína, um poderoso estimulante do sistema nervoso central.

A cafeína está presente no café, em alguns chás, no refrigerante e no chocolate. Porém, o consumo desses alimentos pode vir acompanhado de muitas calorias, o que não é nada bom para a sua alimentação. E mais: diluída em outros alimentos, a cafeína pode demorar mais para fazer o efeito de que você precisa.

É justamente por isso que suplementos à base de cafeína podem ser a solução nesses cenários. Para quem quer evitar a ingestão de calorias em excesso ou mesmo o açúcar, essa é a melhor opção. Mas antes, vamos entender como essa substância age em nosso organismo.

Cafeína: o que é e como funciona?

A cafeína é uma substância estimulante que foi primeiramente identificada no café. A origem é curiosa: diz a lenda que seus benefícios foram descobertos por um monge, que utilizava uma bebida à base de café para ficar acordado durante as orações.

mulher bebendo uma xícara de café e sorrindo

Hoje, sabe-se que a substância é estimulante e provoca um aumento na atividade do sistema nervoso central. Isso acontece porque a cafeína bloqueia os receptores de adenosina nos neurônios, que estão presentes na medula espinhal e no cérebro.

Sem esses receptores “ativos”, não percebemos os efeitos calmantes que nos induzem ao sono. O resultado é um organismo menos propenso a “cair no sono”, o que nos permite realizar tarefas que requeiram mais concentração.

Atenção: há limite na ingestão de cafeína

Entretanto, é importante lembrar que não devemos consumir cafeína em algumas condições e, principalmente, em quantidades muito grandes. Uma xícara de café tem entre 80 e 180 miligramas de cafeína. Uma pessoa adulta pode morrer se ingerir 10 gramas de cafeína de uma só vez.

Além disso, mesmo que você não atinja esse número, um consumo excessivo da bebida pode fazer com que você sinta palpitações e tremores. O consumo de cafeína deve ser evitado também no período da noite, pois a substância pode ser prejudicial à sua noite de sono.

Veja quais são as quantidades médias de cafeína encontradas em alguns alimentos e bebidas (a cada 240 ml):

  • Café: 102-200 mg;
  • Erva-mate: 65-130 mg;
  • Bebidas energéticas: 50-160 mg;
  • Chá fermentado: 40-120 mg;
  • Refrigerantes: 20-40 mg;
  • Bebida de cacau: 2-7 mg;
  • Leite com chocolate: 2-7 mg.

Cafeína para atletas: quais são os benefícios?

A cafeína é uma substância bioativa e tem efeitos individuais que podem variar de acordo com fatores como genética e peso corporal. No âmbito esportivo, a substância tem sido amplamente utilizada pelos atletas devido às suas propriedades de melhoria da cognição, concentração e estado de alerta.

homem e mulher em uma academia bebendo café, pois a cafeína é um estimulante para praticar exercícios físicos

Um dos principais benefícios nesse sentido é a sua capacidade de potencializar a contração muscular e aumentar a tolerância ao esforço físico intenso. Isso se deve ao fato de que a cafeína aumenta a secreção de hormônios que promovem um estado de excitação no organismo. Além disso, ela estimula a broncodilatação dos alvéolos, melhorando a captação de oxigênio e otimizando sua utilização durante o exercício.

A cafeína também tem se destacado em estudos por seus efeitos analgésicos, pois é capaz de alterar a percepção de dor durante o exercício. Por essa razão, a substância está presente em alguns medicamentos, melhorando sua eficácia no alívio da dor. Alguns nutricionistas inclusive indicam o consumo de cafeína entre quatro e seis horas após o término da atividade física, a fim de reduzir a ocorrência de dor de início tardio.

É importante ressaltar que os efeitos da cafeína podem variar de pessoa para pessoa e é necessário considerar a individualidade de cada atleta ao utilizar essa substância. Além disso, é fundamental seguir as orientações de profissionais qualificados, como nutricionistas e médicos, para determinar a dosagem adequada e evitar possíveis efeitos colaterais.

…..

Precisando de mais energia concentrada, mas não quer ingerir calorias ou açúcar? Energiton é um novo conceito de energético em comprimido. Trata-se de um suplemento à base de cafeína 100% pura, disponível em duas versões: Black e White. É um suplemento em comprimido que apresenta diversas vantagens em relação aos energéticos convencionais líquidos.

O produto auxilia em atividades que demandam uma descarga de energia ou bastante concentração, como dirigir por mais tempo e estudar por várias horas. Vale lembrar que ele não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico.

TAGS

TPM Reduxina