Como aumentar a imunidade para se proteger de infecções e doenças?
18061 3

Como aumentar a imunidade para se proteger de infecções e doenças?

Adotar um estilo de vida saudável é o melhor caminho para fortalecer o sistema imunológico. Os vírus, fungos e bactérias encontram menos resistência quando se deparam com um organismo que não está em condições ideais de combater uma doença.

A imunidade baixa faz com que as doenças encontrem um terreno mais fértil para se desenvolver. Porém, é possível se preparar para evitar que infecções simples se tornem problemas maiores. Uma série de fatores influencia diretamente o fortalecimento do sistema imunológico. Neste artigo, vamos conhecer quais são eles e o que você pode fazer para reduzir os riscos.

Sistema imunológico: como ele funciona?

Podemos definir o sistema imunológico como as estratégias de defesa que o organismo tem para combater agentes infecciosos. Essas células de defesa e tecidos especiais atacam organismos “externos”, como bactérias, vírus e outros micro-organismos, evitando que eles se proliferem e causem doenças mais graves.

É fácil perceber quando estamos com a imunidade baixa. Pessoas que constantemente estão gripadas ou resfriadas, que apresentam cansaço excessivo ou ainda que tenham vômito, diarreia, náusea, febre ou calafrios podem estar com a imunidade comprometida. Felizmente, é possível reverter esse quadro e aumentar a imunidade.

Como aumentar a imunidade?

Como já mencionamos, um estilo de vida saudável é a chave para aumentar a imunidade do organismo. Porém, o que significa exatamente ter uma vida saudável? A resposta está na alimentação adequada, no sono reparador, em um estilo de vida menos estressante e, se necessário, em uma complementação vitamínica.

Importante: não espere ficar doente para mudar seu estilo de vida. Os resultados levam um certo tempo para aparecer e não é do dia para a noite que você desenvolverá uma maior imunidade.

1. Alimentação saudável é fundamental

O aspecto mais importante para aumentar a sua imunidade é por meio de uma alimentação saudável. Frutas cítricas, como laranja ou limão, possuem boa quantidade de vitamina C. Iogurte natural contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal, além de ser fonte de cálcio e vitamina D. Vegetais verde-escuros e folhosos também são ricos em diversos minerais e vitaminas. Invista em alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, vitamina C, vitamina A e vitamina E.

2. Tenha boas noites de sono

O sono é um elemento reparador do organismo. Dormir poucas horas ou ter um sono de baixa qualidade resulta em um aumento no nível de citocinas, o que causa prejuízo às células de defesa. Se você não acorda bem disposto, esse é um sinal de que algo está errado. Em média, precisamos de oito horas de sono por noite, mas algumas pessoas vivem bem com um pouco menos do que isso.

3. Beba bastante água

A hidratação é outro aspecto essencial para a manutenção da boa imunidade do organismo. De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é que cada pessoa beba pelo menos dois litros de água por dia. A quantidade exata varia de acordo com a idade, o peso e o clima. A ingestão de líquidos é uma das formas de retirar as impurezas do organismo.

4. Evite situações de estresse

Entre todos os conselhos, esse é provavelmente o mais difícil de ser seguido à risca. Muitas das situações de estresse que vivemos não dependem necessariamente do nosso comportamento, mas é possível minimizá-las buscando alternativas para descansar o corpo e a mente. Faça exercícios físicos e distraia-se sempre que possível para manter certo equilíbrio. 

5. Utilize suplementos vitamínicos

Nem sempre é possível obter todos os nutrientes de que necessitamos por meio da alimentação. Assim, é válido recorrer a suplementos alimentares, como é o caso do Forteviron Vitamin A-Z Men e do Forteviron Vitamin Energy. Eles podem ser utilizados como auxiliares no tratamento da fraqueza física e mental, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo os danos causados pelos radicais livres.

…..

Manter o organismo saudável e com um bom índice de imunidade, em médio e longo prazo, reduz o número de infecções e doenças, proporcionando melhor qualidade de vida. Cultive bons hábitos de vida e recorra à suplementação sempre que necessário para fortalecer o seu corpo.

Fonte(s): UOL, Huffpost Brasil, Unimed Fortaleza, Tua Saúde, Minha Vida, Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana e Ministério da Saúde.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *