dicas-para-manter-a-saude-masculina

COMPARTILHE

Novembro Azul: 9 dicas que ajudam a manter a saúde masculina

Provavelmente você já deve ter ouvido aquela famosa frase de que homens se preocupam menos com a sua saúde do que as mulheres, pois possuírem hábitos de vida menos saudáveis e não irem com tanta frequência ao médico, certo? Pois é, ela é verdadeira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a expectativa de vida dos homens era de 72,2, enquanto que a das mulheres atingiu 79,3 (cerca de 7,1 anos a mais). Além disso, os homens representam mais da metade do número de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) naquele mesmo ano.

Tudo isso acontece, infelizmente, devido à “negligência” com a própria saúde praticada por alguns homens. Como resultado, algumas condições médicas podem ser verificadas, tais como hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e outras doenças.

No entanto, é indispensável repensar esta prática a partir da importância da conscientização para com a adoção de uma vida mais saudável entre as pessoas, principalmente entre os homens.

É por isso que, neste Novembro Azul, separamos algumas dicas sobre como melhorar a saúde masculina para que você possa colocá-las em prática e/ou compartilhar com algum conhecido seu. Acompanhe a leitura!

Homens se cuidam menos do que as mulheres

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia aponta, as mulheres, comumente, apresentam uma maior consideração no que toca aos cuidados com sua saúde. Os homens, por sua vez, se dirigem ao médico apenas quando não estiverem se sentindo bem — exames de rotina ou ‘check up’ culturalmente não são realizados regularmente por eles.

Muito disso é fruto das chamadas barreiras socioculturais e de estereótipos, onde os homens apresentam ou devem apresentar uma imagem de não-vulnerabilidade, não demonstrando sentimentos frente ao medo de possíveis doenças e/ou à sua atenção à saúde.

Outro ponto, levantado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, é que cerca de 70% dos homens que realizaram alguma consulta médica foram influenciados por suas companheiras ou filhos.

Desse modo, devido ao adiamento das idas ao consultório médico, muitos pacientes acabam descobrindo doenças e outras condições médicas em estágios mais avançados, logo mais difíceis de tratar.

Atenção à saúde do homem também é foco nas últimas campanhas do governo

O Ministério da Saúde, procurando reverter este quadro, visando melhorar a saúde do homem, colocou em prática a partir de 2009, a chamada Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem.

A iniciativa teve como objetivo promover ações de saúde que desenvolvam uma melhor compreensão da realidade masculina, em seus mais diversos contextos (socioculturais e/ou político-econômico) e respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde dos estados e cidades do Brasil.

Ações como esta visam acabar com a ‘negligência’ praticada pelos homens para com sua própria saúde, procurando meios para mudar esta realidade.

Afinal, a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, a prática de exercícios e outras atividades físicas regulares, uso moderado de substâncias como cigarro e bebidas alcoólicas, podem contribuir veementemente para a melhoria da saúde masculina e evitação de doenças no futuro. A realização de exames regularmente também deve ser uma prática que deve ser adotada na rotina dos homens.

O cuidado deve ser diário e recorrente, pois, só assim é possível encontrar uma vida mais longa e saudável.

9 dicas que ajudam a manter a saúde masculina

Mesmo com a correria do dia a dia, o que, muitas vezes, tem justificado a ausência das idas ao consultório médico, é imprescindível adotar hábitos saudáveis na rotina.

E é justamente este tema que pauta o movimento Novembro Azul, em que todos se unem em busca de uma conscientização frente à saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata.

Desse modo, quando o assunto é saúde masculina, algumas dicas podem aqui ser citadas, tais como:

1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Nos últimos anos, verificou-se que os homens têm se alimentado melhor do que anteriormente. Contudo, estudos apontam (IBGE) que a frequência do consumo de alimentos saudáveis — como verduras, legumes, cereais integrais e frutas, por exemplo — por homens ainda é consideravelmente menor quando comparados com as mulheres.

É sabido que o consumo de alimentos saudáveis auxilia na prevenção de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, entre outras, e no fortalecimento do sistema imunológico. Desse modo, o indivíduo apresenta um maior bem-estar e qualidade de vida, porque tais alimentos fornecem os nutrientes necessários para que o organismo desempenhe suas funções da maneira mais adequada possível.

Conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade diária de sal a ser ingerida diariamente é limitada a uma colher de chá. O açúcar, por sua vez, deve representar menos de 5% da ingestão calórica total no dia e gorduras saturadas não devem passar de 10%.

2. Não fume nem consuma substâncias prejudiciais ao organismo, como o álcool

O tabagismo é uma prática que pode provocar vício e aumentar o risco de a pessoa desenvolver uma série de problemas de saúde, como o câncer no pulmão, por isso deve ser evitado.

Assim, a indicação é procurar meios para evitar o ato de fumar, por exemplo, diminuir o consumo de café e álcool (muito associados ao ato), praticar exercícios físicos e tomar um copo de água gelada sempre que tiver vontade de fumar.

Disciplina e comprometimento são as palavras da vez.

Além do cigarro, também está nesta lista o álcool. Trata-se de uma substância que pode causar dependência e provocar consequências negativas no futuro de quem abusa de seu uso. Segundo o IBGE, homens tendem a consumir até três vezes mais cerveja que as mulheres.

A cerveja e outras bebidas alcoólicas, conforme explica a OMS, é responsável por cerca de 7,1% das doenças entre homens no mundo.

Por isso, limites devem ser impostos nesta prática. Uma dica para diminuir o consumo de álcool é utilizar, gradativamente, copos cada vez menores, e conhecer o teor alcoólico das bebidas, restringindo-se a bebidas específicas e com menor teor.

