A hipertensão é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população adulta em todo o mundo sofre de pressão alta – e esse índice tem aumentado ao longo dos anos.
Essa condição é genética, ou seja, não tem cura. Além do mais, a falta de cuidados pode levar a quadros de acidente vascular cerebral, doenças circulatórias e insuficiência renal. Porém, é possível controlar a hipertensão e prevenir os seus sintomas simplesmente adotando hábitos de vida mais saudáveis.
Vamos entender um pouco mais sobre a hipertensão arterial e descobrir quais são as principais maneiras de se prevenir das suas consequências.
Hipertensão arterial: causas e sintomas
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada pelo excesso de pressão do sangue contra a parede das artérias. Trata-se de um quadro de saúde crônico, de origem genética, diagnosticado quando a aferição mostra a pressão frequentemente acima de 140×90 mmHg.
Pacientes com essa condição devem ir ao médico com frequência para realizar exames laboratoriais, além de fazer um acompanhamento em casa, utilizando medidores de pressão arterial. Ainda que não exista uma cura, é possível controlá-la para evitar que os sintomas mais graves apareçam.
Alguns dos principais sintomas experimentados por pacientes com hipertensão arterial incluem dores de cabeça, sensação de tontura, palpitações, falta de ar e possíveis alterações na visão.
Como prevenir e tratar a hipertensão arterial
Como se trata de uma condição genética, nem sempre é possível atribuir uma causa específica para a hipertensão arterial. Entretanto, sabe-se que alguns fatores podem potencializar os sintomas e, em razão disso, é importante que você tome ações para prevenir o agravamento. Fatores de risco incluem:
- Excesso de consumo de sódio (sal) nas refeições;
- Sobrepeso e obesidade;
- Falta de atividades físicas;
- Exposição contínua a situações de estresse;
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
A boa notícia é que você pode adotar hábitos saudáveis e, com isso, evitar que os sintomas apareçam. Casos mais graves podem ser acompanhados de medicação adicional, sob orientação de um profissional de saúde. Contudo, esses hábitos podem fazer a diferença no seu dia a dia.
1. Pratique atividades físicas
Exercícios físicos ajudam a baixar a pressão arterial. Simples assim. Por isso, a falta de atividades físicas é apontada como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Porém, é fundamental que você pratique uma atividade adequada ao seu estilo de vida e à sua condição física. Vinte minutos de caminhada por dia já pode ser o suficiente.
2. Diminua o consumo de sal
O sal interfere diretamente nos níveis de pressão arterial, pois ele faz com que o corpo retenha mais líquido. Se você consome muito sal nas refeições, reduza aos poucos essa quantidade. Alimentos ricos em sódio, como refrigerantes zero, conservas e alimentos embutidos também devem ser evitados. Como alternativa, use ervas aromáticas como tempero.
3. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool interfere no bom funcionamento do organismo e, se você toma algum remédio para controle de pressão, pode perceber complicações. Estudos mostram variações altas na pressão arterial de pacientes que bebem excessivamente bebidas com álcool. Em contrapartida, não há estudos conclusivos que mostram problemas similares associados ao consumo moderado.
4. Evite situações de estresse
Momentos em que estamos sobrecarregados emocionalmente ou vivenciando situações de estresse são propícios para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Nem sempre é possível evitar essas situações, mas mudar a maneira como encaramos esses contratempos pode ser uma opção. Se necessário, busque auxílio psicológico, mas tente se expor menos a situações de estresse.
5. Tenha boas noites de sono
O sono tem um efeito reparador em nosso organismo. Dormir mal significa sofrer nos dias seguintes com sonolência, irritabilidade e até mesmo fazer uma má alimentação. Procure dormir sempre no mesmo horário e tenha pelo menos 7 horas de sono. O ambiente deve ser arejado e escuro. Evite levar o celular para a cama, pois o brilho da tela pode dificultar o processo de adormecer.
…..
Além de uma vida regrada, um corpo saudável também é construído a partir do consumo de todas as vitaminas e nutrientes necessários em nosso dia a dia. A WP Lab tem em seu portfólio diversos suplementos e medicamentos que podem ajudá-lo nesse sentido.
O Forteviron Vitamin Testo é um suplemento vitamínico que auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Já o Poliviron A-Z é um suplemento mineral em cápsulas com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode conversar com seu médico para entender melhor as suas necessidades, mas não há contraindicações para o consumo desses suplementos.