casal-apaixonado-no-inverno

COMPARTILHE

O desejo sexual diminui no inverno? Entenda!

É bastante comum que as pessoas comentem que o desejo sexual diminui no inverno. Isso pode ser verificado, também, em um estudo realizado em 2003 pela Universidade da Tasmânia, na Austrália, que mostrou que o ser humano, durante a época mais fria do ano, pode apresentar comportamentos semelhantes aos da hibernação.

Isto é, em dias mais frios, nosso metabolismo fica mais lento e a prática sexual tende a diminuir para que haja a compensação calórica à medida que o indivíduo passa a dormir por mais tempo e poupar energia.

Mas o frio causa impotência? Entenda um pouco mais sobre o assunto neste artigo, em que apontamos algumas possíveis explicações para que o desejo sexual diminua no inverno com dicas para mudar este quadro e aquecer as coisas mesmo no mais rigoroso inverno! Acompanhe a leitura!

Por que o desejo sexual diminui no inverno?

casal-entediado-na-cama-de-pijamas

A seguir você encontra algumas possíveis motivações que podem explicar o porquê do desejo sexual reduzir nos dias mais frios. Confira:

1. Sedentarismo e alimentação

Temperaturas baixas podem deixar pessoas mais sedentárias em relação aos seus hábitos, ficando menos dispostas para atividades físicas, incluindo o sexo. Além disso, para auxiliar na compensação calórica, as pessoas consomem alimentos mais pesados e calóricos, o que também acaba por influenciar no seu desempenho.

Uma saída para isso e deixar a preguiça de lado é colocar o corpo em movimento, seja por meio de atividades físicas simples, como uma caminhada, ou mais complexas, como academias ou esportes coletivos (respeitando o distanciamento social e utilizando máscara).

Exercícios físicos em casa também podem auxiliar na manutenção da saúde, inclusive estimular o organismo para as relações sexuais.

2. Mudanças de humor

Uma pesquisa realizada na Dinamarca pela Universidade de Copenhague verificou que existe uma relação entre o frio e as mudanças no humor. Dos 34 participantes da pesquisa, 11 deles estavam diagnosticados com o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) e 23 eram considerados saudáveis.

Durante o período de estudo, foi revelada em exames de tomografia uma considerável diferença entre os dois grupos no que toca aos níveis do transportador de serotonina no cérebro, presente em maior quantidade no frio naqueles que apresentam a condição.

Isto é, esta situação pode inibir a atuação deste neurotransmissor — serotonina —, que está associado ao bem-estar, fazendo com que as pessoas sintam-se reprimidas e sem interesse sexual.

3. Gripes e alergias

Gripes, resfriados, alergias e outras condições associadas ao inverno podem provocar desânimo em pessoas, que se sentem inibidas em fazer qualquer tipo de atividade, incluindo sexo. Febre, dores de cabeça, coriza, perda de apetite e outros sintomas acabam por impedir que o momento íntimo aconteça da melhor forma.

Uma boa alimentação e fortalecimento da imunidade são boas opções para evitar este tipo de situação. Por isso, aposte em alimentos como verduras, legumes e frutas.

4. Baixos níveis de vitamina D podem causar disfunção erétil

A falta de luz solar, comum em épocas mais frias, pode impactar na capacidade de fazer sexo com penetração. Segundo Daisy Mae Sharer, especialista em saúde sexual e reprodutiva, níveis baixos de vitamina D — causados pela diminuição da exposição ao sol — podem causar disfunção erétil.

Outro artigo, publicado em 2018 no International Journal of Impotence Research, corrobora este assunto, pois mostra a relação da disfunção sexual com o grau de deficiência da vitamina em homens.

“Aquecendo” o clima: como reverter este quadro

casal-se-acariaciando-no-inverno

É possível esquentar a vida sexual com seu(sua) parceiro(a) adotando algumas dicas baseadas em criatividade, bom humor e diálogo, tais como:

1. Melhore sua alimentação

Existem alimentos que podem dar “calor” à sua vida sexual, mesmo em tempos frios, como:

  • Abacate é rico em potássio, vitamina B6 e gorduras monoinsaturadas, que melhoram o desempenho cardiovascular, algo importante para a vida sexual ativa.
  • Peixes como atum, sardinha e salmão são ricos em ômega-3, são ótimos para o coração. Ajudam também no aumento dos níveis de dopamina no cérebro, o que melhora a circulação e o fluxo sanguíneo.
  • O chocolate auxilia no humor aumentando os níveis de dopamina e serotonina — conhecidos como os neurotransmissores da felicidade — no cérebro.
  • A pimenta também aumenta a circulação do sangue, pois é rico em capsaicina, uma substância que possui efeito termogênico.

2. Seja uma pessoa afetuosa

Em tempos frios é comum que as pessoas precisem de mais carinho e afeto entre si. Por isso, para evitar problemas como tensão entre o casal, é fundamental manter vínculos físicos e emocionais. Invista em abraços e beijos mais frequentes.

Além disso, muitos terapeutas sugerem técnicas de contato sensorial como forma de aumentar a intimidade entre quatro paredes. Isto é, a ideia é que o casal toque um ao outro enquanto cada um se concentra em suas percepções.

3. Experimente diferentes posições sexuais

Uma outra dica para evitar a máxima de que o desejo sexual diminui no inverno é a de aumentar o repertório de posições sexuais praticadas pelo casal. Além de deixar o sexo mais interessante e divertido, pode ajudar a superar problemas.

Aumentando o desempenho sexual do casal

Agora que você já conhece a influência que o frio pode exercer em casos de impotência sexual e como pode afetar a vida sexual do casal, saiba que, além das dicas citadas acima, existe uma outra alternativa que auxilia na melhoria do desempenho entre quatro paredes. Trata-se do uso de medicamentos e suplementos, como é o caso do FORTEVIRON WP LAB®.

O FORTEVIRON WP LAB® é um medicamento revigorante físico e mental, que ajuda no aumento da libido e do vigor de homens e mulheres. Auxilia no tratamento da fraqueza do organismo, combatendo a diminuição ou ausência do desejo e da melhora do desempenho sexual.

Fonte(s): BBC, Master Medical Group, Best Life e bula do Forteviron WP LAB®.

TAGS

TPM Reduxina