Com as 10 dicas para viver bem na terceira idade fornecidas pelo Clique Bem Estar, o idoso pode transformar seus hábitos e rotina de modo a focar na qualidade de vida, além de melhorar o bem estar físico e mental. Desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, hobbies e a frequência em grupos da terceira idade, envelhecer pode se tornar algo prazeroso e incrível, confira!
Por que é importante você envelhecer com saúde?
Para viver bem na terceira idade, é necessário investir em saúde desde cedo, porém, quando já se está na melhor idade, é fundamental mudar os hábitos tradicionais de forma a direcioná-los para se obter saúde e bem estar. Por mais que haja limitações, é possível passar pelo processo com qualidade de vida.
Além do mais, não é incomum encontrar cabeças brancas ativos e independentes. Em uma matéria do UOL Saúde, foi publicado um levantamento mostrando que em três décadas, teremos 30% da população brasileira idosa, algo três vezes maior que o censo realizado em 2010.
Isso significa uma mudança comportamental na estrutura social do país, realçando que os resultados de envelhecer com saúde são: a longevidade, menos doenças comuns nessa classe da população e autonomia.
Qualidade de vida na terceira idade é fundamental
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a qualidade de vida está relacionada à percepção que uma pessoa tem sobre sua posição na vida em relação aos objetivos, expectativas e preocupações. Cada um tem sua própria percepção e, mesmo que subjetiva, ter uma boa vida está relacionado a aspectos como saúde, boa forma física e mental, independência financeira, autonomia e, consequentemente, longevidade.
Dicas para você viver bem na terceira idade em 2022
Com as 10 dicas fornecidas pelo Clique Bem Estar para viver bem na terceira idade, você pode conquistar uma boa forma, cuidar da saúde mental e física, ser independente emocionalmente, evitar o aparecimento da depressão e retardar o aparecimento da demência, algo comum quando se envelhece.
1) Alimente-se bem sempre
Se você não se alimentar bem, pode ter diversos problemas de saúde como hipertensão arterial e acelerar o envelhecimento precoce. Por isso, vale ressaltar que alimentar-se bem na terceira idade implica na melhora da saúde como um todo.
No portal Terra, há um cardápio com alimentos para que você ingresse na melhor idade com saúde: brócolis, gengibre, peixes, couve, leites e derivados (queijos não processados), linhaça, feijão, carnes vermelhas, laranja e limão. Deste modo, criar uma rotina alimentar e diversificar o prato é saúde na certa.
2) Pratique atividades físicas
Independentemente das limitações, deve-se evitar o sedentarismo. Quando se está na terceira idade é importante conversar com um médico e avaliar quais são as atividades físicas recomendadas e que não implicarão em outros problemas para o idoso. Dança, caminhada, hidroginástica, pilates, yoga, corrida leve, natação, entre outras, são boas escolhas quando o assunto é viver bem na terceira idade.
3) Tenha hábitos que proporcionem saúde mental
Cuidar da saúde mental melhora a percepção do idoso sobre como envelhecer com saúde. Devemos estar atentos aos sinais de sedentarismo, ansiedade e depressão, já que isso pode desencadear problemas mentais futuros como a demência e distimia, por exemplo.
Hábitos que incitem a manutenção da saúde mental como: ler, pintar, desenhar, fazer terapia e até mesmo frequentar grupos da terceira idade são um meio de permanecer mentalmente saudável e ainda socializar.
4) Pratique um hobby
Transformar um hobby em algo prazeroso é importante para manter-se ativo, ter uma rotina e ao mesmo tempo fazer o que gosta com frequência é um meio de ocupar a mente com algo que, além de fazer bem, irá aumentar o prazer e o empenho na atividade.
Um exemplo de hobby que virou hábito, inclusive com apresentação, foi a dança de hip hop no espaço Conviver em Itanhaém, onde os idosos aprendem coreografias de dança de rua e participam de competições locais. Segundo matéria do G1, a dança de rua melhora a coordenação motora, equilíbrio e autoestima e hoje é uma febre local que possui até mesmo apresentações para o público.
5) Ame quem te faz bem!
Para viver bem na terceira idade, nada melhor que ficar próximo de quem se ama, quanto maior a proximidade com pessoas que lhe fazem bem, menos solitário o idoso se sente. Além do mais, não é apenas da família que estamos falando, mas das pessoas que fazem parte do círculo social, como vizinhos e amigos.
6) Tenha interações sociais sadias
“Sai pra lá, sai pra lá solidão” – já dizia o famoso bordão de Silvio Santos. Estar rodeado de pessoas legais ou de grupos que incitem o convívio social é uma forma sadia de estimular as interações sociais entre pessoas idosas. Além do mais, é nesses grupos que surgem amizades incríveis e duradouras.
7) Mude os ares e viaje
Uma matéria publicada pelo Bradesco Aposentados mostra que o público com mais de 60 anos foi responsável por 18 milhões gastos em viagens pelo país só em 2014. De lá para cá este número só tem crescido, ano após ano. Mudar os ares de vez em quando viajando, ainda mais quando se está na melhor idade, é um meio de promover interação social e realizar sonhos, já que muitos não tinham essa disponibilidade antes.
8) Frequente os grupos ou clubes da terceira idade
Os grupos ou clubes da terceira idade são uma forma de fazer amizades, ter boa saúde mental, melhorar a interação social, praticar exercícios físicos e viajar em conjunto. O Sesc aponta que, nestes grupos, é possível incluir o cidadão idoso em reuniões, palestras, atividades culturais, dinâmicas de grupo que valorizam seu bem estar.
9) Tenha um momento só seu
Interações sociais trazem benefícios para o idoso, mas ter um momento único consigo mesmo é necessário para ter independência e inteligência emocional. Assim, tomar um banho relaxante, olhar-se no espelho e ver o quanto você é importante para si é uma forma de prover autovalorização.
10) Faça check ups rotineiros
Mesmo quando jovens temos que fazer os famosos check ups, quando se está na melhor idade é necessário fazê-los com mais frequência. Vá ao médico com recorrência e faça exames periódicos de sangue para avaliar o quadro de saúde como um todo.
Forteviron® Anti-Age: bem estar sempre
Forteviron® Anti-Age auxilia no tratamento de sintomas decorrentes do envelhecimento natural ou precoce (perda de memória, esquecimento, vertigens, diminuição do tônus muscular, desmotivação, melancolia, desejo de solidão, insônia e emagrecimento), desde que descartadas outras hipóteses diagnosticadas mais graves relacionadas a esses sintomas.
Posologia: deve ser administrado ingerindo 2 comprimidos pela manhã e 2 comprimidos à noite, ou conforme orientação médica.