Todos sabem que a menstruação é um processo natural do corpo humano feminino, que acontece todos os meses durante o período fértil da mulher. O que muita gente não sabe é que este mesmo processo pode sofrer alterações, sejam elas isoladas ou recorrentes.
Tais alterações podem estar associadas à frequência, duração ou quantidade do sangramento, podendo ser efeito de questões hormonais da puberdade, da pré-menopausa ou, ainda, ser indicativo de algumas condições médicas como endometriose, mioma, hipotireoidismo e até mesmo câncer.
Por isso é indispensável realizar consultas periódicas (pelo menos uma vez por ano) com um(a) ginecologista desde a primeira menstruação, para que se detecte qualquer tipo de inconformidade que possa influenciar no ciclo menstrual.
Comumente o ciclo menstrual varia entre 21 e 35 dias, sendo que a menstruação ocorre uma vez por mês e dura em média de quatro a sete dias. Contudo, algumas mulheres podem experimentar episódios não regulares que podem indicar algumas modificações que merecem atenção, como é o caso da menstruação prolongada.
A menstruação que se estende por mais de oito dias pode ser indicativo de que a mulher está com alguma alteração em seu ciclo menstrual ou, ainda, em seu sistema reprodutor, sendo que isso pode levar à perda contínua de sangue, trazendo consigo sintomas como fraqueza, tontura ou até anemia.
Mas não é preciso ter medo ou apreensão sobre este assunto. Antes de tudo, é necessário saber o que é menstruação prolongada, suas possíveis causas e quais os tratamentos, sendo justamente sobre esta a temática que este artigo do Clique Bem Estar aborda. Dá só uma olhada!
Menstruação prolongada: o que é?
A menstruação prolongada é uma condição médica que, em linhas gerais, dura mais do que sete dias (tenha em mente que o período considerado normal, como visto acima, é de quatro a sete dias).
Esta alteração pode causar anemia, provocando tonturas e fraqueza, devendo ser tratada a partir das indicações de um profissional de ginecologia. Afinal, ela pode ser resultado das mudanças hormonais causadas pela puberdade ou pré-menopausa, da endometriose, miomas, hipotireoidismo ou malformações.
Além disso, o uso de anticoagulantes, a existência de pólipos uterinos ou, ainda, uma gravidez ectópica também podem causar a menstruação prolongada.
Possíveis causas da menstruação prolongada
É comum, na menstruação, que ela se mostre mais intensa já nos primeiros dias e, conforme o passar do tempo, vá diminuindo e ficando mais escura. Contudo, após os sete dias de “normalidade”, se o sangramento continuar, é preciso atentar-se à quantidade de sangue perdido assim como à sua cor.
Alterações na rotina de limpeza, como trocar o absorvente mais de seis vezes por dia, já demonstra que a menstruação está muito intensa. Somado a isso, se a cor estiver muito vermelha ou escura, como a borra de café, a opinião médica é necessária, uma vez que isto serve de alerta para a saúde da paciente.
As possíveis causas da menstruação prolongada são:
- Alterações hormonais;
- Problemas de ovulação;
- Mioma uterino (tipo de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero);
- Pólipos no útero;
- Doenças hemorrágicas, como hemofilia;
- Uso de DIU de cobre;
- Câncer;
- Uso de medicamentos.
Mas atenção: reforçamos que somente um profissional de ginecologia pode dar o verdadeiro diagnóstico desta condição, podendo explicar precisamente quais as verdadeiras causas da menstruação prolongada.
A menstruação prolongada pode ser normal e pontual
Existem alguns casos em que a menstruação pode tornar-se irregular, durando mais tempo que o normal. Trata-se da ingestão da pílula do dia seguinte e da própria alteração hormonal característica da idade da mulher.
Então, como é feito o diagnóstico desta condição?
Para entender o que está causando a menstruação prolongada, o ginecologista pode realizar alguns procedimentos, tais como: observar a região genital, fazer o exame do toque com espéculo vaginal, assim como solicitar exames como papanicolau e colposcopia.
Em alguns casos, o uso de anticoncepcional pode ser suficiente para amenizar a situação. Contudo, faz-se necessária uma investigação pormenorizada para a busca do tratamento mais efetivo.
Os tratamentos para menstruação prolongada
A partir do diagnóstico da causa real da menstruação prolongada, será possível que o ginecologista recomende o tratamento mais indicado, sendo que entre as opções mais recomendadas, podem ser consideradas:
- Uso de pílula anticoncepcional para o controle hormonal do organismo;
- Utilização de medicamentos anti-inflamatórios que podem amenizar o sangramento;
- Nos casos mais graves, procedimentos como dilatação e curetagem do útero, remoção do endométrio ou do colo do útero (dependendo do caso);
Como tratamento adicional, o ginecologista pode sugerir o uso de medicamentos para reduzir os sintomas associados à tensão pré-menstrual, como é o caso do TPM REDUXINA®. Este é um medicamento que auxilia no tratamento de sintomas como dor de cabeça, ansiedade, inchaços, irritabilidade, entre outros. Saiba mais sobre o medicamento clicando aqui.
Fonte(s): Tua Saúde [1] e [2], GlobalMed Clínica, Metrópoles e bula do TPM Reduxina®.