De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que 40 milhões de brasileiros sejam pré-diabéticos. Na prática, isso significa que seus exames apresentam níveis elevados de glicemia em jejum – entre 100 mg/dl e 125 mg/dl – e que pelo menos 25% desse total pode desenvolver diabetes do tipo II.
A boa notícia é que é possível reduzir os riscos de desenvolver a doença. Para isso, é preciso combinar uma alimentação saudável – e os 6 alimentos que mencionaremos aqui podem ser de grande auxílio. Além disso, evitar alimentos ultraprocessados ou com altas concentrações de açúcar, gordura e sódio também é fundamental para que a doença não evolua.
Selecionamos 6 alimentos que você deve incluir na sua dieta para prevenir o desenvolvimento de diabetes. Vale lembrar que mudanças drásticas na alimentação devem sempre vir acompanhadas de orientação por profissionais de saúde e nutrição.
Alimentos que podem auxiliar no tratamento do pré-diabetes
1. Abacate
Uma das consequências do diabetes é o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde ocular. O abacate conta com as substâncias luteína e zeaxantina em sua composição – ambas benéficas para a saúde dos olhos e capazes de prevenir a chamada degeneração macular. Outro aspecto positivo é o fato de que a gordura presente na fruta não tem impacto significativo na glicemia. Ainda assim, é preciso consumi-la em quantidades moderadas.
2. Feijão
Não é à toa que o arroz com feijão é o prato que sustenta a culinária brasileira. Falando do feijão, especificamente, ele traz vitamina B, minerais como cálcio, potássio e magnésio, além de ser rico em fibras. Comer feijão ajuda no controle do diabetes e na perda de peso, além de ajudar a regular a pressão arterial. Porém, cuidado com os acompanhamentos: feijão é ótimo, mas dentro de uma feijoada, por exemplo, é preciso ser consumido com moderação.
3. Nozes
As nozes são ricas em ácidos graxos saudáveis, substâncias essenciais para o bom funcionamento do coração. Como pessoas com pré-diabetes têm mais propensão a desenvolverem doenças cardíacas ou sofrerem derrames, consumir alimentos que previnem essas condições é parte essencial dos cuidados que você deve tomar. O consumo não precisa ser diário, mas considere comê-las pelo menos duas ou três vezes na semana.
4. Ovos
Também acessíveis e presentes na alimentação de grande parte da população, os ovos também são alternativas interessantes para quem está em fase de pré-diabetes. O consumo regular ajuda a aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom) e a reduzir os índices de LDL (o colesterol ruim). Cuidado ao consumir ovos fritos: em excesso, a gordura utilizada no processo de fritura é prejudicial.
5. Peixes
Os peixes são ricos em ômega-3, uma substância essencial para o sistema cardiorrespiratório e para o sistema nervoso. Quando você opta por ingerir mais gorduras poliinsaturadas, melhora o controle do açúcar e os níveis de lipídios no sangue. Qualquer peixe é bem-vindo na alimentação, mas algumas espécies trazem mais benefícios, como o salmão, a cavalinha, as sardinhas e o atum.
6. Vegetais de folhas verdes
Uma boa alimentação não deve deixar de lado nunca os vegetais. Em se tratando de prevenção ao diabetes, inclua os vegetais de folhas verdes na sua dieta. Nutritivos e com baixo índice calórico, eles são ricos em vitamina C, que ajuda a reduzir os danos às células e os processos inflamatórios. Lembra da luteína e da zeaxantina que citamos lá no abacate? Elas também estão presentes aqui em boas quantidades.
…..
Nem sempre conseguimos todas as vitaminas e minerais de que precisamos apenas com a alimentação. Em muitas situações, suplementos podem ajudar você a garantir o equilíbrio nutricional tão desejado. Se é complemento de vitaminas que você precisa, a WP Lab tem a solução. O Poliviron A-Z é suplemento vitamínico-mineral completo de A a Z, com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode garantir a harmonia do seu organismo e deixar a sua dieta mais completa. Consulte seu médico ou nutricionista sobre essa possibilidade.