3. Beba mais água

Hidratar-se regularmente (pelo menos dois litros de água por dia) ajuda na melhoria das funções do organismo, como as do sistema digestivo, absorção de nutrientes, desintoxicação do corpo, melhoria da aparência da pele, entre outros benefícios.

Estar sempre com uma garrafinha de água, seja no trabalho, na escola ou em casa, somado ao uso de lembretes e/ou alarmes no smartphone podem ajudar.

O ideal é não esperar para tomar água quando sentir sede, pois este é o primeiro sinal de desidratação.

dicas-para-manter-a-saude-masculina

4. Pratique atividade física regularmente

A prática de atividades e exercícios físicos de modo regular (pelo menos 2,5 horas de atividades semanalmente) é o indicado pela OMS para ajudar na promoção do bem-estar e saúde do indivíduo.

As atividades físicas podem auxiliar na manutenção de um peso saudável, na redução do risco de doenças e no combate de condições médicas mentais, como a depressão e a ansiedade.

Pode ser uma caminhada, andar de bicicleta, corrida, musculação e/ou, esportes individuais ou coletivos.

Atenção: mesmo sendo uma escolha pessoal, antes de qualquer atividade física é recomendado realizar uma avaliação médica de modo a verificar possíveis restrições para a prática daquele determinado esporte.

5. Atentar-se à saúde mental

A saúde mental é um dos pilares da saúde masculina, afinal, trata-se de uma parte que exerce bastante influência na qualidade de vida e no bem-estar do indivíduo.

Quando ignorada, a saúde mental pode prejudicar, o que acaba por ocasionar alguns transtornos mentais, como a depressão, estresse e ansiedade, o que pode reverberar para todas as esferas da vida (inclusive com sinais visíveis no corpo humano).

Desse modo, o indicado é atentar-se a qualquer tipo de sinal, que pode ser tristeza recorrente, cansaço extremo, falta de disposição para a realização de atividades que proporcionam prazer e mau humor constante.

6. Durma bem

O sono é um fator fundamental para a saúde masculina (assim como para a feminina). Dormir bem auxilia na melhoria e fortalecimento do metabolismo do corpo, no fornecimento de energia para as atividades do dia seguinte e na prevenção de algumas doenças crônicas.

O importante é estabelecer uma rotina saudável e cumprir com esta rotina, afinal, conforme o Instituto do Sono, cerca de 60% dos brasileiros possuem algum distúrbio do sono.

A recomendação é dormir cerca de 7 a 9 horas por dia, como afirma a Fundação Nacional do Sono (EUA).

Por isso, procure deitar-se cedo, evitando possíveis distrações, como televisão, computador, smartphone, entre outros, foque no relaxamento do seu corpo e na sua respiração e procure deixar o ambiente propício para o sono (quarto escuro e sem ruídos).

7. Faça check-up e acompanhamento médico

Como visto acima, os homens possuem uma tendência de ir ao médico somente quando os sintomas e sinais de que algo está errado surgem. Trata-se de uma mentalidade que precisa ser deixada de lado.

Por isso, é imprescindível a realização regular de check-ups e exames de rotina com um médico. Afinal, este acompanhamento pode ajudar na identificação de hábitos prejudiciais ou que podem ser melhorados e/ou de doenças de modo precoce.

Assim, quanto mais cedo a condição médica for identificada, maiores são as chances de cura e sucesso no tratamento, prevenindo maiores complicações.

8. Manter vacinação em dia

É necessário sempre manter a carteirinha de vacinação atualizada com todas as vacinas necessárias. Existem vacinas específicas que devem ser tomadas durante todas as fases da vida.

Esta é uma prática que contribui para a prevenção de doenças ou na atenuação de sintomas experimentados.

Algumas vacinas que devem ser tomadas são as contra a hepatite A e B, a tríplice viral, a tríplice bacteriana, HPV, varicela, herpes-zoster, gripe e febre amarela.

9. Cuide da saúde íntima

A higienização correta e diária do pênis, por exemplo, é fundamental para evitar o desenvolvimento de condições médicas, como o próprio câncer.

Além disso, a prática sexual com o uso de preservativo também é altamente recomendada para não contaminar-se e evitar infecções sexualmente transmissíveis.

Se dores, sintomas urinários e/ou outros problemas como a dificuldade em ejacular aparecerem, uma consulta com o urologista deve ser realizada o mais rapidamente possível para evitar complicações.

Uma boa higienização inclui alguns pontos, como: deve ser realizada regularmente, em vários tipos de momentos, como no banho, após urinar, após uma relação sexual. Além disso, trocar de cueca após atividades físicas também é recomendada para evitar o acúmulo de agentes estranhos maléficos ao organismo.

10. Use medicamentos e suplementos alimentares

Existem alguns medicamentos e suplementos alimentares que podem auxiliar na manutenção e na promoção de uma boa saúde masculina. Um dos medicamentos recomendados para tal é o FORTEVIRON® ANTI-AGE.

Trata-se de um medicamento indicado como auxiliar no tratamento de sintomas decorrentes do envelhecimento natural ou precoce (perda de memória, esquecimento, vertigens, diminuição do tônus muscular, desmotivação, melancolia, desejo de solidão, insônia e emagrecimento), desde que descartadas outras hipóteses diagnosticadas mais graves relacionadas a esses sintomas.

Deve ser administrado por meio da ingestão de 2 comprimidos pela manhã e 2 comprimidos à noite, ou conforme orientação médica.

Fonte(s): All Care, TCR Clínica, Dr. Crippa e Viva Mais. Bula Forteviron Anti-Age,

TAGS

TPM Reduxina