WP
67 0

Mindfulness: como fortalecer seu cérebro?

Com o avanço das tecnologias de comunicação, aumenta-se a dificuldade de manter a concentração em determinada atividade, devido aos constantes estímulos ao redor. O trabalho, as notícias e as rotinas podem ser desgastantes, levando ao aumento do estresse e da ansiedade.

Visando combater os efeitos nocivos do mundo contemporâneo e sua influência na saúde física e mental, em 1979, o professor Jon Kabat-Zinn, em conjunto com a escola de medicina da Universidade de Massachusetts, em Boston, nos EUA, criou o mindfulness. Mas o que exatamente é o mindfulness?

Trata-se de uma série de técnicas desenvolvidas para ajudar os indivíduos a focarem no momento presente, como diria Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos, “Carpe Diem”, aproveitar o dia, curtir o momento e viver no momento.

Entenda mais sobre as técnicas de mindfulness, seus benefícios e como aplicá-las no dia a dia no texto a seguir.

O que é mindfulness?

Mindfulness significa “atenção plena” e, ao contrário da meditação oriental, em que a prática é focada em “esvaziar a mente” para alcançar o equilíbrio, o objetivo é utilizar-se de técnicas para focar no momento presente e reduzir sensações negativas como a ansiedade e o estresse causados pelo dia a dia.

O ideal é reservar entre 5 e 40 minutos por dia para praticar o mindfulness. Durante a prática, toda a atenção é direcionada para a respiração e para as sensações do corpo.

Em outras palavras, o mindfulness é uma forma de estar totalmente focado no presente, atingindo a consciência plena de todas as emoções e sensações proporcionadas pela rotina, ou seja, é uma forma de viver intensamente todos os acontecimentos do agora.

A prática pode acontecer tanto pela percepção da própria respiração, sentindo as roupas do corpo, o ambiente à sua volta e a presença do outro.

Além disso, o uso dessa técnica ajuda a evitar as distrações cotidianas que nos impedem de viver o momento e de nos concentrarmos no que realmente é importante.

Dessa forma, o mindfulness propõe exercícios que focam toda a atenção no agora, seja trabalhando, se alimentando, viajando ou passando um tempo com amigos e familiares.

Por essa razão, a atenção plena não somente ajuda a manter o foco no presente e na rotina diária, mas pode ajudar o praticante a ter mais criatividade, satisfação pessoal e profissional além das sensações de felicidade e relaxamento.

Quais os benefícios do mindfulness?

Dentre os principais benefícios do mindfulness, podemos destacar a diminuição do estresse, a melhora no autocontrole, o desenvolvimento da empatia e da paciência, bem como a melhora na atenção. Entenda como a prática pode trazer esses benefícios a seguir:

Diminuição do estresse e da ansiedade

A prática do mindfulness ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade causadas pelas atividades diárias. Isso ocorre porque, ao focar no presente, toda a preocupação geradora do estresse e da ansiedade se dissipa e a atenção é direcionada para as atividades que realmente importam.

Autocontrole e autoconhecimento

O foco no presente auxilia no desenvolvimento do autocontrole. Em outras palavras, é possível não se render às tentações momentâneas. O foco aumenta a percepção das sensações, como quando você realmente está com fome e quando simplesmente está com vontade de comer. O autoconhecimento está relacionado ao compreendimento dos sentimentos e seus motivos. 

Empatia e paciência

O mindfulness eleva a empatia e a paciência. Em outras palavras, ajuda a perceber quais problemas possuem solução. No fim das contas, a prática vai te ajudar a entender e praticar a famosa frase proferida por Dalai Lama:

Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso.

Um exemplo é uma compra pela internet que está atrasada. Uma vez que você já mandou um e-mail informando a empresa sobre o atraso, já não há mais nada que se possa fazer. O mindfulness vai te ajudar a não se estressar com situações como essa, te ajudando a poupar energia para tarefas mais importantes.

Melhora do foco

Dentre todos os benefícios do mindfulness, o principal é a ampliação do foco. Através da prática de vivenciar o momento, fica mais fácil se concentrar no presente e aumentar o foco e a produtividade.

Contudo, a falta de certos nutrientes pode prejudicar o foco, fazendo com que só a prática do mindfulness não seja o suficiente. Nesses casos, mudanças na alimentação podem auxiliar.

Quando só as mudanças na alimentação não são suficientes, pode ser necessária a suplementação, como, por exemplo, os suplementos alimentares da linha Forteviron Vitamin.

Como praticar o mindfulness e fortalecer seu cérebro?

Praticar o mindfulness não é difícil. Confira o passo a passo a seguir:

Primeiramente, sente-se numa postura ereta em uma cadeira com encosto reto. O ideal é que você afaste suas costas do encosto da cadeira para que a coluna vertebral se sustente sozinha. Deixe os pés repousarem no chão, feche os olhos ou abaixe o olhar.

Em seguida, concentre sua atenção na sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora. Você deve inspirar como se estivesse cheirando uma flor e expirar como se estivesse soprando uma vela.

Observe sua respiração. Não é preciso alterar o seu ritmo natural, mas apenas perceber o ar entrando e saindo dos seus pulmões lentamente.

Depois de alguns instantes, sua mente pode divagar pelo surgimento de preocupações e outros pensamentos. Esse é o momento de deixá-los fluir e focar na sua respiração novamente.

O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem críticas a si mesmo ou aos pensamentos que vieram é fundamental para a prática da meditação do mindfulness.

Ao pôr em prática essa técnica, sua mente pode ou não se tranquilizar. Pode ser que você perceba a paz ou sinta-se irritado e entediado. Qualquer que seja a sua percepção do momento, deixe-a acontecer. Permita que seja como é.

Após alguns minutos, abra seus olhos bem devagar e observe o lugar onde você está novamente. Pratique isso diariamente, especialmente quando se sentir muito ansioso, deprimido ou irritado. Essa técnica vai te ajudar a diminuir esses sintomas.

Afinal de contas, o mindfulness e a atenção plena são isso. A técnica consiste em observar a si mesmo sem críticas. Quando pensamentos ruins, estresse e ansiedade ocuparem sua mente, ao invés de preocupar-se, aprenda a tratá-los como se fossem nuvens passageiras.

Em outras palavras, apenas observe esses pensamentos enquanto eles se afastam. Não acredita? Então pratique e veja os benefícios por conta própria.


Fonte(s): Zen ClubSuper, Viva Bem Uol, Mindfilness Brasil, Blog Psicologia Viva, Escola Conquer, Na Pratica, SB Coaching e Bula Forteviron Vitamin Energy

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *