WP
61 0

Como ter mais disposição no seu dia a dia

Quando falamos em falta de disposição, estamos falando sobre energia. E existem vários fatores que podem interferir na nossa disposição, como noites mal dormidas, o estresse do dia a dia e uma alimentação não balanceada.

O lado bom é que, sabendo desses fatores de risco, podemos tomar ações para melhorar a nossa disposição.

Entenda mais sobre os fatores que sugam nossas energias e o que podemos fazer para ter mais disposição no nosso dia a dia. Confira:

Por que nos sentimos sem disposição?

Existem diversos fatores de risco que interferem na nossa disposição, como os efeitos do estresse no organismo e questões físicas ou doenças, como a falta de atividades físicas ou o hipotireoidismo. Entenda:

Falta de sono

O sono é um dos processos mais importantes do nosso organismo, tanto para a mente, quanto para o funcionamento geral do organismo.

Enquanto estamos dormindo, nosso cérebro se ativa e começa a regular tanto processos mentais, como a memória, quanto diversas outras funções do organismo, como o ajuste dos níveis hormonais no sangue.

Por essa razão, noites de sono mal dormidas têm um grande impacto físico e mental. Quando dormimos mal, ficamos menos atentos, com uma maior dificuldade de concentração e sentimos cansaço corporal.

Isso ocorre justamente porque o corpo não teve a oportunidade de passar por todos os processos regulatórios que o sono propicia.

Alimentação irregular

Uma alimentação não balanceada, além de poder gerar problemas de saúde, pode contribuir para a falta de energia e disposição do dia a dia. Deficiências em ferro, vitaminas, gorduras boas e minerais são os grandes responsáveis.

Além disso, é comum se sentir indisposto após a ingestão de açúcares e gorduras, pois esses alimentos podem prolongar a digestão, induzir o corpo a um gasto calórico desnecessário e alterar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença que se manifesta quando a glândula tireóide não produz uma quantidade suficiente de hormônios responsáveis pelo controle do gasto e armazenamento de energia.

Uma das suas consequências é o aumento do cansaço e da indisposição, que costumam vir associados a outros sintomas, como o raciocínio lento, pele seca, ganho de peso, constipação intestinal e queda capilar.

Se você pensa que pode estar sofrendo deste problema, consulte um endocrinologista. Felizmente, com acompanhamento médico regular, existe tratamento para essa doença.

O que fazer para ter mais disposição?

Agora que vimos algumas das causas da indisposição, é hora de nos aprofundarmos no que fazer para combatê-la. A maioria das coisas que podemos fazer são simples mudanças de hábito, como se alimentar melhor e diminuir o consumo de álcool à noite. Entenda:

Faça exercícios

Sim, fazer exercícios para combater o cansaço e a indisposição parece algo que não faz muito sentido lógico, afinal o ideal não seria descansar?

Entretanto, o fato é que a prática regular de exercícios físicos vai te ajudar a se sentir mais energizado a longo prazo. É claro que a curto prazo, fazer exercícios vai te deixar cansado, mas é necessário focar nos impactos da prática no decorrer do tempo.

Exercícios físicos simples, como uma caminhada de 15 minutos, podem te ajudar a se sentir mais disposto.

Isso ocorre porque, durante a prática de exercícios físicos, o corpo libera diversas endorfinas que melhoram o humor e contribuem para a regulação hormonal do organismo.

Evite beber álcool a noite

Apesar do álcool possuir um efeito sedativo no começo da sua ingestão, essa substância, na verdade, interfere na qualidade do sono. O álcool altera o ciclo do sono, não permitindo que se chegue até a etapa dos sonhos (sono REM).

O sono REM, ou Rapid Eyes Moviment (Movimento Rápido dos Olhos) é o momento mais importante de todo o ciclo do sono.

É durante esse momento em que sonhamos e que o corpo está mais ativo com relação aos mecanismos de regulagem interna.

Como o álcool impede a chegada do sono REM, o resultado é catastrófico: a pessoa dorme menos e acorda mais cansada no dia seguinte.

Durma bem

Uma boa noite de sono é essencial para recuperarmos as nossas energias. Por isso, dedique seu tempo à higiene do sono.

Uma das formas de fazer isso é garantindo que o local onde você irá dormir seja livre de barulhos excessivos e luzes intensas.

Sons altos atrapalham o sono e as luzes acesas dificultam o processo de adormecimento, já que inibem a produção de melatonina, hormônio responsável por fazer com que sintamos vontade de dormir.

Tenha uma alimentação saudável

Como vimos anteriormente, a alimentação pode ser um grande fator de impacto na falta de disposição. Portanto, prezar por uma dieta rica em vitaminas, minerais, gorduras boas e ferro é uma forma de aumentar a sua disposição.

Outra dica é adotar o hábito de consumir chás relaxantes, como o chá de camomila, durante a noite. Essas bebidas podem te ajudar a descansar, recarregar as energias e pegar no sono mais rápido.

Outras formas de aumentar a disposição

Quando essas alternativas naturais não funcionam, o ideal é procurar um médico para avaliar o seu problema mais de perto. Como vimos anteriormente, é possível que você esteja sofrendo de algum problema hormonal, como o hipotireoidismo.

Outra possibilidade é o paciente estar sofrendo de casos de ansiedade e insônia, que não o permitem dormir direito, o que causa a indisposição no dia seguinte.

Em ambos os casos, existe tratamento. No caso do hipotireoidismo, é ideal procurar um endocrinologista. No caso da ansiedade e insônia, um psiquiatra pode ser a melhor opção.

Entretanto, também existem exceções. Há dias em que simplesmente não conseguimos aproveitar todo o descanso de que necessitamos devido às pressões do trabalho ou dos estudos.

Nesses casos, pode-se utilizar energéticos em comprimidos, como o Energiton Black. Esse suplemento auxilia nas atividades que demandam uma descarga de energia e concentração, como dirigir por mais tempo e estudar por várias horas.

Energiton foi criado para o público que precisa de energia concentrada ou por mais tempo e não quer ingerir açúcar. Por isso, o comprimido da Energiton é composto de 100% cafeína. 

Você pode utilizar Energiton a qualquer hora do dia ou da noite e não precisa combinar com nenhuma bebida. 


Fonte(s): Ecycle, Catraca Livre, Bionatus, Namu e Hospital São Lucas.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *