mulher com sintomas de rinite assoando o nariz

COMPARTILHE

Como aliviar os sintomas de rinite?

Espirros, secreção nasal e coceira estão entre os sintomas mais comuns que podem indicar rinite. As mudanças bruscas de temperatura e a chegada de estações como a primavera podem agravar esse quadro. Por isso, mais do que combater os sintomas, prevenir é a melhor alternativa.

Porém, para isso é preciso combater diretamente as causas das crises alérgicas. Apesar de algumas delas não estarem sob o seu controle, outras estão. Além disso, seu nariz pode ser “preparado” para enfrentar esse período do ano, e você pode reduzir as chances de elementos como pólen, poeira e ácaros atacarem as suas vias respiratórias.

1. Comece olhando ao seu redor

Os locais nos quais você passa mais tempo devem estar sempre limpos e arejados. Em dias mais frios, é comum que as pessoas liguem o ar-condicionado e se esqueçam de abrir as janelas. Quando isso acontece, não há troca de ar entre o ambiente interno e externo e assim elementos alérgenos tendem a incomodá-lo com maior frequência.

Portanto, além de arejar o ambiente, evite utilizar roupas de cama que estão há muito tempo guardadas sem antes lavá-las. Bichos de pelúcia e roupas de frio, como blusas de lã, também merecem a mesma atenção. Se você tem crianças ou idosos em casa, redobre os cuidados, pois eles costumam ser mais sensíveis.

casal trocando as roupas de cama

2. Mantenha o corpo hidratado

A Organização Mundial de Saúde recomenda que adultos bebam pelo menos 2 litros de água por dia. A hidratação é outra forma essencial de combate aos sintomas de rinite. Um corpo desidratado, especialmente em dias em que a umidade do ar está baixa, está mais propensos a desenvolver crises alérgicas.

A água auxilia na manutenção das mucosas do pulmão e das vias aéreas sempre hidratadas. É justamente devido ao ressecamento delas que elementos alérgenos se tornam mais propícios a causar desconforto. Preocupe-se ainda com a umidade do ambiente, utilizando bacias com água e umidificadores se necessário.

3. Faça limpeza diária das vias nasais

Outra forma de manter as mucosas nasais sempre hidratadas é fazer a limpeza e umidificação constante delas. Muitos pacientes com rinite estão acostumados a andar com um remédio no bolso e borrifar um pouco sempre que há a sensação de que a parte interna do nariz está ressecada.

Você pode fazer essa limpeza utilizando uma seringa e soro fisiológico. Basta borrifar um pouco na parte interna pelo menos duas vezes ao dia. Esse procedimento elimina corpos estranhos e diminui a crosta de secreção nasal, facilitando a respiração.

criança fazendo lavagem nasal com soro fisiológico

4. Fuja de odores fortes

Não são só elementos alérgenos ou pólens que podem despertar crises alérgicas. Para muitas pessoas, inspirar odores fortes também pode ser tão nocivo quanto. Nessa lista estão incluídos produtos químicos, como desinfetantes ou ceras que utilizamos para limpeza da casa. Perfumes também podem despertar esse tipo de alergia.

Nesses casos, a recomendação é prestar atenção aos possíveis produtos capazes de causar essas crises e substituí-los. No caso dos desinfetantes, por exemplo, há diversas versões à venda nos mercados com variações nos componentes químicos da fórmula, visando se adequar melhor aos diferentes tipos de consumidor.

5. Atchim! Espirre se necessário

Muitas pessoas com rinite alérgica ainda insistem em segurar o espirro: não faça isso. Se tiver vontade de espirrar, espirre! Evitar espirros pode causar sangramentos nasais ou até mesmo a ruptura da membrana timpânica em razão da saída do ar pela tuba auditiva.

O espirro é um mecanismo de defesa do organismo e serve para expulsar elementos alérgenos com maior eficiência. Deixar de espirrar significa renunciar a um procedimento natural e que traz muitos benefícios para quem está enfrentando uma crise alérgica. Desobstruir as vias nasais é sempre uma boa ideia.

…..

Sentiu irritação nas vias aéreas durante o dia? Uma das soluções para quem tem rinite é o Hidracal. Trata-se de um medicamento auxiliar no tratamento dos sintomas da faringite, rinite, sinusite, coriza, secreção nasal, espirros, obstrução nasal e cefaleia frontal. Leia a bula do medicamento e consulte seu médico sobre essa opção.

TAGS

TPM Reduxina