A enxaqueca menstrual pode deixar o dia menos produtivo, além de gerar desconforto, causando dor de cabeça latejante, náuseas e vômitos em decorrência da queda hormonal repentina. Identificar os sintomas e ter alguns cuidados específicos pode melhorar e amenizar as dores.
O que é enxaqueca menstrual?
A cefaléia, por si só, é um distúrbio que pode ocorrer em qualquer idade. Também conhecida como migrânea, dor de cabeça (cefaléia) incapacitante, possui base biológica e acomete pessoas geneticamente predispostas. Durante o período menstrual, é mais comum que apareça em adolescentes e jovens adultas. Sendo isso ainda mais desconfortável, uma vez que a mulher pode estar enfrentando diversos outros sintomas decorrentes desse momento.
Em cerca de 15% dos casos, o quadro de dor é precedido por uma aura premonitória, que envolve sintomas visuais: visão embaçada, presença de pontos luminosos em zigue-zague ou até mesmo manchas escuras que precedem as crises dolorosas.
Quando não está correlacionada a uma doença, como aneurisma, resfriado, sinusite, fibromialgia, gripes ou ao período da TPM (tensão pré-menstrual), é classificada como cefaleia tensional, cefaleia ou enxaqueca.
A enxaqueca menstrual é uma dor de cabeça intensa e latejante que pode vir acompanhada de outros sintomas bem desconfortáveis, como os já citados acima na descrição de cefaleia comum. Porém, quando está ligada ao período menstrual, normalmente ocorre entre 2 dias antes e pode se estender até 3 dias após a menstruação.
O que causa a enxaqueca menstrual?
A causa da enxaqueca menstrual é a queda abrupta de estrogênio pouco antes da menstruação, desequilibrando quimicamente o cérebro e resultando em uma dor crônica de cabeça. Neste período de alteração hormonal, a mulher ainda pode ter retenção de líquido, irritabilidade, dores nas mamas e cólicas fortes na região do abdômen, típicas de alterações da TPM.
Dicas para aliviar a enxaqueca
A enxaqueca é uma dor limitante, porque pode interferir diretamente na produtividade durante o trabalho e nas tarefas diárias. Contudo, existem dicas que podem aliviar o incômodo:
- Tomar algum medicamento para a dor, como o anelgésico;
- Repousar ou dar uma pausa entre tarefas que exigem muita concentração;
- Evitar a luminosidade ou locais com excesso de luz;
- Diminuir o ritmo do trabalho;
- Respirar pausadamente;
- Alimentar-se corretamente, evitando frituras e alimentos gordurosos;
- Evitar estresse e ansiedade durante os períodos crônicos.
Características da dor de cabeça menstrual
Os sintomas de enxaqueca, além da dor, podem apresentar outras características que indicam se ela é menstrual ou não. Normalmente, a cefaleia ligada ao período menstrual costuma ser mais intensa nos dias que antecedem e sucedem a menstruação, pois é justamente quando há a queda do hormônio estrogênio. Essa dor de cabeça pode vir acompanhada de latejos unilaterais, afetando apenas um lado da cabeça.
Sintomas
- Dores de cabeças intensas entre dois dias antes da menstruação até o terceiro dia após o fluxo menstrual;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Mal-estar e dores abdominais;
- Sensibilidade à luz;
- Sensibilidade a sons.
Tratamento das enxaquecas menstruais
Geralmente esse tipo de cefaléia pode ser tratada da mesma forma que as outras. Porém, nos casos da enxaqueca menstrual, é possível dispor de alguns tratamentos hormonais específicos (todos sob a orientação de um profissional clínico), que podem amenizar a queda repentina de estrogênio. Existem alguns chás que podem ajudar a aliviar os sintomas e medicamentos específicos para a dor.
Chás que podem ajudar
Existem medidas caseiras atenuantes dos sintomas, mas, mesmo assim, não substituem os medicamentos específicos prescritos por um profissional da saúde. Caso haja dor recorrente, é interessante procurar um médico para avaliar a situação e, mesmo fazendo uso dos chás, não suspenda a medicação receitada pelo médico.
Chá de gengibre
Gengibre é uma raiz que tem ação anti-inflamatória e ajuda no tratamento de enxaquecas menstruais, reduzindo consideravelmente a náusea presente no quadro da dor de cabeça crônica. Para preparar o chá, coloque uma colher de chá de gengibre em pó em uma panela com 250 ml de água e ferva por cinco minutos. Repita o procedimento três vezes ao dia e avalie a reação do seu organismo.
Chá de valeriana
Valeriana é um poderoso calmante natural com ação ansiolítica. Melhora a qualidade do sono, sendo eficaz para o tratamento das enxaquecas menstruais. Uma colher de sopa de raiz de valeriana fervida por 10 minutos em 300ml de água é suficiente para ajudar a manter-se calma, aliviando o estresse.
Remédios para a enxaqueca menstrual
O tratamento medicamentoso para a dor de cabeça crônica menstrual é indicado para momentos de crise, ou seja, no ápice da dor. Sendo assim, vale ressaltar novamente que os medicamentos não devem ser tomados por conta própria, mas receitados por um médico.
Se você procura uma alternativa natural, pode contar com a ajuda de TPM REDUXINA® , que é um medicamento que possui ação imediata e efeito gradual, indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM), como ansiedade, dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, fadiga muscular, entre outros. Leia a bula.
- Não possui reações adversas;
- Não interfere em exames laboratoriais;
- Não possui contraindicações;
- Pode ser utilizado em conjunto com outros medicamentos; e
- Não tem sazonalidade.
Atenção: consulte seu médico(a) para realizar exames e obter informações sobre a dosagem correta do medicamento, duração do tratamento e outras orientações de uso.
Para mais informações ou dúvidas sobre o produto fale conosco. Oferecemos os melhores preços e entregamos para todo o Brasil! Está em busca de saúde e qualidade de vida? Então o Clique Bem Estar é o melhor lugar para você e sua família!