Existe uma maneira de treinar o cérebro para que ele se sinta mais preparado para fazer as tarefas do dia a dia? Sim, é possível treinar o pensamento da mesma maneira que preparamos o corpo para suportar a rotina. O que talvez você não saiba é de que maneira fazer isso de forma eficiente.
À medida que envelhecemos, precisamos de mais estímulos para manter as condições de antes. Porém, a boa notícia é que, de fato, oferecer melhores condições para o cérebro desempenhar seu papel – e exercitá-lo na medida do possível – são maneiras inteligentes de se manter um raciocínio rápido e uma memória mais efetiva.
Listamos aqui alguns desses exercícios e condições essenciais para o bom funcionamento do cérebro.
1. Tenha boas noites de sono
Uma boa noite de sono serve como elemento reparador da saúde e age diretamente no cérebro. Uma mente alerta e criativa é uma mente descansada. Enquanto dormimos, o cérebro retém e processa informações e estímulos que recebemos ao longo do dia. Quando não dormimos, essa capacidade fica comprometida.
Portanto, para solidificar a memória e fortalecer as conexões cerebrais, é fundamental ter boas noites de sono. Pelo menos 8 horas por noite, em ambiente escuro e arejado, e de preferência sempre em horários regulares.
2. Priorize uma alimentação saudável
Os alimentos que ingerimos são fundamentais para a maneira como o nosso corpo reage. Aqueles que optam por comidas mais gordurosas ou menos ricas em nutrientes acabam se privando de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.
Refeições completas são mais benéficas para a saúde do que pequenos lanches. Inclua na sua dieta alimentos como frutas vermelhas, folhas escuras, peixes, amendoim, nozes e cúrcuma. Claro, não se limite a eles e procure consumir alimentos de todos os grupos nutricionais, sem pular refeições.
3. Estimule diretamente o cérebro
Uma vez que o corpo está saudável, é hora de estimular o cérebro com atividades que o desafiem. É o caso de jogos e aplicativos capazes de estimular o desenvolvimento cognitivo, como quebra-cabeças e palavras-cruzadas. Quanto mais complexos ou diferentes eles forem, melhor.
Esse tipo de atividade estimula o cérebro a lembrar da posição de imagens, de termos específicos e de conexões entre palavras, imagens e significados. Os jogos de videogame também podem ser uma boa pedida, desde que priorizem o raciocínio em vez da simples repetição de comandos.
4. Desligue a TV e vá ler um livro
Esse conselho certamente você já ouviu em outras ocasiões e ele não poderia ser mais verdadeiro: ler um livro é muito mais eficiente para o cérebro do que assistir à programação da TV por algumas horas. Isso se deve ao fato de que a leitura exige uma forma de compreensão mais complexa do que ver imagens.
Crie o hábito de ler alguns minutos por dia, mas não antes de dormir. Procure fazer isso quando estiver desperto e fora da cama. Se possível, busque conteúdos diferentes entre si. Leia livros técnicos, autoajuda, romances ou biografias, mas procure variar os estímulos para ter sempre um desafio à sua frente. Nesse aspecto, sair da zona de conforto é muito benéfico.
5. Dê um boost nos dias em que você estiver precisando
Mesmo seguindo à risca todas essas dicas acima, tem dias que o nosso corpo não acordará tão disposto quanto gostaríamos. É justamente aí que entram em cena os suplementos e os estimulantes. Eles não costumam ter contraindicações, mas não custa comentar sobre eles com seu médico antes de utilizá-los.
É o caso do Energiton, um energético em forma de comprimido. O Energiton foi criado para atender o público que precisa de energia concentrada ou por mais tempo e não quer ingerir açúcar e caloria: cafeína 100% pura! Você pode tomar Energiton a qualquer hora do dia ou da noite e não precisa combinar com nenhuma bebida.
A cafeína 100% pura do Energiton é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Penetrando na corrente sanguínea, atinge o córtex cerebral exercendo ali seus efeitos. O que se percebe, imediatamente, é a diminuição do sono e da fadiga revigorando o organismo.