imagem 3D de um esqueleto com uma inflamação no ombro causada por artrose

COMPARTILHE

Mitos e verdades sobre a artrose

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a artrose é um problema de saúde com potencial de impactar até 80% da população mundial. No Brasil, o Ministério da Saúde indica que são mais de 15 milhões de pessoas com essa enfermidade.

Embora essa condição degenerativa afete mais frequentemente pessoas com mais de 65 anos, é um equívoco acreditar que apenas elas estão propensas a desenvolver sintomas.

Joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos com sintomas de dor, inchaço, queimação ou redução de movimentos podem ter a artrose como causa. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é essa doença e esclarecer de uma vez por todas alguns mitos relacionados a ela.

O que é a artrose?

A artrose é uma condição degenerativa das articulações que afeta principalmente a cartilagem, o tecido que reveste as extremidades dos ossos nas articulações.

Essa enfermidade, também conhecida como osteoartrite, ocorre quando a cartilagem se desgasta ao longo do tempo, devido ao envelhecimento, ao uso excessivo das articulações, a lesões articulares anteriores ou fatores genéticos.

A perda gradual da cartilagem resulta em atrito entre os ossos, levando a sintomas como dor, rigidez, inchaço e diminuição da amplitude de movimento nas articulações afetadas.

idosa com as mãos sobre o joelho indicando dor por conta da artrose

A artrose pode afetar diversas articulações, como os joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral. Embora seja mais comum em idosos, fatores como obesidade, histórico familiar da condição e atividades físicas intensas também podem aumentar o risco de desenvolvimento da artrose.

Tudo o que você precisa saber sobre a artrose

1 – É possível evitar a artrose?

Não, não é possível evitar completamente a artrose. Isso se deve ao fato de que uma das suas principais causas é o desgaste causado pelo envelhecimento natural. Entretanto, é possível prevenir que a condição se manifeste mais cedo, diagnosticando-a de forma precoce.

Iniciar um tratamento para reduzir dores e atenuar os sintomas pode retardar a evolução da doença. Por isso, ao perceber sintomas, buscar orientação médica é o melhor caminho para manter uma vida mais saudável.

2 – A artrose tem cura?

Não há cura definitiva para a artrose. Por essa razão, iniciar tratamentos precoces para atenuar os sintomas é tão importante. Quando isso ocorre ainda no início da manifestação da doença, os sintomas se tornam tão leves a ponto de muitos pacientes nem os perceberem no dia a dia.

É possível, sim, ter uma vida longa, saudável e sem dores mesmo com um diagnóstico de artrose. Entretanto, o paciente diagnosticado com a condição deverá tomar cuidados especiais pelo resto da vida para garantir que a evolução não seja rápida.

3 – Exercícios físicos são uma parte importante do tratamento?

Sem dúvida, exercícios físicos funcionam como uma forma de prevenção da artrose. Muitos pacientes que manifestam sintomas tendem a deixar de praticar esportes por acreditarem que a prática pode ser perigosa para os ossos, mas é justamente o contrário.

Exercícios físicos combinados com alongamentos são essenciais para a saúde do corpo. Além disso, uma boa alimentação e noites de sono reparadoras também são bons hábitos que devem ser adotados por aqueles que querem ter uma vida mais saudável.

4 – A artrose causa muitos afastamentos do trabalho?

Sim, é verdade. Dados da Previdência Social (INSS) indicam que 7,5% dos afastamentos do trabalho registrados no país são causados pela artrose. Isso coloca a doença como a segunda condição mais comum entre os pedidos de auxílio doença.

Além disso, a artrose é a quarta doença que mais causa pedidos de aposentadoria: cerca de 6,2% dos trabalhadores que solicitam aposentadoria indicam essa condição como o principal motivo do afastamento do trabalho.

5 – Somente idosos sofrem de artrose?

Não é verdade. Embora seja mais comum os sintomas aparecerem em pessoas acima dos 65 anos, há diversos registros de casos de artrose em pessoas de todas as idades. Até mesmo crianças estão sujeitas a essa condição, pois, como já mencionamos, fatores genéticos podem levar à manifestação.

Além do envelhecimento natural, outras causas que podem levar ao desenvolvimento de artrose incluem excesso de sobrecarga nas articulações e traumas causados por acidentes ou obesidade. Portanto, estar em forma é uma das maneiras de prevenir essa condição.

mulher segurando o joelho, pois está sentindo dores causadas pela artrose

6 – Mulheres estão mais propensas a ter artrose?

Sim, as mulheres têm mais chances de desenvolver artrose do que os homens. Entretanto, isso não significa que é correto associá-las a algum tipo de fragilidade. Até porque, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), os percentuais são próximos.

Mulheres representam 61% dos casos diagnosticados, enquanto homens, 39%. Essa predominância feminina ocorre devido a vários fatores, como alterações hormonais, diferenças anatômicas e maior expectativa de vida.

Para quem sofre de reumatismo ou dores ósseas, o Drenareuma é uma alternativa. É um medicamento de ação imediata e efeito gradual, auxiliando no tratamento dos sintomas do reumatismo, tanto agudos quanto crônicos.

Ele é indicado como auxiliar no alívio das dores articulares, dores ósseas, dores musculares, dores nos membros e nos nervos, dores lombares, cefaleia (dores de cabeça) e entorses (distensão de ligamentos e torções). Converse com seu médico sobre essa possibilidade e leia a bula do medicamento.

TAGS

TPM Reduxina