As férias escolares e o clima frio do inverno são duas das razões pelas quais o número de doadores de sangue é menor nessa época do ano, especialmente nos meses de junho e julho. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou, em 2015, a campanha Junho Vermelho.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do público com relação à importância de doar justamente nesse período, em que os estoques nos bancos de sangue ficam mais baixos. Em um período de pandemia, quando muitas pessoas deixam de sair de casa, esse alerta se torna ainda mais importante.
Quem pode doar sangue?
Em linhas gerais, todas as pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que pesem pelo menos 50 quilos estão aptas a doar sangue. Para isso, basta se dirigir ao banco de sangue mais próximo na sua região, levando um documento oficial com foto. Cabe ressaltar ainda que menores de 18 anos só podem efetuar a doação com o consentimento dos pais.
Há restrições com relação a pessoas com sintomas de febre, gripe ou resfriado, além de diarreia. Mulheres grávidas ou em período pós-parto (90 dias para o parto normal e 180 dias para cesariana) também estão impedidas de doar sangue temporariamente.
Os homens podem doar em intervalos de 2 meses – sendo que o máximo de doações por ano é 4 vezes. Já as mulheres podem doar com intervalos de 3 meses – sendo que o máximo de doações por ano é de 3 vezes.
Veja abaixo a lista de restrições temporárias:
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Quem não pode doar sangue?
Como já mencionamos acima, a doação de sangue é permitida para pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Portanto, crianças e adolescentes com menos de 16 anos e idosos acima dos 69 anos não estão liberados para doar sangue. A lista de restrições permanentes inclui:
- Pessoas que tiveram um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Aqueles que tiveram diagnóstico das seguintes DSTs: Hepatite B e C, AIDS (HIV), doenças relacionadas ao vírus HLTV I e II, doença de Chagas;
- Aqueles que usam drogas ilícitas injetáveis;
- Aqueles que já tiveram casos de malária.
Quais são os principais benefícios da doação de sangue?
Doar sangue é um ato de amor e de respeito ao próximo. Quem doa sangue ajuda a salvar vidas e nunca sabemos quando vamos precisar desse tipo de auxílio. Portanto, é fazer o bem sem olhar a quem, o que por si só já vale a pena. Melhor ainda se você doar sangue nesse período e ajudar a campanha Junho Vermelho. Além disso, ainda há outros benefícios.
Menor risco de desenvolver câncer
A partir do momento em que doamos sangue, há uma redução nos níveis de ferro no organismo. Essa baixa na reserva reduz os riscos de desenvolvimento de câncer de fígado, garganta e pulmão.
Check-up gratuito
Antes da doação de sangue, os hemocentros realizam alguns testes para saber se o sangue coletado está apto ou não para ser utilizado por outra pessoa. Os resultados desses exames são repassados ao doador, que fica sabendo sobre a presença de eventuais doenças como sífilis, hepatite ou HIV.
Um dia de folga para trabalhadores com CLT
Como forma de estimular a doação de sangue, o Governo Federal assegura um dia de folga remunerado para trabalhadores com carteira assinada. Basta solicitar um atestado de doação de sangue e entregá-lo no departamento de Recursos Humanos da empresa para a qual você trabalha. Alguns estados concedem ainda benefícios extras, como descontos em cinemas e teatros.
Mantenha o corpo sempre saudável
Uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e noites de sono tranquilas. Esses são os principais requisitos para se ter uma melhor qualidade de vida. Outra dica importante é ficar de olho nos nutrientes que não são ingeridos em quantidades suficientes na alimentação. Para compensar a falta deles, a suplementação é o melhor caminho.
O Poliviron® A-Z é um suplemento completo que contém todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode garantir a harmonia do seu organismo e deixar a sua dieta mais completa. Pode ser utilizado por homens e mulheres. Veja mais informações sobre o suplemento vitamínico-mineral Poliviron® A-Z aqui.
Fonte(s):
Instituto Federal de Brasília, Ministério da Saúde, Portal Hospitais Brasil, Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.