Quando ingerimos alimentos, vitaminas e suplementos, o metabolismo entra em ação para processar esses nutrientes e transformá-los naquilo que o nosso corpo precisa. Porém, com o passar dos anos, esse processo ocorre de maneira mais lenta.
Um metabolismo mais lento é propício para o acúmulo de gordura. A idade é apenas um dos fatores que contribuem para que esse processo fique mais lento. A falta de noites de sono adequadas, situações de estresse e a má alimentação também podem contribuir para esse quadro.
E existe uma maneira de acelerar o metabolismo? Sim, é possível dar uma força para o seu organismo oferecendo a ele algumas alternativas. Aqui, listamos algumas delas.
1. Beba muita água
A temperatura da água que está em nosso organismo é diferente da temperatura da água que tomamos – e precisamos beber pelo menos 2 litros de água por dia. Quando bebemos água, o corpo despende energia para deixar o líquido interno e externo em equilíbrio.
Portanto, beber água por si só é uma maneira de acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo “trabalhe” mais do que o necessário. Uma dica: beba água cerca de 1 hora antes das refeições se quiser perder peso: essa ação reduz a fome e faz com que você coma menos.
2. Evite o catabolismo muscular
O catabolismo muscular nada mais é do que o organismo consumindo músculos para obter energia depois de passar longos períodos sem receber alimento. Quando dormimos, por exemplo, passamos de 7h a 10 horas sem comer – e o corpo sente falta desses nutrientes.
A solução aqui é simples: faça uma refeição mais forte no café da manhã. De preferência, inclua na sua dieta frutas, proteínas e fibras. Esse trio é o mais indicado para quebrar o jejum e garantir que o seu metabolismo “desperte” com mais eficiência.
3. Tenha boas noites de sono
O sono é considerado um elemento reparador do organismo. Enquanto dormimos, permitimos que o corpo possa repor suas energias para ter energia no dia seguinte. Os problemas aparecem quando você não dorme direito ou passa uma noite em claro.
Sem a reposição de energia, nosso corpo não fica 100%. Assim, é natural a sensação de que os movimentos estão mais lentos e mais difíceis. Trata-se de uma reação natural e que deve ser evitada: para ter disposição e se manter ativo, dormir bem é fundamental.
4. Evite o estresse
Situações de estresse contribuem para deixar o metabolismo mais lento. Portanto, quanto mais complicada for a sua rotina, mais difícil será para que o metabolismo volte a ter protagonismo e funcione de maneira acelerada. Além disso, é comum sentir mais fome quando estamos estressados.
Aqui, não há outra solução: você precisa rever seus hábitos e seu estilo de vida, de uma maneira que seja possível eliminar a causa do que provoca estresse. Nem sempre é fácil ou possível, mas tente ao menos diminuir a intensidade e a frequência com que as situações estressantes ocorrem.
5. Reduza o intervalo entre as refeições
O ideal é que você faça seis refeições por dia, ou seja, café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e uma refeição leve antes de dormir. Quando comemos mais vezes ao dia, reduzimos as quantidades de alimentos e nos mantemos saciados por mais tempo.
Do ponto de vista metabólico vale lembrar que o organismo gasta calorias tanto para a digestão quanto para o armazenamento de nutrientes. Portanto, comer em intervalos menores é um estímulo à queima de calorias. Porém, não se esqueça de consultar sempre um profissional de nutrição para obter resultados de acordo com as suas necessidades.
…..
Além das dicas acima, não deixe de praticar exercícios físicos. Desde uma simples caminhada até a prática de atividades físicas de alta intensidade, tudo ajuda você a se manter saudável e com o metabolismo mais acelerado. Dê adeus à fadiga e à sensação de cansaço movimentando o seu corpo cada vez mais.