52 0

Como amenizar a TPM?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que atinge diversas mulheres durante o período anterior à menstruação.

Esse problema é causado devido a alterações hormonais, podendo interferir nas atividades diárias e afetar a convivência social, devido a uma mudança de humor.

Neste texto vamos explicar os motivos por trás da TPM e como aliviar os sintomas que aparecem nessa época do mês. Boa leitura!

Por que a TPM acontece?

A TPM se manifesta porque, antes da menstruação, o organismo da mulher passa por diversas alterações hormonais, comuns as que ocorrem durante o ciclo menstrual, como a diminuição de estrogênio e o aumento de progesterona.

Quando os níveis de estrogênio diminuem antes da menstruação, os níveis de endorfinas, como a dopamina e a serotonina, diminuem. Com isso, podem aparecer sintomas como a irritabilidade e o mau humor.

Essas alterações hormonais se manifestam de maneiras e intensidades diferentes dependendo da mulher, podendo afetar a vida cotidiana. Essa condição pode gerar, inclusive, outros quadros clínicos, como o transtorno disfórico pré-menstrual.

Entretanto, apesar de recorrente, é possível diminuir os sintomas de várias maneiras, como aderindo à prática de exercícios físicos, consumindo alimentos específicos ou, em alguns casos, utilizando certos medicamentos.

Quais os sintomas da TPM?

A TPM gera diversos sintomas que podem ser bastante incômodos, dentre os quais podemos destacar:

  • Irritabilidade;
  • Fome excessiva;
  • Cefaleia;
  • Enjoo e vômitos;
  • Dor nas costas e articulações;
  • Sensação de cansaço e falta de energia;
  • Cólica menstrual;
  • Mau humor;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Inchaço.

Como aliviar os sintomas da TPM?

Como vimos anteriormente, a TPM pode causar diversos sintomas e encontrar uma maneira de diminuí-los é essencial para uma maior qualidade de vida. Entenda a seguir como amenizar esses sintomas.

Consumo de chás e sucos

Alguns tipos de chás e sucos podem atuar como grandes aliados para aliviar os sintomas de irritabilidade e mau humor, causados pela TPM. Deve-se dar preferência para bebidas que possuem propriedades ansiolíticas, ou seja, que ajudam a aliviar a ansiedade.

Dentre os principais sucos e chás com propriedades ansiolíticas que podem ser utilizados para combater a TPM, podemos destacar:

  • Suco de maracujá;
  • Chá de camomila com erva-cidreira;
  • Chá de erva-doce;
  • Chá de mulungu;
  • Chá de valeriana.

Entretanto, o chá de valeriana, pode potencializar o efeito de medicamentos à base de barbitúricos, benzodiazepínicos, alguns antidepressivos, álcool e anestésicos. Portanto, consulte um médico para avaliar os riscos e benefícios do consumo dessa raiz. 

Ainda, o chá de valeriana é contraindicado para gestantes e pessoas que tenham hipersensibilidade aos seus componentes. O uso prolongado e em altas doses da valeriana pode causar cefaléia e irritabilidade.

Alimentação

Mudanças na alimentação podem contribuir para a diminuição dos sintomas da TPM. Tanto a ingestão de certos alimentos quanto a interrupção do consumo de outros, podem levar a efeitos positivos.

Alimentos estimulantes como café, chá preto, chá mate e refrigerantes prejudicam o sono e podem agravar quadros de insônia, um dos sintomas da TPM. Além disso, podem aumentar a irritabilidade.

Alimentos ricos em açúcar, como o chocolate, devem ser evitados nesse período. Apesar de, a princípio, gerarem uma falsa impressão de alívio dos sintomas, possuem um efeito rebote que pode piorar o quadro de TPM.

Por outro lado, alimentos que contém nutrientes para o cérebro, ajudam a produzir mais serotonina, dopamina e outras endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar e ajuda a diminuir o mau humor.

Dentre as principais substâncias indicadas, podemos destacar:

  • Vitamina B6;
  • Magnésio;
  • Selênio;
  • Triptofano;
  • Ômega 3.

Alimentos ricos em fibras também são indicados, pois ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, aumentando o bolo fecal para um metabolismo mais saudável, em que a flora intestinal é preservada.

É muito importante manter o bom funcionamento do intestino, conhecido como o “segundo cérebro”, pois diversos neurotransmissores importantes para a regulação do humor e do bem-estar são produzidos nesse órgão.

Além disso, alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, como ervas aromáticas, peixes ricos em ômega-3, frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais e outros podem ajudar a aliviar sintomas como a cólica menstrual e o inchaço.

Medicamentos

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de certos medicamentos para controlar os sintomas da TPM. O ideal é consultar um médico para avaliar os sintomas e o histórico de doenças da paciente, para que um o medicamento mais eficaz para o seu caso seja prescrito.

O medicamento homeopático TPM Reduxina tem ação imediata e efeito gradual. É indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM), como ansiedade, dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, fadiga muscular, entre outros.

Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é benéfica para o funcionamento do organismo de maneira geral e um dos seus principais benefícios para mulheres é o alívio dos sintomas relacionados à TPM.

Quando nos exercitamos, o organismo produz uma série de endorfinas, como a serotonina e a dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.

Como vimos, quando os níveis de estrogênio caem, dias antes da menstruação, os níveis dessas endorfinas diminuem. Já com a prática de exercícios físicos ocorre um aumento dos níveis dessas endorfinas e, consequentemente, o mau humor e a irritabilidade diminuem.

Além disso, o exercício físico ajuda a melhorar a circulação sanguínea, contribui para a diminuição do inchaço e ajuda a combater a ansiedade e a depressão.

Portanto, se você não pratica nenhum exercício físico, considere incluí-los em sua rotina. Os benefícios dessa prática vão além da diminuição dos sintomas da TPM e elevam a qualidade de vida.


Fonte(s): MSD ManualsVida Natural, Tua Saúde, Tua saúde 2, MSD Manuals 2, DR. Drauzio Varella, Gazeta Do Povo e Bula TPM Reduxina

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *