Seja clássica, de época, rock n’ roll, pop, mpb ou até nas marchinhas de carnaval, a musicoterapia é uma forma de criar e prover bem-estar e melhora na qualidade de vida em idosos. Com o Clique Bem Estar, você se informa sobre os benefícios dessa técnica que, além de cuidar do corpo, pode até mesmo postergar o aparecimento de doenças graves e melhorar a capacidade cognitiva do idoso.
Quais são as terapias alternativas para idosos
Existem, atualmente, no mercado diversos recursos terapêuticos diferentes que proporcionam saúde e bem-estar como um todo. Reiki, dança, artesanato, cristais, aromaterapia, musicoterapia, massagem tradicional ou com ventosas, acupuntura e outros, têm sido maneiras diferenciadas de propor relaxamento e saúde mental.
O que é musicoterapia?
A musicoterapia é uma técnica diferenciada de tratamento que utiliza a música associada a outras atividades para tratar as alterações da saúde, melhora do humor, além de aumentar a autoestima e estimular o cérebro. Por esses motivos, é amplamente indicada para idosos. Dessa forma, esse estímulo pode ajudar o idoso a lidar com as mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, além da prevenção de problemas vasculares, como pressão alta e insuficiência cardíaca, e doenças como o Alzheimer.
Como funciona a musicoterapia?
Podendo ser realizada de forma individual ou em grupos, a musicoterapia para idosos é uma escolha eficiente quando os pacientes são encorajados a participarem de diferentes atividades nas quais o recurso terapêutico é a música. Cantar, brincar e improvisar é uma excelente forma de estimular a audição e, consequentemente, o cérebro.
Esse recurso aprimora as mudanças físicas e psicológicas naturais do processo de envelhecimento e, na terceira idade, é uma maneira interessante de fazer com que haja estímulo e ao mesmo tempo descontração.
Músicas relaxantes ajudam na musicoterapia?
Uma postagem no G1 relata que a música acalma, estimula a memória, alivia as dores e estimula o organismo, em especial nas atividades de movimentação do corpo. Ouvir músicas pode trazer diversos benefícios para a saúde, inclusive é utilizada por médicos e terapeutas como recurso terapêutico eficaz para idosos.
A SCIO Mental Health define que existem inúmeros benefícios da música clássica na musicoterapia para idosos. O professor Kanduri, em uma pesquisa, relatou que escutar música clássica tem um efeito no transcriptoma humano, ou seja, na expressão dos nossos genes. Os resultados sugerem que a ciência já pode identificar novas informações sobre a origem molecular na evolução musical e da nossa percepção dos sons.
Aval científico e musicoterapia no Brasil
Com aval científico, a musicoterapia tem ganhado espaço no tratamento de doenças como o Alzheimer e tem alcançado altas taxas de efetividade no processo terapêutico. Dessa forma, tem sido aceita pelo SUS desde 2017 por meio de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a musicoterapia para idosos faz parte dos procedimentos permitidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão federal responsável pelo setor de planos de saúde, em que o Ubam (União Brasileira das Associações de Musicoterapia) tem realizado intermediações nesse valioso recurso.
7 benefícios da musicoterapia para idosos
Seja ela clássica, lenta, de época ou até mesmo o rock n’ roll, existem inúmeros benefícios da musicoterapia para idosos e o Clique Bem Estar vai listá-los para você ligar o som e aproveitar ao máximo para aprimorar a sua saúde física e mental, confira:
1) Estimulação da fala
Utilizando essa técnica em conjunto com o canto, a musicoterapia pode propor uma forma diferente de organizar as ideias, pois tem um ritmo diferente da fala tradicional. Assim, ela pode melhorar problemas de dicção e oratória, ou seja, cantar e se divertir também ajuda na comunicação e na memorização das letras das canções.
2) Fortalecimento da memória
Estimular a audição é um meio eficiente de fortalecer a memória. Independentemente do gênero musical, seja por meio de uma música já conhecida que relembre uma fase importante da vida do idoso, ou por meio de uma canção nova que ajude o paciente a conhecer e fixar a letra, é um meio de criar novas conexões no cérebro e aprimorar a memória.
3) Acalma a mente
Existem músicas que tocam a alma e acalmam a mente. Combater o estresse com uma canção é excelente e ajuda no processo de aliviar as tensões, nervosismos, cansaço e doenças como a depressão, por exemplo.
4) Ameniza as dores
Você já sentiu dor em algum lugar e de repente mudou o foco e sem que você percebesse a dor passou? É mais ou menos isso que acontece quando essa prática acontece. Com a musicoterapia, o idoso pode alternar o foco e se distrair com a música, “esquecendo” de alguma dor, como nos joelhos, nas articulações e etc.
5) Desenvolve a consciência corporal
Ouvir, cantar e dançar é um meio de aprimorar a coordenação motora e a mobilidade. A musicoterapia para idosos é uma excelente forma de trabalhar diversas questões importantes no bem-estar desse grupo de pessoas.
6) Melhora o convívio social
É comprovado que a musicoterapia melhora consideravelmente o convívio social quando as sessões são realizadas em grupo, o que faz com que o isolamento e a sensação de solidão nos pacientes diminua. Além do mais, com a música, os pacientes conseguem expressar melhor suas emoções.
7) Libera dopamina
Uma matéria da revista Veja comprova que ouvir música libera dopamina, o hormônio do prazer no corpo humano. Com embasamento na Nature Neuroscience, a dopamina serve para reforçar alguns dos comportamentos essenciais para sobrevivência e pode desempenhar um papel motivacional em nossos comportamentos, então utilizar a musicoterapia em idosos é um estímulo eficaz.
Solte o som e relaxe com Nervocalm WP LAB®
NERVOCALM WP LAB® é um medicamento de ação imediata e efeito gradual, além do mais, possui substâncias de origem natural e é tido como referência por matérias da área em todo o mundo. Indicado para o tratamento de ansiedade leve e insônia. O kit “Leve Mais por Menos” de NERVOCALM WP LAB® contém 2 caixas com 60 comprimidos de 250mg de Argentum nitricum 6CH e Kali bromatum 6CH, por um preço especial. Saiba mais sobre esse medicamento com o Clique Bem Estar e relaxe!