Festa regada a muita comida e bebida: quem é que não gosta de estar em uma situação como essa, não é mesmo? O problema é que nem sempre a farra cai bem. Em alguns momentos, nosso organismo não dá conta do recado e acaba pedindo socorro no dia seguinte: é a famosa ressaca.
Claro, a primeira dica que teríamos para que você possa evitar que isso aconteça é: pegue leve. Porém, é mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? Na hora da festa nem sempre nos damos conta da quantidade de bebida que ingerimos ou de quantos salgadinhos experimentamos.
Sendo assim, listamos algumas dicas que podem ser extremamente úteis para diminuir o impacto da ressaca. Preste atenção no que fazer durante e depois para curar a ressaca mais rápido – ou mesmo nem chegar a passar por isso.
1. Tome muita água
O melhor remédio que você pode tomar para curar a ressaca é a água. Como o álcool tem efeito diurético, ou seja, faz com que você elimine mais líquido, repor essa perda e combater a desidratação é o primeiro passo no combate à ressaca. Intercale sempre pelo menos um copo de água a cada dois de bebida.
Depois que parar de beber, continue tomando água ou, se preferir, recorra também a bebidas isotônicas, como água de coco ou chás naturais. Todas elas ajudam você recuperar os sais perdidos durante as vezes que você for ao banheiro. E, claro: descanse para que o corpo possa se recuperar mais depressa.
2. Faça refeições mais leves
Imagine o seguinte cenário: seu organismo já está sobrecarregado processando o excesso de álcool. As coisas podem ficar ainda piores se você der a ele outras substâncias pesadas para digerir, como alimentos gordurosos. É por isso que eles devem ser evitados no dia seguinte.
Em vez disso, prefira alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou sopa de legumes. Não volte a comer alimentos pesados enquanto não estiver se sentindo bem. Em geral, o corpo se recupera em algumas horas, mas convém não abusar nesse sentido.
3. Consuma mais frutas e sucos naturais
Falando em alimentação, se puder, dê preferência para alimentos naturais, como as frutas. Aquelas com altos índices de água são as mais indicadas, o que inclui melancia, maçã, melão e pêra. Evite frutas cítricas, pois o ácido delas pode irritar seu estômago nesse momento.
Se as frutas in natura não estiverem disponíveis, recorra aos sucos. Eles têm vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes na sua composição e todos esses elementos são importantes para fazer com que o seu corpo se recupere mais depressa.
4. Não tente combater a ressaca com café
Ao acordar no dia seguinte, com aquela sensação de mal-estar, muitas pessoas recorrem ao café como forma de se manterem em pé ao longo do dia. O problema é que ele pode ser prejudicial se consumido em excesso, podendo até piorar a situação.
Isso não significa que você não possa tomar uma boa xícara de café no dia seguinte, mas não exagere. Se você consome muito a bebida ao longo do dia, consuma menos da metade do que o habitual se estiver de ressaca. O café também favorece a eliminação de água pela urina, justamente aquilo que você está tentando evitar.
5. Use suplementos para reposição de vitaminas
Nem sempre é possível obter todos os nutrientes que necessitamos rapidamente para curar a ressaca. É justamente por isso que existem os suplementos de vitaminas e sais minerais voltados especialmente para essas ocasiões.
É o caso do Digestamin, da WP Lab. Trata-se de um suplemento que atua na reposição de vitaminas do Complexo B, Colina e Ácido Fólico, agindo diretamente nas consequências do consumo excessivo de álcool. Tome um comprimido logo depois de parar de beber e outro logo após descansar para que os sintomas desapareçam mais rapidamente.
…..
O Digestamin é uma solução sem contraindicações e que deve ser consumido após o excesso, seja de bebidas alcoólicas ou de ingestão de alimentos gordurosos. Trata-se de uma solução simples e rápida, daquelas que você precisa ter sempre à mão para eventuais emergências. Conheça mais detalhes sobre ele aqui.