Como viver com positividade em meio a dias tão atribulados e recheados de situações que parecem ter sido feitas sob medida para nos deixar estressados? Mais do que mudar a mentalidade e se preparar para ser feliz em cada ocasião, estar ciente de algumas práticas pode fazer com que os seus dias sejam encarados de forma mais positiva.
Sabemos que não é fácil e que essas mudanças não acontecem da noite para o dia. Entretanto, a partir do momento que você toma conhecimento desses hábitos e passa a trabalhá-los um a um, com o passar do tempo é possível notar progressos. Trata-se da maturidade e da experiência que vêm com os anos, mas você pode dar um empurrãozinho para que as coisas se ajeitem mais depressa.
Listamos aqui algumas dicas para encarar tudo de forma mais positiva. Algumas podem parecer óbvias, mas reflita sobre elas e, principalmente, questione-se: será que você está fazendo tudo que pode para se manter sempre para cima?
1. Não seja tão exigente
Temos a tendência de ver com uma lente de aumento situações negativas, ao mesmo tempo que não nos permitimos comemorar de forma justa os bons momentos. O resultado disso é frustração e desânimo, já que nos colocamos em uma posição na qual sempre exigimos mais e não ficamos satisfeitos com o que conquistamos.
Por isso, a primeira dica é: não seja tão exigente assim. Todos nós temos dias bons e dias ruins, erros acontecem e, mesmo com um planejamento, as coisas nem sempre vão sair perfeitas. Essa é a graça da vida: entender que nem todos os dias serão iguais aos outros, mas que sempre haverá uma oportunidade para aprender e melhorar.
2. Corpo são, mente sã
Nosso organismo não é como uma máquina, mas fazendo uma analogia ao funcionamento dela, é fundamental que nosso corpo esteja em boas condições de saúde para que possamos cumprir com nossas responsabilidades. E uma boa condição de saúde passa por uma série de fatores, que incluem alimentação balanceada, boas noites de sono, prática de exercícios físicos e consultas regulares ao médico.
Como diz o ditado, um “corpo são, proporciona uma mente sã”. Ou seja, quando estamos bem em termos de saúde, diminuem as chances de problemas psicológicos nos colocar para baixo. Com mais disposição para aproveitar a vida, bons momentos surgem com frequência, justificando uma existência feliz.
3. Trace objetivos de vida
Todos nós queremos evoluir de alguma forma. E evoluir não significa apenas ganhar mais dinheiro ou ter mais conhecimento, mas também desfrutar daquilo que a vida nos oferece. Sendo assim, crie planos para si mesmo: fazer uma viagem, ter um final de semana de folga em uma praia, conhecer uma pessoa especial e, principalmente, aproveitar a vida.
Se possível, anote esses pensamentos em um papel e defina prazos para que isso aconteça. Não espere até que todas as condições se mostrem perfeitas: eventualmente será preciso enfrentar alguns desafios ou cenários adversos, mas superá-los também faz parte de viver com positividade. São essas pequenas vitórias que vão nos ajudar a ficarmos ainda mais motivados.
4. Saia de casa e faça bom uso da internet
Não há nada de errado em passar mais tempo em casa se você prefere assim, mas lembre-se que há vida fora da sua residência. A internet é uma ferramenta fascinante que nos permite ganhar tempo e ter acesso a muito conhecimento com apenas alguns cliques, mas nada é melhor do que estar em um lugar paradisíaco sob o sol e sentindo a brisa do vento no rosto.
Crie o hábito de sair de casa com mais frequência, nem que seja para dar uma volta na sua quadra. Vá a parques e praças públicas e aproveite a ocasião para fazer caminhadas e outros exercícios. Entre os nutrientes que o nosso corpo precisa está a vitamina D, e a melhor maneira de obter a sua dose diária dessa substância é tomar sol.
5. Faça terapia e não fique sozinho
Muitas vezes, o fardo que temos que suportar pode ser pesado demais. A boa notícia é que você não precisa (e não deve) fazer isso sozinho. Recorrer a amigos, familiares ou mesmo à terapia são maneiras inteligentes de conversar sobre um problema, refletir acerca dele e buscar soluções sobre o que fazer.
Quando estamos vivendo fases ruins, é natural que as pessoas queiram ficar fechadas ou se esconder, mas é justamente essa a armadilha. Sem o convívio daqueles que gostamos ou daqueles que podem nos ajudar, as coisas podem piorar. Portanto, sempre que possível, esteja próximo de pessoas que podem fazer a diferença na sua vida.
…..
A ansiedade está tomando conta e você não sabe o que fazer? Calma! Além de respirar fundo, pode ser que você precise de alguma suplementação para ter noites de sono melhores. O Nervocalm é um medicamento de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, referenciadas nas matérias médicas homeopáticas em todo o mundo, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia.
Saiba mais informações sobre ele na bula do medicamento e converse com o seu médico sobre a posologia.
Fonte(s):