A andropausa, popularmente conhecida como menopausa masculina, se manifesta a partir dos 60 anos. Entretanto, existem diagnósticos e tratamentos que podem ser realizados para amenizá-la, como reposição hormonal. Saiba mais sobre saúde masculina nesta matéria que o Clique Bem Estar disponibiliza com o intuito de prover informação e vitalidade para o homem.
O que acontece com o nosso organismo quando envelhecemos?
À medida que envelhecemos, os neurotransmissores (como acetilcolina, dopamina e serotonina) tendem a diminuir em nosso cérebro. Ao mesmo tempo, ocorre a morte das células nervosas, resultando na diminuição do volume cerebral. Ao mesmo tempo, as capacidades auditivas e visuais também sofrem modificações, implicando em dificuldades no desempenho de tarefas simples, como a memória, fala e noção espacial.
Além disso, o metabolismo sofre uma abrupta transformação ao longo dos anos, diminuindo a queima de calorias ingeridas. Em média, perdemos 1% da nossa massa muscular por ano a partir dos 45 anos e a tendência é um ganho de 0,5 kg de gordura nesse período.
No organismo masculino, com o passar dos anos, o envelhecimento das células sofre um declínio na função hormonal. No homem, a baixa nos níveis de testosterona são menos incisivos em comparação ao organismo feminino. A partir dos 40 anos a redução da testosterona é de 1% ao ano, resultando na andropausa masculina.
Qual é o papel da testosterona no corpo masculino?
Primeiramente, é importante entender o papel da testosterona no corpo do homem antes de compreender a andropausa. Esse hormônio é responsável por características como a voz grossa, pelos, musculatura e capacidade reprodutiva. A partir dos 40 anos, o nível de testosterona passa a diminuir, com taxas entre 1 e 1,2%. E aos 70 anos, a testosterona é 35% menor em comparação aos jovens adultos.
O que é a andropausa?
A andropausa é um termo usado para classificar a diminuição progressiva da produção de testosterona em homens após os 40 anos de idade. As mudanças ocorrem de modo gradual e são normalmente acompanhadas por alteração de comportamento, humor, fadiga, perda de energia e consequentemente, da libido.
A relação direta entre a testosterona e a andropausa é: quanto menos hormônio no organismo, maiores são os sinais da andropausa. Por mais que seja gradual, aos 60 anos o homem perde mais massa muscular e ocorre aumento da gordura corporal, além da diminuição do desejo sexual e dificuldade de concentração, dessa forma, os sintomas da andropausa se elevam e ficam mais evidentes.
Quais são os sintomas da andropausa?
Como citamos, os sintomas da andropausa são mais evidentes a partir dos 60 anos, quando os níveis de testosterona já são relativamente menores em comparação com o jovem adulto. Esses sintomas são:
- Indisposição;
- Fadiga;
- Alterações do humor;
- Irritabilidade;
- Acúmulo de gordura na região abdominal;
- Diminuição da libido;
- Dificuldades de concentração;
- Dificuldades de ereção;
- Queda de cabelos;
- Cansaço crônico;
- Perda de massa muscular.
Além desses fatores, há um risco maior de os homens desenvolverem problemas cardiovasculares, AVC e coágulos na corrente sanguínea. Contudo, mesmo sendo natural durante o envelhecimento, a andropausa, considerada a menopausa masculina, não está sujeita a nenhum tratamento preventivo, já que é um processo natural. Porém, existem tratamentos para atenuar os efeitos dela no organismo.
Como tratar a andropausa?
O tratamento para a andropausa baseia-se na aplicação de doses de testosterona feita por profissionais, com base em exames clínicos. A reposição pode ser realizada via injeção, pomada ou pílulas, o acompanhamento deve ser realizado por um médico. Após os 50 anos, é imprescindível que a pessoa consulte o médico com regularidade para cuidar da saúde e identificar os sintomas da menopausa masculina.
Manter uma alimentação saudável em conjunto com boas práticas, como consumir menos bebidas alcoólicas, não fumar, praticar atividades físicas, ter um sono adequado e mudar os hábitos de modo a promover boa saúde na terceira idade, é uma forma de amenizar os sintomas.
Existem casos em que o homem se adapta e continua vivendo uma vida normal nas novas condições do seu corpo, não havendo necessidade de reposição hormonal. É uma maneira de aprender a conviver com as novas condições de cada fase para ter um bem-estar e qualidade de vida.
FORTEVIRON® VITAMIN TESTO: você sempre pra cima!
FORTEVIRON® VITAMIN TESTO é um suplemento alimentar livre de açúcar para um homem mais forte todos os dias. Suplemento vitamínico que auxilia no aumento nos níveis de testosterona devido ao ácido D-Aspártico, amenizando os sintomas da andropausa. FORTEVIRON® VITAMIN TESTO está disponível em caixas contendo 60 comprimidos de 1,4 g cada, exclusividade no Clique Bem Estar.
No Blog do Bem Estar, você pode se informar sobre cuidados da saúde do homem em diferentes fases da sua vida. Bem-estar, informação e dicas para a qualidade de vida são imprescindíveis para ter vigor, vitalidade e disposição.