Ainda que muitas pessoas experimentem sintomas de estresse ou ansiedade ao longo da vida, isso não significa que essas duas condições andem sempre juntas. Saber diferenciar as reações do seu corpo ajuda a entender melhor as causas e, consequentemente, buscar o tratamento mais adequado.
Em linhas gerais, podemos colocar a situação da seguinte forma: a ansiedade se reflete mais em preocupações intensas, enquanto o estresse, o que vemos é um aumento da irritabilidade. Claro, há momentos em que os sintomas se cruzam e fica difícil distinguir o que é uma coisa e o que é outra.
Assim, é fundamental contar com o apoio de um profissional de saúde para obter um diagnóstico mais preciso e que leve em consideração múltiplos fatores do seu estilo de vida.
O que é ansiedade e quais são os principais sintomas?
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse, perigo ou incerteza. Ela é uma parte normal da vida e pode até mesmo ser útil em algumas situações, motivando as pessoas a permanecerem alerta e focadas.
No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere nas atividades diárias, pode ser considerada um transtorno de ansiedade. Os principais sintomas da ansiedade variam, mas geralmente incluem uma combinação de sintomas físicos, emocionais e comportamentais.
Sintomas físicos
- Taquicardia ou palpitações;
- Respiração rápida ou falta de ar;
- Tensão muscular;
- Tremores;
- Sudorese excessiva;
- Boca seca;
- Problemas gastrointestinais, como dor abdominal ou náusea.
Sintomas emocionais
- Inquietação;
- Nervosismo;
- Sensação de apreensão ou medo constante;
- Irritabilidade;
- Dificuldade em se concentrar;
- Antecipação apreensiva.
Sintomas comportamentais
- Evitar situações que provocam ansiedade;
- Comportamentos repetitivos, como roer unhas ou balançar as pernas;
- Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo;
- Dificuldade em relaxar.
O que é estresse e quais são os principais sintomas?
O estresse é uma resposta do organismo a situações que exigem uma adaptação ou reação. É uma reação natural do corpo a desafios e demandas, conhecida como resposta ao estresse.
Em algumas situações, o estresse pode até ser útil, motivando a pessoa a enfrentar desafios, lidar com situações difíceis e permanecer alerta. No entanto, quando o estresse se torna crônico ou excessivo, pode ter efeitos prejudiciais à saúde física e mental. Aqui estão alguns dos sintomas comuns do estresse.
Sintomas físicos
- Dores de cabeça;
- Tensão muscular;
- Fadiga;
- Problemas de sono (insônia ou sonolência excessiva);
- Distúrbios gastrointestinais (como dor de estômago);
- Mudanças no apetite.
Sintomas emocionais
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Tristeza ou depressão;
- Mudanças de humor;
- Sentimentos de sobrecarga;
- Dificuldade em relaxar.
Sintomas cognitivos
- Dificuldade de concentração;
- Esquecimento;
- Preocupação constante;
- Pensamentos negativos;
- Dificuldade em tomar decisões.
Quais são as diferenças entre estresse e ansiedade?
Em resumo, ainda que o estresse e a ansiedade compartilhem algumas características semelhantes e estejam inter-relacionados, eles são conceitos distintos. Podemos fazer essa diferenciação observando aspectos como natureza da resposta, causa e duração, resposta fisiológica, foco temporal e adaptabilidade.
Natureza da Resposta
O estresse é a resposta, natural e adaptativa, do corpo a qualquer demanda ou desafio. Já a ansiedade trata-se de uma resposta específica a uma situação percebida como ameaçadora e geralmente está associada a preocupações sobre o futuro.
Causa e duração
As situações de estresse podem ser causadas por uma variedade de fatores, como pressões no trabalho, mudanças na vida, eventos traumáticos, entre outros. Já a ansiedade pode ser aguda em resposta a uma situação imediata ou persistente como parte de um transtorno de ansiedade.
Resposta fisiológica
Em circunstâncias de estresse, é desencadeada a liberação de hormônios, como cortisol e adrenalina. Isso prepara o corpo para enfrentar a situação desafiadora. Na ansiedade, as reações são semelhantes, incluindo aumento da frequência cardíaca, respiração rápida e tensão muscular.
Foco temporal
O estresse pode estar relacionado a eventos passados, presentes ou futuros. Pode ser uma reação imediata a uma situação ou uma resposta a desafios contínuos. Já a ansiedade geralmente está associada a preocupações futuras.
Adaptabilidade
O estresse pode ser adaptativo, ajudando a pessoa a lidar com desafios e alcançar metas, incentivando até mesmo ação e crescimento. Já a ansiedade pode ser desadaptativa quando é excessiva, persistente e interfere nas atividades diárias.
…..
Somente o diagnóstico feito por um profissional de saúde é que pode dar o caminho para o melhor tratamento. Dependendo do caso, além de medicamentos, pode ser necessário fazer mudanças no estilo de vida. Acompanhamento psicológico também pode ser uma alternativa.
Além de medicamentos específicos, o uso de soluções complementares pode ser benéfico em todas as fases do tratamento.
É o caso do Nervocalm, um medicamento de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, referenciadas nas matérias médicas homeopáticas em todo o mundo, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia.
Leia a bula e consulte o seu médico sobre essa alternativa.