4 maneiras de adormecer mais rapidamente

Pegar no sono é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Entretanto, existem técnicas que podem te ajudar a adormecer mais rápido. Confira!

Uma proveitosa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando dormimos, nosso corpo aproveita o momento de relaxamento para regular diversas funções, desde a memória até o sistema metabólico.

Contudo, nem sempre é fácil pegar no sono e muitos fatores, como a ansiedade e o consumo de cafeína e outras substâncias, podem atrapalhar esse processo.

Especialmente para pessoas que necessitam acordar cedo, é preciso adormecer rapidamente, para aproveitar ao máximo as horas de sono e seus benefícios. 

No texto a seguir, confira os principais fatores que atrapalham o sono, como evitá-los, e as 4 formas de adormecer mais rápido. 

Fatores que atrapalham o sono

Existem diversos fatores que podem não contribuir para uma boa noite de sono, como alta luminosidade, presença de aparelhos eletrônicos, consumo de certas substâncias e fatores psicológicos como a ansiedade.

Confira os principais fatores que atrapalham o sono:

Luminosidade

A luz natural é considerada um fator de extrema importância para um bom aproveitamento do sono. Isso porque a diminuição da luminosidade induz a produção de uma substância chamada melatonina, que é responsável pela indução do sono.

Por essa razão, quando há muita luminosidade vinda de aparelhos eletrônicos, como a televisão ou o celular, ou da própria iluminação do quarto, adormecer torna-se mais difícil.

Barulho

O barulho em excesso pode atrapalhar o adormecimento. Além disso, sons altos podem interromper o sono, suspendendo seus benefícios.

Hábitos alimentares

O consumo de diversos alimentos pode interferir na qualidade do sono. Substâncias estimulantes, como a cafeína, presente tanto no café como em refrigerantes e energéticos, podem atrapalhar o processo de adormecimento.

Além disso, o consumo de alimentos pesados durante a noite, pode causar desconfortos estomacais, como o refluxo. Por essa razão, evite alimentos picantes, ricos em proteínas e/ou em gordura.

Distúrbios do sono

Além desses fatores, um que contribui para a dificuldade em adormecer, são os distúrbios do sono. Trata-se de doenças que tendem a dificultar o descanso do corpo e da mente. Confira os principais:

– Insônia;

– Síndrome da perna inquieta;

– Ansiedade;

– Apneia obstrutiva do sono.

Caso você ache que possui alguma dessas condições, procure um médico de confiança. A partir dessa atitude, será recomendado a realização de diversos exames e, se necessário, a receita de alguns medicamentos ou aparelhos que ajudam a induzir o sono.

4 maneiras de adormecer mais rapidamente

Agora que sabemos alguns dos fatores que atrapalham o ato de dormir, é hora de olhar mais de perto para algumas técnicas que podem ajudar a induzir o sono mais rapidamente e aumentar o aproveitamento das suas horas de descanso. Confira:

1. Foco na respiração

Normalmente, nós não prestamos muita atenção na respiração e respiramos apenas de modo automático. Por isso, um bom modo de induzir o sono mais rapidamente é se concentrar na respiração. Ao fazer isso, você diminui a frequência dos batimentos cardíacos e oxigena o cérebro.

Uma forma de fazer isso é através do método 4-7-8, que consiste em inspirar pelo nariz por 4 segundos, segurar a respiração por 7 segundos e soltar o ar pela boca por 8 segundos.

2. Relaxamento dos músculos

O estresse e a ansiedade do dia a dia têm um grande impacto sobre os nossos músculos, fazendo com que eles fiquem mais contraídos. Por esse motivo, uma boa forma de pegar no sono mais rapidamente é promovendo o relaxamento dos músculos.

Para tanto, pode-se apostar em técnicas meditativas, nas quais presta-se mais atenção em todo o funcionamento do corpo, principalmente na respiração.

Deite-se de barriga pra cima, com braços e pernas afastados e inspire profundamente. Quando soltar o ar, imagine os músculos se soltando e relaxando. Repita o processo 3 vezes. Isso deve te ajudar a induzir o sono. 

3. Prepare o ambiente

Como vimos anteriormente, fatores ambientais são de extrema importância para promover o sono rapidamente. Luz e barulho, em especial, são os principais vilões nessa hora.

Portanto, se você tem uma televisão no quarto, tente mantê-la desligada. Assim, a luz da imagem não alcançará seus olhos e o som da programação não chegará aos seus ouvidos.

Além disso, deixe o aparelho celular de lado. Não dê atenção a ele, por mais tentador que seja. A luz branca emitida pelo celular pode induzir o seu cérebro a interromper a produção de melatonina, dificultando ainda mais o processo de adormecer.

4. Beber uma bebida quente

Beber uma bebida quente pode ser uma ótima maneira de induzir o sono. Entretanto, é importante que essa bebida seja relaxante e que não contenha estimulantes, como a cafeína. 

Algumas opções são o leite, chá de camomila ou erva cidreira por exemplo. Essas bebidas aumentam os níveis de triptofano e melatonina no organismo.

Outras formas de adormecer mais rapidamente

Além das maneiras supracitadas, existem os tratamentos medicamentosos. Como vimos no tópico “Fatores que atrapalham o sono”, existem diversos distúrbios que podem impedir o ato de dormir.

Quando esses fatores aparecem, recomenda-se procurar ajuda médica. No caso de problemas como a Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono, o médico recomendado é o Otorrinolaringologista.

No caso de problemas psicológicos, como a ansiedade, médicos como o psiquiatra podem prescrever medicamentos que induzem o sono e que diminuam a ansiedade.

Entretanto, ainda existem medicamentos como o Nervocalm WP Lab. Trata-se de um medicamento homeopático de ação imediata e efeito gradual, com substâncias ativas de origem natural, que auxilia no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e da insônia.

Fonte(s): Ecycle, Tua saúde, Uol, Revista Galileu e Bula Nervocalm

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *