Quais são os nutrientes essenciais para o nosso organismo? A pergunta pode parecer simples, mas é provável que você não tenha uma resposta na ponta da língua para ela. Afinal, são dezenas de opções para que possamos escolher apenas aqueles que não podem faltar de jeito nenhum.
Porém, se fossemos escolher apenas alguns, os itens selecionados na lista abaixo certamente deveriam estar no topo da lista. A boa notícia é que dependemos única e exclusivamente da alimentação para obtê-los. Entretanto, ainda assim pode ser que a sua rotina não permita que você consuma as quantidades necessárias – e nesse caso a suplementação pode ser uma opção.
Vale lembrar que essa orientação é generalista, pois cada pessoa pode ter necessidades individuais que precisam ser avaliadas por um profissional de saúde. Vamos conhecer quais são os nutrientes essenciais para o organismo?
Proteínas
Estima-se que as proteínas devam representar algo entre 15% e 20% da nossa dieta – a quantidade exata varia de acordo com a idade ou a constituição física. Elas podem ser obtidas tanto a partir de produtos de origem animal quanto vegetal e contribuem para a formação dos tecidos.
Além disso, as proteínas participam de reações metabólicas da síntese de determinados hormônios. Você pode obter proteínas a partir de carne bovina, aves, peixes, ovos, leite, queijo, soja, feijão, lentilha e grão-de-bico, entre outros alimentos.
Carboidratos
Outro nutriente que deve estar sempre no topo da lista são os carboidratos, principal fonte de energia para o nosso corpo. Funcionando literalmente como um combustível, a falta deles interfere na prática de atividades físicas e na dificuldade de concentração, além de provocar aquela sensação de cansaço.
Algumas dietas indicam a redução de carboidratos, mas isso não significa deixar de comer alimentos ricos nessa substância, especialmente se eles forem considerados fontes saudáveis. É o caso da mandioca, da batata-doce, dos cereais integrais, da abóbora, do arroz integral e do milho.
Vitaminas
Aqui, falamos de outro nutriente essencial e com o qual você deve ter muita atenção, uma vez que o corpo não é capaz de produzi-lo. As vitaminas podem ser do tipo lipossolúvel (vitaminas A, D, E e K) ou hidrossolúvel (vitaminas B, C e H). A lista de benefícios é extensa e vai desde o fornecimento de energia até o auxílio na cura de doenças e infecções.
O alimento mais rico em vitaminas é o fígado, seja de galinha ou de boi. Ele é fonte de nada menos do que 9 dos 11 tipos de vitaminas. Os ovos são outra boa opção, trazendo pelo menos 7 tipos de vitamina. A falta de vitaminas pode ser um problema grave de saúde, portanto recorra à suplementação, sempre sob orientação médica, se necessário.
Minerais
Os minerais têm uma função reguladora em nosso organismo. Isso inclui equilíbrio do ácido-básico, estímulos nervosos, fortalecimento dos ossos e dos dentes, retenção da hidratação, estabilização do ritmo cardíaco, entre outras possibilidades. A lista de minerais também é extensa, mas os principais destaques são o cálcio, o magnésio, o sódio, o potássio e o ferro.
Certifique-se de que a sua alimentação diária tenha os seguintes itens:
- Cálcio: leite, iogurtes, queijos brancos, tofu e aveia;
- Cobre: frutos do mar, fígado, rim, nozes, frutas secas;
- Ferro não-heme: vegetais, como o feijão;
- Ferro heme: espinafre;
- Gorduras: azeites.
Gorduras
Nosso organismo precisa mesmo ingerir gorduras? A resposta é “sim”. Utilizamos a gordura para produzir energia e sintetizar hormônios. Porém, isso não significa que o consumo deva ser desenfreado: há gorduras boas, de origem vegetal e insaturadas, que quando consumidas nas quantidades corretas são benéficas para o nosso corpo.
É o caso das gorduras encontradas em alimentos como azeite de oliva, castanha-de-caju, nozes, amendoim e abacate. Fontes de ômega 3 e 6, elas auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), prevenindo doenças cardíacas e auxiliando até mesmo na absorção de vitaminas.
Complementando as necessidades do seu corpo
Além dos nutrientes que mencionamos acima, vale lembrar que você deve beber água, muita água. Ela é essencial para todas as funções do nosso organismo. Recomenda-se a ingestão de pelo menos 1,5 litro de água por dia, mas esse valor pode variar (para mais) de acordo com uma série de fatores.
Se pela alimentação não for possível garantir a ingestão mínima de nutrientes, recorra à suplementação – sempre conversando com seu médico antes. A WP LAB oferece opções das mais variadas em termos de suplementos, incluindo o Multiviron 50+. Trata-se de um suplemento alimentar desenvolvido especialmente para pessoas a partir dos 50 anos. Ele conta com todas as vitaminas e sais minerais que complementam a alimentação e fortalecem sua saúde e imunidade.