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Confira os nutrientes e vitaminas essenciais para quem passou dos 50 anos

Envelhecer é um processo natural do ser humano, mas envelhecer com saúde não é todo mundo que consegue, por conta disso, saiba quais são as vitaminas essenciais aos 50 anos com a Clique Bem Estar que você pode adquirir através de uma boa alimentação ou suplementos que a complementam.

Entenda o que acontece com o seu corpo quando você envelhece para começar a mudar os hábitos agora. Conhecer mais sobre o envelhecimento te ajuda a se preparar para chegar à uma idade mais avançada com vigor, bem estar e saúde. Além do mais, conheça os nutrientes para 50 anos ou mais que você pode adquirir com refeições balanceadas e compostos vitamínicos específicos.

O que acontece com o seu corpo quando você envelhece?

A pele muda, pois o colágeno e a elastina se alteram quimicamente, tornando-se menos flexíveis, por conta disso “rasgam” mais facilmente. Além disso, os níveis de substâncias químicas envolvidas para o envio das mensagens no cérebro tendem a ficar menores. Os nervos tendem a transmitir os sinais com uma lentidão maior.

Conforme o portal MSD Manuals sobre o envelhecimento, o coração e os vasos sanguíneos tendem a ficar mais rígidos e com isso o coração demora mais para se encher de sangue. Com as artérias mais duras, tendem a ter uma capacidade menor de se expandir quando o sangue é bombeado através delas. Assim em conjunto, os pulmões e os músculos que controlam a parte da respiração tendem a enfraquecer, o que resulta em menos ar sendo inspirado, como consequência falta de elasticidade dos pulmões.

O sistema digestivo é pouco afetado pelo envelhecimento, porém os resíduos e materiais que passam pelo intestino grosso tendem a passar com mais lentidão, por conta da parte muscular. É por isso que quanto mais idade uma pessoa tem, maior a facilidade de constipação intestinal. Já os rins e trato urinário tendem a ficar menores por conta da redução de células.

O que você deve fazer para envelhecer bem?

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Não são apenas as vitaminas e nutrientes para 50 anos que vão te fazer envelhecer bem com longevidade, mas um conjunto de hábitos produtivos e saudáveis. Não adianta nada você ter uma alimentação rica em vitaminas e proteínas e continuar fumando. Por isso, se você tem o hábito de fumar, a primeira dica é minimizar o cigarro até você parar de uma vez.

Outra questão importante é a hidratação, tome bastante água diversas vezes ao dia para que seu corpo reabasteça os minerais perdidos durante o processo de transpiração e diurese. Para trabalhar todo o organismo, acelerar o metabolismo e o sistema imune, faça atividade física. Caminhadas, corridas, natação, hidroginástica, pilates, esportes e outros, as atividades ajudam na saúde por completo.

Dormir bem é qualidade de vida. Pessoas que dormem pouco com recorrência podem fazer com que seu sistema imune fique comprometido. Justamente porque é durante o sono que o sistema imunológico produz melatonina, onde antecipa a reparação das células do corpo.

Alimentos e vitaminas que podem ser essenciais para quem passou dos 50

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As vitaminas para 50 anos e seus nutrientes, são adquiridas a partir de uma boa alimentação. Quanto mais nutrido o nosso organismo, mais ele consegue realizar os processos químicos adequadamente.

Mas quando se tem 50 anos ou mais, não se pode deixar de ter uma atenção maior com o que se consome. Com base nisso, a Clique Bem Estar disponibiliza para você alguns alimentos com os nutrientes e vitaminas para ter uma qualidade de vida na melhor idade.

Zinco

O zinco ajuda na imunidade e tem uma poderosa ação antioxidante, especialmente para quem já tem certa idade. Retardando o envelhecimento das células e ajudando a manter o tamanho convencional da próstata. As fontes naturais de zinco são oleaginosas, nozes, castanhas, carnes e arroz integral.

Cálcio

A osteoporose é comum ao longo dos anos. Consumir alimentos com fontes de cálcio é extremamente importante para prevenção desse quadro. Além disso, o cálcio ajuda a manter o ritmo cardíaco e o bom funcionamento do cérebro. Leite, gergelim, folhosos verdes escuros e quinoa são fontes alimentares deste mineral.

Vitamina D

Com a idade, fica mais difícil do organismo absorver a vitamina D e produzir o seu precursor, a D3. Contudo ao repor a vitamina D deve-se tomar cuidado já que seu excesso pode levar a hipercalcemia, acelerando a constipação intestinal e cálculos renais. Tomar sol de 15 a 20 minutos por dia é importante para conseguir suas doses diárias de vitamina D.

Fibras

Linhaça, farelo de trigo, aveia e arroz podem ser adicionados à frutas e mingau, além de serem fontes naturais de fibras. Consumir fibras e tomar bastante líquido é minimizar os sintomas da prisão de ventre.

Potássio

Medicamentos que são utilizados para prevenir processos de hipertensão podem ter ação diurética e levar à uma perda aguda de potássio. Por conta disso, consuma banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijão e ervilha.

Ômega 3

O ómega 3 é considerado um ácido graxo essencial, fundamental para que você tenha saúde. Melhora a capacidade de raciocínio e aprendizagem, reduz inflamações e tem poder anti-inflamatório no organismo. Peixes de águas geladas, salmão, atum e sardinha são fontes naturais.

Antioxidantes

A vitamina C é encontrada em frutas cítricas e tem um poder antioxidante. Além do mais, está presente no brócolis, pimentão, óleos vegetais e gérmen de trigo. É um agente facilitador no processo de eliminação dos radicais livres, além de aumentar a imunidade.

Vitamina do complexo B

As vitaminas do complexo B são as melhores vitaminas para 50 anos porque são essenciais para o funcionamento do organismo, especialmente para o metabolismo. No complexo B, temos B1, B6, B12 e ácido fólico que metabolizam carboidratos, proteínas e gorduras. Suas fontes naturais são: brócolis, peixes, ovos, carne bovina, cereais, leite, leguminosas, sementes, abacate, verduras e legumes.

Como a alimentação e a suplementação podem andar de mãos dadas?

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Uma boa alimentação deve ser acompanhada de suplementação quando necessário, já que em excesso, as vitaminas podem ser prejudiciais para o organismo. Drauzio Varella cita em seu portal que alguns adultos após os 50 anos têm uma dificuldade maior na absorção de algumas vitaminas, em especial a B12. Nestes casos são indicados os suplementos alimentares.

Outras condições também exigem a suplementação como: cirurgia bariátrica, anemia perniciosa, doença de Crohn, doenças do trato intestinal e osteoporose, por exemplo. Na matéria, o médico salienta que os suplementos alimentares devem ser utilizados em conjunto com uma boa alimentação, contudo, o indivíduo acima dos 50 deve solicitar ao médico exames para uma avaliação e diagnóstico e, caso seja necessário, tomar um suplemento.

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FORTEVIRON® VITAMIN A-Z MEN 50+ é um suplemento alimentar livre de açúcar para manter a qualidade de vida e boa imunidade, prevenindo o envelhecimento celular. Cada caixa contém 30 comprimidos de 1,5g cada e devem ser administrados conforme orientação médica. FORTEVIRON® VITAMIN A-Z MEN 50+ está disponível em toda rede da Clique Bem Estar, aproveite.

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