Pandemia, estresse no trabalho, situação econômica e política do país, problemas familiares e em relacionamentos. Motivos não faltam para que, todos os dias, estejamos expostos a gatilhos capazes de desencadear crises de ansiedade e, infelizmente, em alguns momentos acaba sendo impossível ficar imune a esse mal.
A gravidade pode variar de caso a caso, mas, em linhas gerais, todos nós nos vemos em algum momento com sintomas de ansiedade. Se não temos como controlar fatores externos, por outro lado temos como mudar a perspectiva de como encaramos as situações.
Em diversos casos, uma simples mudança no pensamento pode ser suficiente para fazer com que possamos superar um gatilho. Mas quais outras ações práticas podem nos ajudar a reduzir essas crises de ansiedade? Listamos aqui algumas delas para que você possa incluir na sua rotina.
1. Tenha boas noites de sono
O sono tem função restauradora em nosso organismo. Deixar de ter noites plenas de sono, em quantidade e qualidade, contribui para o aumento do estresse e, com ele, ficamos mais propensos a ficar irritados, nervosos ou ansiosos diante de situações aparentemente simples.
Suas noites de sono devem acontecer em um local arejado, fresco e sem luzes acesas. Se possível, durma pelo menos 8 horas por noite (ou algo próximo a isso). Estabeleça uma rotina na qual você possa dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.
2. Autoconhecimento é fundamental
É importante também conhecer a si mesmo. Isso significa refletir sobre as causas que levam você a ter crises de ansiedade e compreender de que forma ações suas podem contribuir para diminuir sua exposição a essas situações.
Se o problema está no ambiente de trabalho, considere conversar com seus superiores ou buscar uma alternativa. Se está em grupos de mensagens ou redes sociais, cogite moderar o uso ou até mesmo se afastar delas. O importante aqui é pensar em alternativas para diminuir a ocorrência de situações nas quais os gatilhos possam deixá-lo mais ansioso.
3. Seja menos exigente consigo mesmo
Nós, seres humanos, não somos perfeitos e por mais que nos esforcemos para chegar próximo de um “ideal”, na prática, sempre existirão falhas, decepções e situações inesperadas. Portanto, compreender que falhar é normal, faz parte do processo, e ser menos exigente consigo mesmo é um bom caminho.
Compreenda ainda que pessoas à sua volta podem não ter os mesmos valores e ideais que você – e é normal que as coisas sejam assim. Não é tentando converter aqueles que estão à sua volta em cópias de você mesmo que a perfeição se estabelecerá. Entenda e aceite o que é diferente.
4. Boa alimentação e atividades físicas não devem ser esquecidas
Não busque na comida um refúgio para crises de ansiedade. Alguns alimentos, como doces ricos em gorduras, liberam triptofano no organismo, criando uma sensação de satisfação. Por isso, é comum comer mais e engordar quando passamos por períodos com crise de ansiedade.
Em vez disso, tenha em mente que alimentos como peixes, castanha-do-pará e ovos trazem os mesmos benefícios sem prejudicar tanto a sua saúde. E, claro: pratique atividades físicas. Elas aumentam a sensação de bem-estar e ajudam no controle da ansiedade, liberando a tensão acumulada.
5. Meditação para acalmar
Além dos momentos em que você está na cama, quanto tempo do seu dia você dedica a si mesmo? Desligar o celular e a TV e apenas meditar, por 15 minutos que seja, contribui para o controle da ansiedade. Você não precisa sair de casa para fazer isso, há muita informação na internet sobre como começar.
Basta que você fique em um ambiente por 15 minutos, sem barulhos e distrações, e pense no presente, em si mesmo e em situações que possam lhe fazer bem. É importante colocar o “pé no freio” na rotina e refletir sobre aquilo que buscamos de bom para a gente.
…..
Uma das opções para auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e da insônia é o Nervocalm. Trata-se de um medicamento de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, referenciadas nas matérias médicas homeopáticas em todo o mundo, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia.
Para mais informações, consulte a bula do medicamento e fale com seu médico sobre mais essa alternativa.