Melhores chás para gripe e resfriados
93 1

Melhores chás para gripe e resfriados

Conheça algumas indicações de chá para gripe e resfriado na atenuação dos sintomas

Sabia que tanto a gripe quanto o resfriado são doenças infecciosas causadas por vírus, e que possuem alto poder de contágio? Contudo, suas principais diferenças decorrem do tipo de vírus associado a cada doença – são diferentes – e a intensidade dos sintomas, que também podem ser diferentes. Enquanto o resfriado é causado, especialmente, pelos vírus adenovírus e rinovírus, a gripe inicia-se a partir da infecção do vírus influenza.

As formas de contágio, entretanto, são semelhantes: a pessoa é infectada por meio do ar contaminado pela saliva liberada por uma pessoa doente, ou então por meio do compartilhamento de objetos contaminados.

Geralmente, ambas as condições médicas não requerem atenção médica urgente, devido ao rápido poder de recuperação do corpo humano (no resfriado, o corpo recupera-se, em média, de 2 a 4 dias e, na gripe, entre 3 e 7 dias).

No entanto, para amenizar seus sintomas, caracterizados por tosse, coriza, dores de garganta e pelo corpo, cansaço e fraqueza muscular, é interessante a ingestão contínua de líquidos ricos em vitaminas e propriedades antioxidantes, pois estes podem auxiliar no processo de recuperação. 

Mas atenção: em ambos os casos uma opinião médica profissional é indispensável para o diagnóstico preciso e tratamento adequado (como a recomendação do medicamento ideal para a situação).

Neste texto separamos para você algumas dicas de receitas de chá para gripe e resfriado feitas com alimentos fáceis de serem encontrados e adquiridos. Tais chás podem auxiliar no alívio dos sintomas, mas não devem ser utilizados como substitutos dos medicamentos receitados. Confira!

Principais chás utilizados para atenuar sintomas de gripe e resfriado

Se você quer preparar aquele chá para gripe ou resfriado, para te ajudar a atenuar alguns dos sintomas destas doenças, você está no lugar certo. Continue a leitura para decidir a melhor opção para você.

1. Chá de mel e limão

Um dos queridinhos da população, o chá de mel e limão atua como descongestionante do nariz e da garganta, facilitando a respiração dos pacientes.

Ingredientes

  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de mel; 
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Em uma xícara com a água fervente, acrescente o mel até misturá-los totalmente. Em seguida, coloque o suco puro de limão e o tome. Importante: acrescente o limão por último para não perder a vitamina C presente na fruta – que possui propriedades antioxidantes.

2. Chá de alho e limão

O chá de alho e limão pode fortalecer o corpo humano e facilitar o combate à gripe. Este é um chá que possui altos índices antioxidantes, bem como algumas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que pode melhorar a dor de cabeça e na garganta e aumentar a disposição do paciente.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 limão; e 
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Amasse os dentes de alho em uma leiteira e acrescente água, deixando-a ferver por aproximadamente cinco minutos. Em seguida adicione o limão, espremendo-o para que solte um pouco de seu suco. Por fim, após desligar o fogão, espere cerca de três minutos para a conclusão da infusão e acrescente mel para adoçar.

3. Chá verde

Concentrando alguns compostos fenólicos, como a epigalocatequina, em sua composição, o chá verde também detém bons índices antioxidantes, o que contribui para reduzir o estresse oxidativo provocado pela presença de radicais livres nas células. Tal processo facilita a ação do sistema imunológico à medida que o fortalece no combate a infecções, como o resfriado e a gripe. Somado a isso, o chá verde dá um up na disposição, pois auxilia na diminuição do cansaço e o mal estar geral causado por estas doenças.

Melhores chás para gripe e resfriados

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde; e
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Em uma xícara com água fervente coloque as folhas ou o sachê de chá verde, deixando-o repousar por cerca de 10 minutos. Após este período, retire as folhas ou o sachê e beba em seguida. Tome este chá de três a quatro vezes por dia, conforme prescrição médica.

Atenção: o chá verde pode ser consumido como chá, infusão ou extrato natural, mas não deve ser consumido em excesso, uma vez que seu uso frequente pode prejudicar o fígado.

4. Chá de alho

Tomar chá de alho alivia possíveis desconfortos respiratórios, assim como dores de garganta e pelo corpo, causados pela gripe ou pelo resfriado. O alho apresenta uma considerável função preventiva devido à presença da alicina, uma substância de caráter antibacteriano e anti-inflamatório. As pessoas que o consomem periodicamente possuem menos chances de contrair infecções e melhor resposta do sistema imunológico.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de mel;
  • 1/2 limão; e
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Espremer os dentes de alho e colocá-los em uma panela junto com água, deixando-os ferver por aproximadamente cinco minutos. Após, acrescentar o meio limão (espremido) e o mel, tomando-o logo em seguida, ainda mordo.

5. Chá de hortelã

Rico em mentol, um óleo essencial que alivia os sintomas do resfriado e da gripe – nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e pelo corpo e tosse, o chá de hortelã é um dos favoritos no combate às doenças supracitadas. Além disso, possui também propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, promovendo uma recuperação mais rápida do paciente.

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã; e
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicione água fervente em uma xícara com as folhas picadas de hortelã, deixando-as repousar por entre cinco e sete minutos. Coar em seguida, adoçando o chá com mel, caso deseje. Tomar de três a quatro vezes por dia.

6. Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz apresenta glicirrizina em sua composição que, assim como os chás citados acima, possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. Tal fato contribui para o alívio dos sintomas de mal estar, dores pelo corpo e nariz entupidos, causados pelo resfriado e pela gripe.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente; e
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Em uma xícara de água fervente adicione o alcaçuz, deixando-o repousar por 10 minutos. Em seguida coe o chá e acrescente mel a gosto. Beber o chá até duas vezes por dia.

7. Chá de gengibre

Este é o último chá para gripe e resfriado desta lista. O gengibre possui uma substância chamada gingerol, um composto bioativo responsável por grande parte das propriedades medicinais do gengibre por possuir efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Ingredientes

  • 1 pedaço de cerca de 5 cm de gengibre descascado e fatiado;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • Suco de 1/2 limão; e
  • De 6 a 10 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Ferva a água com o gengibre por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e adicione o mel, o limão e a hortelã para consumi-lo logo em seguida.

Se prefere uma opção mais fresca, saiba que também existem alguns sucos que podem ser utilizados para amenizar os sintomas de gripe.

Outras maneiras de aliviar sintomas de gripe e resfriado

Elencamos para você sete receitas de chá para gripe e resfriado, que podem promover um alívio dos sintomas das condições médicas tratadas neste texto. Além dessas opções, outra maneira de fortalecer o sistema imune é através dos suplementos alimentares. Com eles você tem uma dose extra das principais vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do organismo. 

Uma ótima opção é o  NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C, que fortalece a ação do sistema imunológico no combate aos sintomas da gripe e resfriado. Você encontra  NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C no site Clique Bem Estar.

O NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C, é uma fonte saudável de vitamina C, que auxilia o organismo no fortalecimento da imunidade através de suas propriedades antioxidantes que combatem radicais livres.
Fonte(s): Tua Saúde, Tua Saúde 2, Conquiste sua Vida, Minha Vida, eCycle, Cláudia – Abril e Mexido de Ideia.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *