Se hoje você está alegre e de bem com a vida é bem provável que os seus níveis de serotonina estejam altos. Esse neurotransmissor que atua no cérebro também é conhecido como “hormônio da felicidade” e está diretamente associado à sensação de bem-estar.
O que talvez você não saiba é que é possível estimular o aumento nos índices de serotonina. Prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação mais saudável e até mesmo massagens podem impactar diretamente no aumento dessa substância, fazendo com que possamos ver o mundo a partir de uma ótica mais agradável e positiva.
Serotonina: o que é e como funciona?
A serotonina é um tipo de neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano. Esse neurotransmissor exerce diversas funções no organismo, o que inclui a regulação do sono e até mesmo a temperatura do corpo. Em outras palavras, quando a serotonina está em níveis adequados, o corpo funciona melhor e nos sentimos mais felizes e bem dispostos.
O problema é que o oposto também acontece. Quando a serotonina está baixa, tendemos a sentir desmotivação e falta de energia, além de ver a vida com uma ótica pessimista. Não é à toa que em muitos casos de depressão os pacientes também são diagnosticados com baixos índices de serotonina.
Como aumentar a serotonina?
Existem algumas maneiras comprovadamente eficientes de aumentar os níveis de serotonina do corpo humano. Elas se aplicam a pessoas de todos os gêneros e idades, mas por si só não são uma garantia de que você será bem-sucedido. É a combinação dessas múltiplas variáveis que dará bons resultados em médio e longo prazo.
1. Faça atividades físicas
A principal maneira de aumentar os níveis de serotonina é por meio da prática de atividades físicas. Enquanto nos exercitamos, aumentam os níveis de circulação de serotonina no sangue e, com isso, cresce também a liberação de triptofano.
Não é à toa que atividades físicas proporcionam mais saúde e bem-estar, mas é preciso ficar atento à frequência ou à intensidade. A prática de exercícios deve ser regular e não esporádica. Aqui, entram todas as opções na lista, desde uma simples caminhada até natação ou corrida. A intensidade deve respeitar sempre a orientação médica.
2. O sol é seu amigo
Dias ensolarados são um convite ao aumento dos níveis de serotonina. A exposição moderada ao sol – em horários em que a sensação térmica é mais baixa e sempre com uso de protetor solar – é benéfica para aumentar a produção de vitamina D, que auxilia na metabolização do triptofano.
Se possível, passe entre 10 e 15 minutos por dia exposto à luz do sol – é mais do que suficiente para você perceber benefícios significativos para sua saúde. Uma caminhada no parque pela manhã já é suficiente para que você cumpra os dois primeiros itens dessa lista.
3. Consuma mais alimentos com triptofano
Você já deve ter percebido que falamos diversas vezes sobre o triptofano ao longo desse texto, não é mesmo? Pois ele pode ser obtido de forma simples a partir da alimentação, desde que você saiba o que consumir.
São exemplos de alimentos ricos em triptofano os queijos, o salmão, os ovos, a banana, o abacate, as nozes, as castanhas e o cacau. Vale lembrar que a adição de alimentos à sua dieta deve vir sempre acompanhada de orientação nutricional para que você possa obter os melhores resultados.
4. Recorra à suplementação
Pode ser que mesmo seguindo essas 3 dicas acima você ainda precise de mais serotonina para manter os índices lá em cima. A boa notícia é que é possível fazer isso por meio de suplementos que resultam no aumento da concentração de triptofano. Nesse caso, converse com o seu médico para que ele possa indicar a solução mais adequada para a sua necessidade.
A WP Lab tem no mercado o Nervocalm. Trata-se de um medicamento de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, referenciadas nas matérias médicas homeopáticas em todo o mundo, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia. Saiba mais informações na bula.
…..
Saúde e qualidade de vida andam lado a lado. Não é possível ter bem-estar se você não estiver atento a aspectos como alimentação, boas noites de sono e níveis de estresse mais baixos. Por isso, o segredo é combinar esses fatores da melhor forma possível em prol de uma vida mais feliz. Que tal repensar seus hábitos hoje mesmo?