Como começar o ano fortalecendo sua imunidade
WP
44 0

Como começar o ano fortalecendo sua imunidade

Um sistema imune fortalecido é essencial para que o nosso organismo tenha as armas necessárias para a defesa contra agentes infecciosos, como vírus e bactérias.

Num cenário de pandemia, prezar pela imunidade se torna ainda mais importante, apesar de não dispensar outros cuidados, como o distanciamento social e a higiene pessoal.

Por isso, hoje vamos ver maneiras de fortalecer a imunidade e começar o ano com mais saúde e disposição. Boa leitura!

Como aumentar a imunidade?

Fortalecer o sistema imune não é algo muito complicado. Mudanças simples de comportamento, como uma dieta mais saudável e noites de sono bem dormidas possuem um grande impacto no funcionamento do sistema imunológico. Entenda:

Se alimente de forma saudável

A alimentação é muito importante para a saúde de forma geral, mas também desempenha um papel fundamental sobre a imunidade devido a ingestão de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Portanto, uma dieta que busque fortalecer o sistema imune deve incluir alimentos com alto teor de vitaminas A, B, C, D e E, além dos minerais ferro, zinco e selênio.

Durma bem

Durante o sono, nosso corpo trabalha na reparação celular, eliminação de toxinas, regulação hormonal e no processamento de memórias e informações.

Sabendo disso, podemos observar que, apesar de parecer um tempo “desperdiçado”, o sono é essencial para o bom funcionamento do corpo, incluindo a imunidade.

A privação do sono, por exemplo, nos torna mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

Em outras palavras: a falta de sono compromete a imunidade.

Portanto, preze pelo seu sono. Dedique uma porção do seu tempo para garantir que você terá uma noite de sono tranquila e sem interrupções.

Uma dica importante é encontrar um ambiente livre de barulhos e tirar todas as telas de perto na hora de dormir, seja televisão ou celular.

A luz emitida por essas telas “engana” o nosso cérebro, fazendo-o achar que ainda não escureceu. Com isso, a produção do hormônio responsável pela sensação de sono, a melatonina, tem a sua produção interrompida, o que dificulta o ato de pegar no sono.

Pratique exercícios físicos

Movimentar o corpo é imprescindível para quem quer viver uma vida com mais qualidade e saúde. Exercícios físicos liberam hormônios que estimulam o bem-estar, fazem com que as pessoas durmam melhor, além de reduzir o estresse e a ansiedade.

O ideal é praticar 30 minutos de exercícios físicos ao dia, seja yoga, pilates, dança, musculação, corrida, etc. O tempo de 30 minutos é o suficiente para fortalecer a imunidade e viver uma vida mais saudável e feliz.

Alimentos que aumentam a imunidade

Como vimos anteriormente, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais é essencial para fortalecer a imunidade. Por isso, agora vamos dar algumas dicas de alimentos ricos nesses nutrientes para você incluir na sua dieta a partir de hoje. Confira:

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como a laranja, kiwi, acerola, limão, couve, pimentão e outras são ótimas fontes de vitamina C, um antioxidante com grande efeito sobre o sistema imunológico, que aumenta a resistência do organismo.

Vegetais verdes escuros

Brócolis, couve, espinafre e outros vegetais verdes escuros possuem uma concentração grande de ácido fólico em sua composição. Esse nutriente faz parte da produção de glóbulos brancos, células de defesa do organismo.

O ácido fólico também pode ser encontrado em alimentos como o feijão, cogumelos e fígado.

Alimentos ricos em zinco

O zinco é um nutriente que ajuda a combater resfriados, gripes e outras doenças do sistema imune. Por isso, o consumo de carnes, cereais integrais, castanhas e leguminosas, como o feijão e a lentilha, por exemplo, são essenciais.

Oleaginosas

Castanhas, amêndoas e óleos vegetais, como o óleo de girassol, milho e canola, são ricos em vitamina E, a qual possui grande impacto sobre o sistema imune, especialmente em pessoas idosas.

Alimentos ricos em ômega-3

O ômega-3 auxilia no funcionamento das artérias e da circulação em geral, prevenindo inflamações e aumentando a imunidade do organismo.

Você pode encontrar ômega-3 em grandes quantidades em alimentos como salmão, sardinha, semente de chia, nozes e linhaça.

Iogurtes

Os iogurtes, em especial na sua versão natural, são ricos em microorganismos, que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, ou seja, das bactérias que auxiliam a digestão no intestino.

Ter um intestino funcionando bem é essencial para a absorção dos nutrientes e vitaminas que auxiliam no sistema imune.

Além disso, os iogurtes são excelentes fontes de cálcio e vitamina D, que ativam as células do sistema imune a combater infecções.

Geleia real

A geleia real é considerada um superalimento devido a alta concentração de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes importantes para a saúde em geral.

Quando consumida em jejum, é benéfica ao sistema imunológico justamente devido a grande quantidade de vitamina C e vitaminas do complexo B presentes em sua composição.

Própolis

O própolis é um alimento benéfico para o sistema imune, pois contém proteínas e outros compostos capazes de regular esse sistema, além de ser um excelente antibacteriano e antiviral.

Além disso, o própolis ativa os passos iniciais do sistema imune ao estimular receptores específicos e a produção de citocinas, substâncias que modulam a imunidade.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácido láurico e ácido cáprico. Essas substâncias têm a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.

Além disso, o óleo de coco contribui para o funcionamento do intestino, que, como vimos anteriormente, é essencial na absorção das vitaminas e minerais que auxiliam na imunidade.

Outras formas de aumentar a imunidade

Além da alimentação, existem outras formas de se adquirir as vitaminas e minerais que contribuem para o melhor funcionamento do sistema imune.

Uma dessas formas é através do uso de suplementos alimentares, como os da linha  FORTEVIRON VITAMIN, que são compostos por vitaminas, minerais e aminoácidos capazes de fortalecer o processo imune do organismo!


Fonte(s): Clinica Ceu, Tua Saúde, Minha Vida, Unimed, UOL e UOL 2.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *