homem de cerca de 40 anos com bons níveis de testosterona exibindo os músculos do braço

COMPARTILHE

Confira 10 alimentos que podem aumentar a testosterona

Você sabia que apenas fazendo mudanças na sua alimentação é possível aumentar os níveis de testosterona no organismo? Esse hormônio, produzido pelo próprio corpo, tem papel fundamental na regulação do humor, do apetite sexual e no desenvolvimento da massa muscular.

Então, quer dizer que é só ingerir certos alimentos e as coisas vão melhorar? Não é bem assim. É preciso observar ainda um conjunto de fatores, o que inclui uma alimentação mais saudável, boas noites de sono, prática de exercícios físicos e uma rotina livre de estresse.

Além disso, é necessário ter acompanhamento médico e realizar exames laboratoriais para identificar quais são os seus índices de testosterona e compreender o quanto eles estão acima ou abaixo dos padrões recomendados de acordo com a idade.

Qual é o índice ideal de testosterona?

De acordo com a Endocrine Society e a American Urological Association, o nível de testosterona na faixa entre 300 e 1.000 ng/dl é visto como normal. De forma geral, pode-se considerar os 300 ng/dl como a linha de corte para diagnósticos; e se os exames constarem um valor abaixo disso podem ser apontados como “baixo nível de testosterona”.

Vale lembrar aqui que esse resultado é obtido a partir de um exame laboratorial e diversos fatores podem influenciar o índice. À medida que envelhecemos, perdemos cerca de 1% do índice médio de testosterona por ano a partir dos 40 anos.

A hora do dia também tem influência no resultado. Pela manhã, os índices costumam ser mais altos, diminuindo ao longo do dia. Por isso, os médicos costumam medir a testosterona entre 7h e 10h para que os resultados sejam mais consistentes. Todas essas orientações serão passadas pelo seu médico e pelo laboratório escolhido para a realização dos exames.

O que comer para aumentar os índices de testosterona?

Antes de conhecer os alimentos, fique de olho nas vitaminas e minerais que mais impactam a produção de testosterona: zinco e ômega-3 são peças-chave nessa equação e, portanto, estarão presentes na maioria das sugestões que indicamos abaixo. Se for recorrer à suplementação, observe se a composição do produto em questão contempla esses itens.

1. Abacate

homem preparando refeição com abacate

As principais vitaminas presentes no abacate são o betacaroteno e o ômega-3. Esses dois nutrientes antioxidantes regulam os níveis de colesterol HDL e LDL, favorecendo a produção de testosterona.

2. Cacau

O cacau é um fruto rico em duas substâncias: quercetina e apigenina. Esses dois compostos são antioxidantes que ajudam a proteger as células responsáveis pela produção de testosterona contra os radicais livres.

3. Castanha-de-caju

Oleaginosa rica em zinco, a castanha-de-caju é um dos alimentos mais interessantes para quem busca aumentar os índices de testosterona. Ela pode ser uma facilitadora no ganho de massa muscular, tanto para homens quanto para mulheres.

4. Espinafre

Único vegetal da nossa lista, o espinafre é um alimento rico em vitaminas A e C. Esses nutrientes têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e protegendo as células responsáveis pela produção de testosterona.

5. Gergelim

Também rico em zinco, o gergelim é outra boa opção para aumentar a produção de testosterona. Você pode incluí-lo na alimentação ao longo do dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.

6. Linhaça

O segredo da linhaça está no ômega-3. Isso faz com que esse alimento seja benéfico para diminuir os níveis de LDL (o colesterol ruim) e aumentar os índices de HDL (o colesterol bom). Estar dentro dos parâmetros considerados ideais nesses dois quesitos influencia diretamente a produção de testosterona.

7. Ostras

Ostras não são tão baratas e nem acessíveis em algumas regiões do país, mas elas têm a fama de afrodisíacas não é por acaso. Ricas em zinco, elas podem aumentar diretamente a produção de testosterona.

grupo de pessoas comendo ostras

8. Ovos

Ovos, sejam eles de galinha, de codorna ou de pata, também impactam diretamente na produção de testosterona. O mérito aqui reside na Vitamina D, nutriente essencial para as células que produzem testosterona.

9. Romã

Este fruto não é encontrado com facilidade em qualquer supermercado, mas se você tiver acesso a ele pode ser uma boa pedida em relação à testosterona. Rico em quercetina, taninos e ácido elágico, o fruto tem ação antioxidante para proteção das células responsáveis pela produção de testosterona.

10. Sardinha

Assim como outros peixes, as sardinhas são ricas em ômega-3. Nesse caso específico, há ainda boas quantidades de vitamina D, o que torna esse um dos alimentos mais completos na missão de ajudar a aumentar a produção de testosterona.

…..

Sabemos que apesar de todos os cuidados, nem sempre é possível ter uma alimentação saudável todos os dias. Por isso, a solução é recorrer a alternativas que sejam capazes de garantir as quantidades mínimas de nutrientes de que necessitamos. Duas ótimas opções nesse sentido são o Forteviron Vitamin Testo e o Multiviron 50+.

O Forteviron Vitamin Testo é um suplemento alimentar que auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Já o Multiviron 50+ foi desenvolvido especialmente para pessoas a partir dos 50 anos, e conta com todas as vitaminas e sais minerais que complementam sua alimentação, fortalecendo a saúde e a imunidade. Consulte seu médico.

TAGS

TPM Reduxina