Com mais de 30% da população brasileira se automedicando, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (05/05) foi criado com o intuito de que as pessoas busquem apoio clínico de um profissional da área para evitar a intoxicação, superdosagem e overdose medicamentosa. Com essa matéria do Clique Bem Estar, você pode se inteirar da importância da conscientização e prevenção do ato de se automedicar. Confira!
Medicamentos salvam vidas
Medicamentos são importantes, porque, assim como as vacinas, eles salvam vidas e melhoram o quadro da nossa saúde. A sua utilização é a forma mais comum de terapia na sociedade, entretanto vale ressaltar que o abuso medicamentoso pode causar mais prejuízos que soluções. Por isso, foi criado o Dia Nacional do uso Racional de Medicamentos, em cinco de maio.
Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. As matérias da BVMS sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos têm como objetivo ressaltar o papel do uso indiscriminado de drogas e a automedicação como os responsáveis pelos altos índices de intoxicação por fármacos.
Medicar-se por conta própria traz riscos à saúde e ingerir substâncias de forma inadequada pode causar reações como a dependência química, intoxicação medicamentosa, lesão em órgãos internos e, consequentemente, a morte. O que reforça a discussão sobre o tema e reforça a importância de se utilizar os recursos medicamentosos corretamente.
Importância da dosagem correta
A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais informa que quando se usa um medicamento prescrito ou isento de prescrição, não somente a dosagem precisa ser observada, mas a periodicidade e horários de sua administração. O tempo que esse medicamento pode ser utilizado e suas interações com outras drogas e alimentos também devem ser observados.
Caso se trate de uma condição clínica, fique atento aos sintomas indesejados que possam piorar ou agravar o quadro de saúde. “Os medicamentos são diferentes e interagem entre si, por isso o entendimento sobre como deve ser usado contribui para a prevenção de eventos adversos como suas reações, eficácia, intoxicação e erros.” Cristiane de Araújo Silva, analista do Serviço de Farmacologia e Estudos da Funed.
Os perigos da automedicação
A matéria da Pfizer, gigante farmacêutica global, define que automedicar-se é o ato de ingerir remédios para aliviar sintomas sem qualquer orientação médica no diagnóstico, prescrição ou acompanhamento do tratamento. Em média, 35% dos medicamentos são adquiridos nas farmácias por pessoas que estão se automedicando e esses índices são altos.
A internet e a disponibilidade de informações médicas cria um ambiente propício para essa prática, no qual a própria pessoa faz seu diagnóstico e se automedica. Dessa forma, o uso indiscriminado de medicamentos pode ser um dos principais problemas de saúde do país. Por esse motivo, a ANVISA criou uma cartilha com orientações sobre o tema.
Quais são os cuidados importantes segundo o Conselho Federal e Regional de Farmácia?
Nas cartilhas sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Federal e Regional de Farmácia indicou uma série de cuidados importantes sobre os perigos da automedicação sem orientação clínica, veja a seguir:
Siga orientações dos órgãos oficiais de saúde
Em tempos de pandemia, em que a ansiedade e as inseguranças estão em níveis alarmantes, não se precipite. Pense um pouco e procure um médico em postos de saúde e hospitais antes de se automedicar.
Pare de se automedicar
O uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas leigas pode piorar seu estado de saúde. Por isso, vale ressaltar a avaliação prévia de um especialista antes de ingerir um medicamento.
Evite o uso excessivo de medicamento
O uso excessivo de medicamentos é um risco, por isso, ao realizar um checkup com o médico, você pode evitar superdosagem ou interações medicamentosas que podem gerar mal-estar.
Confira as informações sobre o medicamento
Lembre-se sempre de conferir nome, validade e quantidade informada na embalagem. Além disso, ao consultar um profissional da saúde, somente ele poderá indicar a posologia, a periodicidade e o tempo através de receita médica.
O que é superdosagem medicamentosa?
O portal Doctoralia define como superdosagem medicamentosa o ato de exagerar no uso de medicação de uma só vez. Isso leva o organismo a uma intoxicação de medicamentos e pode causar lesões irreversíveis a órgãos e tecidos do nosso corpo. Seja acidentalmente, por desconhecimento ou de forma proposital, é imprescindível que o indivíduo tenha em mente os riscos que ele corre caso realize essa prática.
Sintomas da Intoxicação medicamentosa
- Sudorese;
- Diarreia;
- Vômito;
- Tontura;
- Palpitação;
- Mudanças comportamentais;
- Aumento da salivação;
- Sedação.
O que é a overdose medicamentosa?
Em teoria, a overdose não mata, mas pode levar uma pessoa ao coma e, consequentemente, à morte. Quando se toma uma droga – medicamento –, a substância interage com o cérebro, ligando-se aos receptores que provocam a sensação esperada. Cada tipo de medicamento ativa receptores específicos e aumentar as doses pode agravar ainda mais o estado e comportamento da pessoa.
Ao continuar essa intoxicação medicamentosa, há, literalmente, uma pane no SNC (Sistema Nervoso Central), o que leva à overdose. Pessoas que sobreviveram a essa prática podem ter sequelas irreversíveis, alterações cognitivas, além de epilepsia.
O conhecimento é a melhor prevenção
As cartilhas e a criação do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é uma forma de prevenção. Conscientizar a população de modo a prevenir a automedicação e abuso medicamentoso é um meio de prover autocuidado e bem-estar para todos. Assim, com os programas de saúde envolvidos no processo de conscientização, os riscos de intoxicação medicamentosa diminuem consideravelmente e todos se beneficiam.
Medicamentos que podem melhorar sua saúde
O Clique Bem Estar e o Blog do Bem Estar são portais onde você tem acesso a produtos com exclusividade e comodidade, no conforto da sua casa. Temos os melhores medicamentos disponíveis no mercado de alto renome. Com os nossos produtos, você pode dormir melhor, ter um desempenho sexual aprimorado e adquirir suplementos que ajudam a manter a saúde em dia, evitando o envelhecimento precoce e aumentando a imunidade. Confira nossos produtos mais vendidos:
FORTEVIRON WP LAB® auxilia no tratamento da fraqueza física e mental, combatendo a diminuição ou ausência do desejo sexual, auxiliando na melhora do desempenho sexual. Para mais informações sobre o produto clique aqui. LEIA A BULA
FORTEVIRON WP LAB® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO OU O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Medicamento dinamizado e notificado junto à Anvisa conforme RDC nº 238/2018.
NERVOCALM WP LAB® é um medicamento de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, referenciadas nas matérias médicas homeopáticas em todo o mundo, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia. Para mais informações sobre o produto LEIA A BULA.
NERVOCALM WP LAB® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO OU O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Medicamento dinamizado e notificado junto à Anvisa conforme RDC nº 238/2018.
Sempre oferecemos os melhores preços e o melhor prazo de entrega! Entregamos para todo o Brasil! Está em busca de saúde e qualidade de vida? Então o Clique Bem Estar é o melhor lugar para você e sua família! O tratamento certo para você está aqui!