COMPARTILHE

Como aliviar os sintomas da gripe?

A pandemia de coronavírus não é o único problema respiratório com o qual você deve se preocupar. A chegada do inverno aumenta também a incidência de resfriados e gripe, resultando em sintomas tais como febre alta, dor de garganta e tosse seca.

Aumentar a imunidade para se proteger de infecções e doenças e tomar a vacina contra a gripe são algumas das formas de reduzir as chances de ficar gripado. Entretanto, uma vez que você seja acometido pelo vírus, é possível eliminá-lo do corpo o mais rápido possível e sentir menos o impacto dos sintomas? Sim, existem algumas maneiras de lidar com esse problema.

1. Faça repouso

Insistir em manter a rotina do dia a dia estando gripado significa aumentar o tempo de permanência do vírus no corpo. Quando fazemos repouso, gastamos menos energia, o que permite que o organismo utilize todos os “recursos” para combater os sintomas. Em outras palavras, o descanso é uma forma de remédio para livrar se, mais rapidamente , do problema.

Nesse período, evite realizar atividades físicas intensas, pois isso contribui para reduzir as defesas do organismo. Além disso, a gripe é uma doença infectocontagiosa: Se expor a outros agentes patogênicos ou infecciosos
pode retardar a cura e, ao mesmo tempo, colocar em risco pessoas saudáveis que estão sem o vírus.

2. Beba muito líquido

Em dias normais, todos nós deveríamos tomar pelo menos dois litros de água. Já nos períodos em que estamos gripados, a importância de ingerir líquidos aumenta ainda mais. Isso porque um dos sintomas da gripe é a febre alta, que pode provocar desidratação. Portanto, repor os líquidos perdidos é necessário.

Nesse caso, não estamos falando apenas da ingestão de água: sucos naturais, chás e vitaminas também são bebidas benéficas. Inclua ainda no seu cardápio as sopas, pois elas podem ser uma ótima forma de obter os nutrientes necessários mesmo nos dias em que você não sinta muita fome.

3. Faça compressas de água quente

Outros sintomas associados à gripe, são as dores musculares. Muitas vezes elas são a condição mais perceptível para o paciente, em razão da dificuldade de fazer movimentos e da falta de disposição e energia. Felizmente, também há como amenizar esse problema.

Utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos provoca vasodilatação e, consequentemente, ajuda no relaxamento muscular. Aliás, a água quente é uma aliada e tanto nessas horas: além de um bom banho, você pode também mergulhar os pés em água morna, reduzindo assim as dores de cabeça e a sensação de entupimento no nariz.

4. Utilize essas dicas associadas a medicamentos

Certos medicamentos podem ter ação imediata contra a gripe, atenuando os sintomas e auxiliando o corpo a combater o vírus de forma gradual. Uma dessas soluções é o Leparin, da WP Lab. Bryonia alba 4CH, Eupatorium perfoliatum 4CH, Gelsemium sempervirens 5CH e Rhus toxicodendron 6CH, são os princípios ativos e suas respectivas concentrações, contidas em cada comprimido. A caixa com 20 comprimidos corresponde a um tratamento para 5 dias.

Entre os sintomas da gripe que Leparin ajuda a atenuar, estão a febre, a coriza, a secreção catarral, a tosse, os calafrios, a dor de cabeça, a fraqueza, a sonolência, o nariz vermelho e dolorido e a sensação de sede, com a boca e garganta secas. Como acontece com qualquer medicamento, consulte um médico ou farmacêutico e leia a bula antes de ingeri-lo.

5. Aumente a umidade do ambiente

Portas e janelas fechadas fazem com que os ambientes fiquem ainda mais secos. Como já mencionamos, alguns dos sintomas da gripe incluem sensação de sede, boca e garganta secas e febre alta, características capazes de causar até mesmo desidratação. Além de ingerir líquidos, aumentar a umidade do ambiente pode ser uma boa alternativa.

Umidificadores de ar podem reduzir o desconforto causado pela tosse e pelo ressecamento do nariz. Se você não tem um equipamento como esse, é possível improvisar colocando um balde cheio de água dentro do cômodo em que você passa mais tempo, como a sala ou o quarto.

…..

Você já conhecia alguns desses conselhos? Que outras formas você utiliza para combater os sintomas de gripe e resfriado quando você é acometido por uma dessas doenças? Compartilhe nos comentários suas dicas para derrotar mais rápido a gripe e o resfriado.

TAGS

TPM Reduxina