homem sentado na cama roendo as unhas como sinal de ansiedade

COMPARTILHE

Como a testosterona afeta a saúde mental e o desempenho cognitivo?

Que a testosterona é o principal hormônio masculino, você provavelmente já sabe. Esse agente hormonal está associado ao desejo sexual, à libido e à produção de espermatozoides. É por isso que níveis baixos de testosterona podem fazer com que o homem perca o interesse nas relações sexuais.

No entanto, o que talvez você não saiba é que essa não é a única função da testosterona no organismo. Esse hormônio é capaz de impactar no nosso humor, na disposição física que temos para o dia a dia e na saúde mental.

Por isso, nada melhor do que redobrar a atenção para perceber quando é hora de procurar ajuda médica. Alguns sintomas podem surgir com o passar dos anos, uma vez que, a partir dos 40 anos, o corpo naturalmente apresenta uma queda gradual na produção hormonal.

O que é a testosterona?

A testosterona é o hormônio sexual masculino que faz parte de um grupo de mensageiros químicos chamados androgênios. Essa substância é essencial no desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos, o que inclui os testículos e a próstata. Além disso, o hormônio atua no aumento da massa muscular, na maturação dos ossos e no crescimento dos pelos corporais.

Porém, a função mais conhecida da testosterona certamente é a sustentação do desejo sexual e da libido nos homens – e nas mulheres também, ainda que em menor escala. Para se ter uma ideia, a concentração de testosterona nos homens é cerca de oito vezes maior do que nas mulheres.

Diversas razões podem fazer com que ocorra um desequilíbrio nos índices de testosterona em nosso corpo. A idade avançada, por exemplo, é uma delas. À medida que os anos passam, temos mais dificuldade em produzir esse hormônio nas quantidades adequadas e, quando isso não ocorre de forma natural, precisamos recorrer a suplementos e vitaminas.

homem idoso saudável com um bom nível de testosterona

Quais são os sintomas da testosterona baixa?

Além dos mais conhecidos, como diminuição do desejo sexual e redução da frequência de ereções espontâneas, outros sintomas também podem ser associados à queda nos níveis de testosterona.

Embora isoladamente não sejam conclusivos, quando apresentados em conjunto, esses sintomas podem indicar a necessidade de uma avaliação médica e de exames laboratoriais para verificar os níveis de testosterona no organismo. Portanto, fique atento se você apresentar dois ou mais sintomas como:

  • Sensação de cansaço constante;
  • Falta de energia para realizar atividades do dia a dia;
  • Diminuição no surgimento de pelos corporais e barba;
  • Queda de cabelo;
  • Diminuição da resistência física e da agilidade;
  • Problemas de memória;
  • Raciocínio lento ou compreensão dificultada;
  • Depressão;
  • Irritabilidade excessiva.

Vale lembrar ainda que esses sintomas podem ser consequência da andropausa, fenômeno que ocorre no corpo dos homens com o avanço da idade. A partir dos 40 anos de idade, alguns homens podem apresentar essa condição.

Estima-se que cerca de 20% dos homens acima de 50 anos sofrem com esse problema. Quando falamos de pessoas com idade acima de 80 anos, esse índice sobe para 50%.

Testosterona e saúde mental: qual é a relação?

Como você pôde perceber, os níveis de testosterona têm influência direta em aspectos psicológicos, a ponto de poderem levar à depressão. Esse fenômeno não é apenas físico, embora essa possa ser a origem.

homem com depressão e baixo nível de testosterona

Como mencionado, os baixos índices de testosterona fazem com que o homem perca avontade de ter relações sexuais. Isso, somado à sensação de cansaço constante e à diminuição de resistência física e agilidade, faz com que o homem se sinta infeliz, evite se relacionar, além de demonstrar irritabilidade.

Como consequência, alguns pacientes podem se tornar mais reclusos, desenvolvendo problemas de memória e raciocínio comprometido. Logo, a variações hormonais, aliadas a todos esses sintomas, podem levar a quadros de depressão.

Sem sombra de dúvidas, o melhor a se fazer é buscar auxílio médico logo no princípio, antes que sintomas simples se desenvolvam e levem a condições mais graves.

…..

Outra solução que contribui na reposição nos níveis de testosterona é o Forteviron. Ele funciona como um auxiliar no tratamento da fraqueza física e mental, combatendo a diminuição dos níveis de testosterona e cooperando na melhoria do desempenho sexual. Trata-se de um medicamento que utiliza apenas ingredientes ativos de origem natural e que não impactam no ganho de peso ou no aumento da pressão arterial. Leia a bula do medicamento e consulte o seu médico sobre essa possibilidade.

TAGS

TPM Reduxina