Crise de ansiedade, falta de um propósito claro de vida e pensamento fixo em situações hipotéticas que ainda não se concretizaram – esses são apenas alguns dos sentimentos relacionados ao estresse, que muitas vezes é gerado por hábitos do nosso estilo de vida.
O uso desmedido de redes sociais, por exemplo, pode ser um gatilho para despertar pensamentos negativos, uma vez que tendemos a nos comparar com outras pessoas que supostamente parecem mais felizes e com vidas perfeitas.
A maneira como cada um reage a esses estímulos é determinante para o controle da ansiedade e do estresse. Sem apoio ou conhecimento de si mesmo, é fácil cair na armadilha de tornar o próprio cenário repleto de angústia, como se algo fosse acontecer a qualquer momento. Portanto, a pergunta é: será possível controlar o pensamento para ajudar a gerenciar o estresse?
Autoconhecimento: por que ele é tão importante?
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para evitar pensamentos negativos e não gerar situações de estresse sem necessidade. Cada um de nós tem limitações, pontos fortes e pontos fracos. Por isso, saber quais são eles nos impede de criar uma espécie de “competição” com amigos e desconhecidos.
Em outras palavras: a felicidade das pessoas que você segue nas redes sociais independe da sua. Aqueles que têm um propósito de vida claro sabem exatamente quais passos devem ser dados para alcançar suas metas e objetivos. Se outro alguém chegar lá mais rápido, ou de forma mais eficiente, não deve ser um parâmetro de comparação.
Como controlar a ansiedade causada pela falta de autoconhecimento?
Ainda que você possa dar os primeiros passos sozinho, em algum momento é recomendável buscar uma orientação psicológica. Terapeutas e psicólogos são profissionais que existem justamente para tentar nos ajudar a compreender os problemas do dia a dia, abrindo nossos olhos para a forma como encaramos as coisas.
Portanto, independente de estar passando por crises de ansiedade ou não, vale a pena incluir entre as suas metas de vida a consulta regular a um profissional que possa prestar esse tipo de orientação.
Além disso, alguns outros conselhos também podem ajudar a aliviar o estresse com o passar do tempo.
1. Limite o uso de redes sociais
O uso em excesso de redes sociais pode fazer com que você crie uma falsa imagem de que tudo que não está ao seu alcance é melhor e faça com que você se sinta pressionado a fazer mais. Restrinja o uso a algumas horas no dia e seja mais seletivo com relação às informações que você consome.
2. Tenha um propósito de vida
Quando não sabemos o que fazer, qualquer situação é capaz de nos arrastar para um caminho – e nem sempre ele é o melhor. Por isso, é tão importante trabalhar o seu autoconhecimento. A partir do entendimento dos seus gostos e preferências, torna-se possível trilhar um caminho evolutivo em busca de uma vida melhor, sem seguir modelos que não são necessariamente os melhores para você.
3. Cuide de si mesmo
O nosso maior patrimônio é o nosso corpo. O ditado “mente sã, corpo são” não existe por acaso. Para estar com a cabeça “em ordem” é preciso prestar atenção na saúde. Tenha boas noites de sono, faça atividades físicas, alimente-se de forma adequada e cuide da sua aparência. Faça checkups de saúde regulares e, se sentir alguns sintomas, não adie a visita ao médico.
4. Celebre as pequenas conquistas
Uma grande conquista é feita de pequenas vitórias que alcançamos todos os dias. Sempre que as coisas saírem como planejado, permita-se comemorar a conquista. Pequenas metas alcançadas todos os dias nos motivam a seguir em frente, liberando dopamina, uma substância que melhora o ânimo e a motivação.
5. Não tente controlar tudo
Nem mesmo o melhor dos planejamentos é capaz de controlar tudo, e isso não deve ser motivo de frustração. Entenda e aceite que certas coisas não dependem da sua vontade ou do seu esforço. Mas desenvolva a habilidade de se conectar com o presente e viver o momento, sem se apegar tanto ao passado ou se preocupar com o futuro.
Alimentação adequada é base de uma vida melhor
Quando se trata de manter o corpo saudável, nada é mais importante do que a alimentação. Evite consumir alimentos de difícil digestão, gordurosos ou ultraprocessados. Prefira frutas, verduras e legumes, além de alimentos in natura. Quando cuidamos do nosso corpo, nos sentimos mais dispostos a fazer outras atividades.
Pessoas que não se alimentam bem também não conseguem ter boas noites de sono e frequentemente se sentem mais cansadas do que o habitual. Se precisar, faça a reposição de vitaminas e sais minerais por meio de suplementos.
Tudo na vida é uma questão de equilíbrio, sem radicalismos. Viva um dia de cada vez e, se precisar, não hesite em procurar ajuda. Ninguém é perfeito, portanto, não há motivos para se cobrar tanto.